quarta-feira, 8 de setembro de 2010

0909 MONTGOLFIER

0909 MONTGOLFIER


09 DE SETEMBRO. Montgolfier: Os primeiros vôos dos homens no grande balão de ar quente.

Neste dia, no calendário humanista histórico de Auguste Comte, no MÊS DE GUTENBERG, DA INDÚSTRIA MODERNA, de 13 de AGOSTO a 09 de SETEMBRO, o grande tipo humano homenageado como CHEFE DA SEMANA de 03 até 09 de setembro, é:

MONTGOLFIER

Joseph-Michel Montgolfier
(nasceu em 1740. em Annonay, França; morreu em 1810, em Balaruc-les-Bains, França)

PESQUISADOR FRANCÊS INVENTOR DO BALÃO DE AR QUENTE

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana depois do fim do Feudalismo e da religão a partir do ano 1300, pelo conhecimento que prepara a nova civilização industrial moderna.

A semana das descobertas técnicas do vôo do homem, do estudo dos rios, das plantas e dos animais. Com a beleza da arte.

MONTGOLFIER era um dos 16 filhos de Pierre Montgolfier. O pai Pierre era um empresário dono de prósperas fábricas de papel na vila de Vidalon, perto de Annonay, no sul da França. Ele forneceu o apoio em dinheiro para as experiências dos dois filhos Joseph-Michel e Jacques-Etienne com os balões. Os filhos, ao mesmo tempo em que ajudavam o pai com os negócios com papel, mantinham seu interesse na pesquisa científica.
Joseph era o mais velho dos dois irmãos que inventaram o balão de ar quente, chamado de AEROSTATO. Na infância, ele foi um aluno rebelde e resistente, sobretudo nas aulas de religião, que se recusava a estudar. Sem ter recebido lições de matemática, tornou-se capaz de resolver os problemas mais complicados. Foi para Saint Etienne, onde fez experiências químicas, produziu novas cores e novos sais, que colocou à venda.
Depois foi para Paris, mas teve que voltar, para ajudar seu pai nas fábricas de papel. Em sociedade com seu irmão Jacques-Etienne, estabeleceu novos negócios em Voiron e em Beaujeu.
Os dois irmãos começaram então, em 1782, a estudar a possibilidade de voar com um balão. Quem teve a iniciativa foi o irmão Joseph-Michel, que é considerado o autor da invenção por seus contemporâneos.
Os dois irmãos fizeram um globo de tafetá aberto na parte inferior, aqueceram o ar que ele continha com fogo por baixo. Por esse meio fizeram o balão mais leve e fizeram que ele se elevasse. Em seguida fizeram um globo ainda maior. Em 1783, com a presença das autoridades de Annonay, eles lançaram um balão feito de linho recoberto de papel com 35 metros de altura e 110 metros de diâmetro. Quando o ar nele contido foi aquecido, o balão foi solto e subiu até a altura de 1000 metros, caindo numa plantação de uvas a 1500 metros de distância.
Os inventores foram convidados pelos cientistas da época a irem a Paris, onde lançaram um balão na presença do rei e da rainha da França. O balão ficou preso a cordas, para que retornasse. Eles colocaram no balão um pato, um galo e um carneiro numa caixa presa ao balão. Os animais subiram e voltaram sãos e salvos, ao recolher o balão pelas cordas.
Mais tarde foi feito o primeiro vôo tripulado do balão de Montgolfier por Pilâtre du Rozier e o Marquês d’Arlandes. Outro vôo levou Joseph Montgolfier e du Rozier em outro balão maior, em janeiro de 1784.
Joseph Montgolfier foi nomeado administrador do CONSERVATOIRE DES ARTS ET MÉTIERS - Conservatório de Artes e Ofícios - e a um cargo de direção para assuntos comerciais da Secretaria do Interior do governo francês.
Ele contribuiu para fundar a Sociedade de Incentivo da Indústria Nacional da França, em 1802. Além dos aerostatos, ele aperfeiçoou o carneiro hidráulico, os calorímetros, as prensas hidráulicas e aparelhagem para destilação e de desidratação de produtos. Sobre cada um desses temas ele publicou folhetos instrutivos. Montgolfier morreu em 1810 em Balaruc.
Os irmãos Montgolfier representam os pioneiros num domínio então desconhecido pelo homem. Mais tarde a navegação aérea viria a trazer mudanças importantes na sociedade. Mesmo em nossos dias, os balões mais leves do que o ar, em diferentes modelos, são utilizados para fins comerciais, para a pesquisa científica da atmosfera e para o esporte.
Os esforços de nossos antepassados para desenvolver a navegação aérea se somaram até que a indústria aeronáutica chegasse hoje ao ponto de apresentar uma alta velocidade e com grande segurança. O que foi conseguido em meio a sacrifícios, a desastres, até chegar aos brilhantes resultados de um trabalho coletivo e gradual de erros e acertos.
Verificamos que a ciência e a técnica evoluem gradualmente. Pode-se provar que a capacidade intelectual e os sentimentos dos humanos acompanham em conjunto a evolução da atividade produtiva. O estudo dessa evolução nos permite descobrir como a sociedade começou e para onde caminhamos. E em que ponto estamos nós nessa maravilhosa e harmoniosa evolução milenar da espécie.

AMANHÃ: O mês de Shakespeare:Formação de novo modo de pensar, sem hostilidade com os dogmas da Idade Média. E o dia de LOPE DE VEGA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário