sábado, 30 de junho de 2012

0701 B LEÃO IV papa com energia e talento na proteção militar da sede do Catolicismo


01 DE JULHO. LEÃO IV: obras por quatro anos na proteção armada de Roma contra árabes

LEÃO IV
Leon IV, Leo IV, Saint; Pope St. Leo IV, Pope
(nasceu em Roma; morreu no ano 855 em Roma)

MONGE BENEDITINO, CARDEAL E PAPA FORTIFICOU O VATICANO E A CIDADE DE ROMA

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Na terceira semana o tipo principal é Inocêncio III, que se colocou entre os mais nobres e enérgicos papas. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0617 1 B  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.


LEÃO, nascido em Roma, ali estudou no mosteiro de São Martin. Destacou-se por sua fé, sendo elevado a diácono e depois a Cardeal pelo papa Sérgio II.
O saque de Roma feito pelos árabes no ano de 846 pôs a cidade em estado de alarme. Em 847, tendo morrido o papa Sérgio II, o Cardeal Leão foi eleito papa por unanimidade, com o nome de Leão IV.
Os sarracenos já tinham tomado a Sicília e de grande parte dos países do Mar Mediterrâneo. Constituíam eles uma séria ameaça e Leão IV atendeu com sucesso aqueles que o escolheram por sua energia e talento.
O papa fez com que a população marítima de Nápoles e de Gaeta fizesse a defesa de Óstia, o porto de mar de Roma e reuniu uma força militar e fortificou a Igreja de São Pedro. Além de transformar o edifício sagrado numa fortaleza, decidiu aumentar sua proteção construindo um quarteirão fortificado. O Imperador Lotário deu todo o apoio para a construção das muralhas e torres fortificadas. As obras duraram quatro anos, ficando prontas em junho de 852.
A proteção erigida por Leão IV formou uma verdadeira soberania em miniatura, que foi suficiente para garantia da segurança papal. Leão se mostrou um digno sucessor de Leão I e precursor de Hildebrando, o papa Gregório VII.
A ação militar do papa foi feita para a necessária defesa de seu território. O governo intelectual e moral do papado em toda Europa ocidental dividida em feudos foi realizada sem armas, sem exércitos da religião. Seus agentes foram os padres, monges e freiras armados apenas com sua fé e sua doutrina, sem violência. Notar que em toda a idade média esse governo pela consciência tinha uma grande força moral e política desarmada que durou até os anos 1300, que marca o fim da idade média.

AMANHÃ: O reformador da Igreja Católica: Cardeal PEDRO DAMIÃO no calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário