sexta-feira, 15 de junho de 2012

0615 B GEORGE FOX a fraternidade com uma conduta pessoal e social pura e humana


JUNHO 15. GEORGE FOX: dogma religioso de fraternidade contra a opressão política

GEORGE FOX
(nasceu em 1624 em Leicestershire, Inglaterra; morreu em 1691 em Londres)

LÍDER RELIGIOSO INGLÊS FUNDADOR DA SOCIEDADE DOS AMIGOS OS QUAKERS


A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
A quarta semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de suas seitas, os quakers, em que a utilidade social é completamente afastada da ambição mundana.
Notar que em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime mística espanhola.

Ver em  0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


GEORGE FOX, fundador da seita religiosa dos Quakers, era filho do “honesto Christopher”, tecelão em Drayton, no Leicestershire, Inglaterra. Passou sua infância em Nottingham como sapateiro e pastor de ovelhas. Chegou à idade adulta em meio às convulsões religiosas e sociais da guerra civil inglesa.
Como nenhuma igreja podia então dar satisfação a seu espírito de exame, começou a pregar “a luz interior” como religião universal. Essa doutrina fazia parte de cada crença da época, mas se não for controlada por uma autoridade prudente e em vista da realidade, torna-se logo suscetível de grande extravagância, chegando até à renúncia de toda civilização.
A doutrina conduziu os Quakers a negar quase toda sistematização das regras sociais e mesmo dos símbolos e instrumentos sociais preciosos. Mas essa negação foi atenuada pela razão moderna, pela atividade industrial e sobretudo por uma grande afeição no interior do grupo. Fox e seus seguidores empregaram o seu dogma não somente contra a opressão política e moral, mas também na aprovação de costumes pacíficos. Mostraram sempre uma conduta pura e humana na vida pessoal, coletiva e nacional.
Mesmo depois de 5 anos de prisão, George Fox continuou sua vida de propaganda e de prédica. Viajou pela Inglaterra, pela Escócia e Irlanda. Foi duas vezes à Holanda e atravessou o oceano Atlântico chegando à América Central e às plantações norte-americanas, fazendo discípulos em Nova Jersey, Pensilvânia e Delaware, que se tornaram estados de Quakers.
Fox foi considerado um dos líderes mais virtuosos da época. A seita dos Quakers prestou eminentes serviços à cultura da Inglaterra e da América. Embora em pequeno número, ainda hoje há grupos de Quakers em vários países do mundo.


AMANHÃ: A filiação histórica no pensamento de Bossuet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário