terça-feira, 12 de junho de 2012

0607 B BEATRIZ pela primeira vez o poder feminino reconhecido como purificador


07 DE JUNHO. Beatriz:  uma verdade intensa que enche de eterna felicidade o poeta 

BEATRIZ
Beatrice, Béatrix, Bice, do latim Beatrix
(nasceu em 1266 em Florença, Itália; morreu em 1290)

DAMA DE FLORENÇA PRINCIPAL INSPIRAÇÃO DO POETA DANTE ALIGHIERI

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos mosteiros; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, da formação da opinião. Liberdade completa em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos pela força. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo católico o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas, para suas religiões. Comprova-se assim que o totalitarismo como controle das consciências é de fato um regime político retrógrado e cruel, muito antigo, bárbaro.
Desse modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal sem armas do pontífice romano sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.
Nesta terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da força moral durante a primeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, foi de fato empregada.
A semana se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.

Ver em  0521 01 B O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


BEATRIZ era filha de Folco Portinari, um nobre florentino. Casou-se com Simone dei Bardi e morreu com a idade de 24 anos.
O nome Beatriz significa “aquela que abençoa” ou “aquela que traz alegria”. É um nome que brilha famoso como nunca, tendo sido da mulher amada pelo grande poeta Dante e a inspiradora de seu poema A DIVINA COMÉDIA em que ela tem um papel de destaque.
Por toda sua obra, Dante é um expoente do movimento intelectual dos tempos modernos, a ser colocado junto com Descartes como representativo da intelectualidade moderna. Dante é, de fato, um perfeito poeta e filósofo, dotado do mais precioso estilo que a linguagem humana já produziu.
É curioso que a DIVINA COMÉDIA se destinava a idealizar o Catolicismo, mas tornou-se uma obra de revolução moderna, tendendo a um ceticismo crítico para julgar as crenças religiosas, admitindo a decadência do cristianismo. Cem anos antes seria um grande sacrilégio. Depois seria supérflua como obra crítica.
Na DIVINA COMÉDIA a Beatriz da realidade é glorificada no céu. No poema, os fatos de sua vida terrestre são lembrados: sua beleza física e moral, a paixão de infância que Dante alimentou por ela e que ela lhe produziu com uma afeição angélica até a morte do poeta e conservação de sua imagem por toda a vida. O casamento de Beatriz com outro não é mencionado, nem o de Dante.
A Beatriz poética para Dante é uma verdade intensa, sobretudo ideal. Sua função no poema e seu poder sobre o espírito de Dante são resumidos na prece de adeus que ele lhe dirige e no verso onde o poeta fala de Beatriz como “aquela que enche o seu espírito de felicidade”.
Pela primeira vez na Idade Média é que Beatriz representa o poder feminino devidamente reconhecido para purificar o homem e lhe inspirar o gênio poético até o pensamento social mais elevado, sobretudo quando há a consagração que resulta da morte.


AMANHÃ: A piedade individual e coletiva: S.BENEZET no calendário histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário