quarta-feira, 13 de junho de 2012

0613 B ABADE DE L’ ÉPÉE bendito quem ensinou minhas mãos a falar e os olhos a ouvir


13 DE JUNHO. ABADE L´ÉPÉE: aprender pelos olhos o que outros aprendem pelos ouvidos

ABADE DE L’ÉPÉE
L’Abbé de l’Épée; Abbé Charles Michel de l’Épée
(nasceu em 1712 em Versalhes, França; morreu em 1789 em Paris)

TERNO RELIGIOSO NO ENSINO DOS SURDOS NA COMUNICAÇÃO COM A HUMANIDADE

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
A quarta semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da ambição mundana.
Notar que em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime mística espanhola.

Ver em  0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


CHARLES MICHEL DE L’ÉPÉE é relembrado como autor de um tipo inesquecível de filantropia católica na França, no século XVIII. Era filho do arquiteto do rei de França em Versalhes. Religioso jansenista, entrou nas ordens da religião católica romana e mais tarde foi nomeado por Bossuet abade da Catedral de Troyes- Catedral de São Pedro e São Paulo de Troyes hoje monumento nacional francês, na cidade de Troyes no centro-norte do país, na Champagne.
O Abade de l’Épée por seu sentimento religioso passou a se interessar, pelos então chamados surdos-mudos, que era uma categoria de doentes muito pouco cuidada. Hoje são tratados como surdos, já ouvem, não falando por não ouvirem.
O Abade de l’Épée consagrou uma longa vida, uma ternura e energia e quase tudo que possuía à instrução sistemática dos surdos. Ele chegou a dizer que “Eu me dedico aos que sofrem”.
Ele se esforçou para desenvolver as mentes de seus alunos por meio de certos sinais convencionais constituindo um alfabeto completo. Tendo sucesso nesta tentativa, ele resolveu dedicar-se à a educação de surdos e mudos, e fundou uma escola para a sua instrução com seus próprios recursos. 
Seu método baseia-se no princípio de que
"a educação de surdos-mudos deve ensiná-los
através dos olhos aquilo que as outras pessoas
adquirem através das orelhas".
Vários outros métodos haviam sido feitos para permitir que os surdos pudessem se comunicar uns com os outros e com o resto da humanidade.
Mas não pode haver dúvida de que ele alcançou sucesso muito maior do que Pereira, Bulwer, Dalgano, Dr. John Wallis, ou qualquer de seus predecessores e que todo o sistema agora seguido na instrução dos surdos praticamente teve sua origem na ingenuidade e devoção de l´Epèe.
Um aluno de sua instituição de ensino em reconhecimento a seu original trabalho fez para seu busto em bronze a inscrição

“Que bendito seja nosso caro mestre que ensinou
nossas mãos a falar e nossos olhos a ouvir”.

A invenção do bom religioso foi adotada em todos os países da Europa. L´Épée deveu sua primeira ajuda oficial ao Imperador francês Joseph II, bem como deveu a Luis XVI grandes contribuições.


AMANHÃ: A História Eclesiástica do ABADE FLEURY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário