quinta-feira, 30 de setembro de 2010

0927 LESAGE

0927 LESAGE

27 DE SETEMBRO. Lesage: Com variedade, vida e verdade, está entre os maiores mestres da comédia.

LESAGE
Alain-René Lesage
(nasceu em 1668, em Sarzeau, França; morreu em 1747, em Bolonha, Itália)
GRANDE ESCRITOR TEATRAL SATÍRICO FRANCÊS DE NOVELAS PICARESCAS

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana
depois da Idade Média, depois da perda de poder do papa e da religião. A arte leiga, não
religiosa saiu dos palcos das igrejas e passou a criar o conhecimento que prepara a nova
civilização pacífica e industrial moderna.

LESAGE nasceu em Sarzeau perto de Vannes, em 1668. Seu pai era um tabelião abastado. Ele ficou órfão quando ainda era criança, aos 14 anos e um tio maldoso dissipou sua pequena fortuna. Ficou sempre bastante pobre. Foi educado pelos jesuítas no Colégio de Vannes, que deixou com a idade de 18 anos. Em seguida estudou Direito em Paris.
Lesage iniciou a trabalhar na advocacia com certo sucesso. Casou-se aos 26 anos em 1694 com uma jovem parisiense, Marie-Elisabeth Huyard, bela, mas sem fortuna. Resolveu deixar a advocacia para dedicar-se à literatura para viver.
Até perto dos 40 anos, Lesage trabalhou na modéstia e pobreza, um grande número de peças, de histórias e de traduções sem originalidade nem mérito.
Ele encontrou no Abade de Lyonne um protetor que chamou sua atenção para a literatura espanhola. Recebeu dele uma pensão, com ele aprendeu a língua espanhola e conheceu o teatro da Espanha.
As primeiras peças de Lesage eram adaptações de modelos do teatro espanhol. A comédia Crispin, Rival de Son Maître, Crispin, Rival de Seu Mestre, foi um sucesso adaptado, colocado em cena em 1707 pelo Teatro Francês. Sua peça em prosa Le Diable Boiteux, O Diabo Manco, fez grande sensação. Foi inspirada pela peça El Diablo cojuelo de Vélez de Guevara, mas Lesage a tornou de fato original e francesa, desenrolada no ambiente da sociedade de Paris.
A companhia de representações populares Thèâtre de la Foire deu a Lesage uma grande liberdade como autor. Para ela Lesage compôs mais de 100 comédias de revista. Com esse sucesso, chegou a ser considerado o sucessor de Molière.
A excelente comédia de costumes Tucarret seguiu-se em 1709. Sua grande obra Gil Blas que apareceu primeiro em 1715, não foi completada senão em 1735.
Lesage continuou a produzir um número imenso de peças, de óperas cômicas e de histórias. Ao envelhecer, ele se retirou pobre, vacilante e surdo para Bolonha, onde seu filho era importante cônego. Ele morreu em 1747 com a idade de 80 anos.
A sua obra principal, Gil Blas de Santillane tem sua leitura recomendada até hoje. É uma das mais brilhantes pinturas da vida que a literatura moderna pode mostrar. A história é admiravelmente variada e natural. O desenvolvimento do caráter do Gil Blas é o que há de mais habilidoso em toda a obra.
A novela é uma das primeiras do gênero realista. É a história da educação e das aventuras de um inteligente jovem à medida que ele progride de um professor para outro. No serviço do falso médico Dr. Sangrado, ele opera os doentes pobres e logo alcança o recorde de seu mestre, ou seja, de 100 por cento de mortes. No serviço de Don Mathias, um famoso sedutor, ele também aprende logo a igualar e ultrapassar seu professor. O genial espírito de Gil Blas produziu um efeito civilizador na tradição picaresca. Ao contrário das novelas do gênero, ela tem um final feliz, já que Gil Blas resolve se casar e passar para uma tranqüila vida de agricultor.
Em variedade, em vida e verdade, Lesage se coloca entre os maiores mestres da comédia da natureza humana.


AMANHÃ: A descrição da grande comédia humana em estilo simples e vivo: Madame de Staal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário