quinta-feira, 2 de setembro de 2010

0902 WATT

0902 WATT


02 DE SETEMBRO. Watt: O grande inventor da máquina a vapor revolucionou a indústria no mundo.
Neste dia, no calendário humanista histórico de Augusto Comte, no MÊS DE GUTENBERG, DA INDÚSTRIA MODERNA, de 13 de AGOSTO a 09 de SETEMBRO, o grande tipo humano homenageado como chefe da SEMANA de 27 de agosto a 2 de setembro, é:

WATT
James Watt
(nasceu em 1736 em Greenock, Escócia; morreu em Warwick, Inglaterra)

ENGENHEIRO ESCOCÊS FAMOSO INVENTOR DA MÁQUINA A VAPOR

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana
depois do fim do Feudalismo e do papado, pelo conhecimento que prepara a nova civilização industrial moderna.
A semana de Watt mostra o controle do homem sobre as forças da natureza, gases, calor, reações químicas.
JAMES WATT descendia de uma família de proprietários rurais do condado de Aberdeen, na Escócia, que se fixaram em Greenock, depois que suas terras foram confiscadas durante as guerras civis. Seu pai era um negociante e magistrado da cidade.
Watt nasceu em Greenock em 1736. Ele tinha uma compleição delicada, fazendo seus primeiros estudos com o seu pai. Aos 19 anos de idade, foi para Londres, onde foi aprendiz do fabricante de instrumentos científicos Morgan. Um ano depois sua saúde o obrigou a voltar para a Escócia. Ele então, em Glasgow, montou uma loja para a venda de instrumentos científicos, como quadrantes, bússolas, balanças.

Em Glasgow, um modelo da máquina de vapor de Newcomen era usado para as lições de física. Essa máquina foi entregue a Watt para reparo em 1764. Ele ficou impressionado com as perdas de calor e a baixa eficiência desse equipamento.
A máquina de Newcomen usava a força motriz obtida com o vácuo da condensação do vapor, empregando o princípio da bomba de Papin. Não era, assim, uma máquina a vapor, mas uma bomba acionada pela pressão atmosférica resultante do vácuo sobre o pistão móvel dentro de um cilindro.
Para obter o vácuo, grande parte do vapor e do calor era perdida, tornado a operação da bomba de Newcomen dispendiosa, exigindo muito combustível na operação.
Watt modificou o processo em maio de 1765, fazendo a condensação do vapor em vaso separado, evitando a perda de calor. O condensador separado foi a primeira e a maior invenção de Watt, entre muitas outras. Em 1769 Watt obteve sua famosa patente para “UM NOVO MÉTODO INVENTADO PARA DIMINUIR O CONSUMO DE VAPOR E COMBUSTÍVEL EM MÁQUINAS DE FOGO”.
Em 1776 Watt instalou e supervisionou numerosas máquinas para as minas de cobre e estanho com redução de custos de combustível. Em 1780 ele foi levado a inventar a transformação do movimento alternado retilíneo em movimento rotativo da máquina a vapor, necessário para a moagem de grãos como milho, trigo, malte e para a tecelagem de algodão.
Em 1782 Watt patenteou a máquina com efeito duplo, em que o vapor atua nos dois lados do pistão. Em 1784, ele inventou o movimento paralelo, com tirantes para controle do pistão, um dispositivo que ele mesmo considerava um dos mais engenhosos mecanismos que já inventara.
Quatro anos depois, ele desenvolveu o original regulador de bolas para o controle automático da velocidade da máquina a vapor. Em 1790 ele inventou o registrador gráfico de pressão e deslocamento mostrando em papel o funcionamento da máquina. Depois de muita pesquisa e de continuado trabalho inventivo, estava pronta a máquina a vapor de Watt.
Logo grandes pedidos de compra da máquina para fábricas de papel, para moinhos, tecelagens, metalúrgicas, distilarias, canais fluviais e tratamento de água para as cidades. Em 1790 Watt era um homem rico, ganhando elevada soma com as suas patentes.
Com uma grande série de brilhantes invenções, Watt produziu, pela primeira vez, um verdadeiro motor acionado a vapor, econômico. Partindo de uma bomba grosseira, embora fosse muito útilizada na época, Watt inventou a verdadeira máquina a vapor, acionada pela força direta da expansão do vapor, com movimento rotativo contínuo, a velocidade constante.
A máquina a vapor de Watt teve um papel fundamental na revolução industrial do século 18 e no progresso industrial dos séculos seguintes.
Watt morreu em Heathfield Hall, perto de Birmingham, Warwick, na Inglaterra, em 1819.
As realizações de Watt foram amplamente reconhecidas em vida. Recebeu o grau de doutor da Universidade de Glasgow em 1806. Em 1814 um baronato lhe foi oferecido, que ele não aceitou.
A unidade de trabalho ou energia em eletricidade, o WATT, recebeu seu nome em homenagem ao grande inventor.

AMANHÃ: Os diálogos dos Discursos Admiráveis da Natureza: Bernard Palissy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário