segunda-feira, 18 de junho de 2012

0619 B HENRIQUE O PASSARINHEIRO proteção da Europa contra os invasores


19 DE JUNHO. HENRIQUE DA ALEMANHA: a unidade e civilização do país

HENRIQUE O PASSARINHEIRO
Henri l’Oiseleur, Henri I da Germânia, Henry the Fowler, Heinrich der Vogler
(nasceu em 876; morreu em Memleben, na Saxônia, hoje Alemanha)

REI FORTIFICOU A REGIÃO E A PROTEÇÃO CONTRA INVASÕES DOS BÁRBAROS

As grandes contribuições do Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal teve a tarefa principal estabelecer:
1. A guerra defensiva;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso.

Nesta primeira semana o tipo principal é o rei Alfredo o Grande, no domingo que encerra a semana.

Ver em   0617 01 B   O QUADRO DO MÊS DE CARLOS MAGNO A CIVILIZAÇÃO FEUDAL, com seu resultado geral e todos os grandes tipos humanos do mês.

Os príncipes germânicos escolheram Conrad, duque da Francônia, como rei. Com a morte de Conrad, Henrique, então duque de Saxe foi eleito pelos chefes e aceito pelo povo no ano 920 da nossa era.
Henrique estabeleceu feudos nas fronteiras do reino ao norte, no leste e no sul organizando o exército do país. No ano de 933 fez sua grande guerra contra os magiares húngaros, que então eram o terror da Europa ao leste. Derrotou os inimigos na batalha de Merseburg, perseguindo-os na Áustria, onde construiu fortificações, salvando a Germânia durante uma geração. Conseguiu reunir os príncipes alemães para escolher seu filho Oto como seu sucessor.
A dinastia saxônica se prolongou durante quatro gerações até a morte de Santo Henrique no ano 1024. Henrique o Passarinheiro foi assim chamado devido à sua paixão pela caça. Foi o fundador da unidade e da civilização a Alemanha, agindo como um Charles Martel do reino da Germânia ao passo que Oto o Grande teve um papel semelhante à ação de Carlos Magno.
Henrique o Passarinheiro retomou a Lorena, fundou feudos fortificados nas fronteiras: no Eyder, em Misnia no Brandeburgo e na Áustria, reduziu a Boêmia ao estado de vassalagem e fez com que recuassem os ferozes bárbaros do leste da Europa. Ele foi um grande guerreiro e grande estadista. Ao se casar com Matilde da raça saxônica dos Witikind, ele juntou em seus descendentes o sangue franco com o dos saxões. Foi o fundador real do reino da Germânia e da casa imperial de Saxe.


AMANHÃ: Santo Henrique rei católico protetor e filho obediente da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário