domingo, 26 de janeiro de 2014

0129 C QUADRO DO MÊS DE HOMERO A poesia antiga. Dia de Hesíodo.

29 DE JANEIRO: A organização da primeira civilização militar. Dia de Hesíodo.

Neste dia nossos antepassados são lembrados no Quadro do mês. Temos os resumos da biografia de Homero e de Hesíodo. As biografias inteiras podem ser vistas no endereço
www. educalendario. Blogspot.com.

CIVILIZAÇÃO MILITAR. O politeísmo militar da Grécia contra o politeísmo sacerdotal oriental, contra a teocracia estagnante.

Até a civilização da Grécia antiga só havia grandes impérios religiosos. Eram os estáveis e completos regimes religiosos teocráticos. Completos porque a visão do mundo e da vida de sua teologia cobria sempre todos os aspectos da vida social. Em outras palavras, a filosofia na teocracia era enciclopédica, abrangendo todos os conhecimentos humanos, no sentimento, na inteligência, na atividade, na arte, higiene, saúde, psicologia, usos e costumes.
Ao evoluir da adoração concreta dos objetos no feiticismo primitivo, a sociedade humana passou à adoração abstrata dos astros e dos deuses.
A importante classe teórica dos professores e sacerdotes foi criada para a interpretação dos poderes divinos. Essa classe por todo o planeta toma então o poder político com o seu saber de valor divino, como representantes que eram do infinito poder dos deuses. Foi a criação da religião mais estável e mais completa, a teocracia. Os sacerdotes dominavam os guerreiros, que eram enviados para missões de militares de conquista no estrangeiro.
Na Grécia a arte coordenou a política num período histórico crítico. Nessa época foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária e secreta dos sacerdotes das teocracias. Devido ao seu território acidentado, os militares dominaram os sacerdotes, assumindo o poder pela força. A civilização militar da Grécia e de Roma foi criada nas ilhas gregas e nas costas próximas do Mar Mediterrâneo.
Foram os artistas que formaram o sistema da religião do politeísmo militar. Eles criaram ideal de heroísmo e glorificaram a guerra. Foram as artes que criaram os tipos de coragem, de beleza e de sabedoria fora da casta sacerdotal.
Na primeira semana do mês de Homero são consagrados os poetas líricos e trágicos da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana tem como chefe Ésquilo, que a termina.
Na segunda semana estão os escultores, arquitetos e pintores gregos, conforme suas diferentes escolas e épocas. A semana finda no domingo com Fídias, como chefe.
A terceira semana se compõe de autores cômicos e satíricos da Grécia e de Roma, porque, nesse gênero a obra dos romanos pode ser comparada à dos gregos. Isso não acontecia no caso da tragédia e nas artes da forma. Os autores de fábula aqui figuram por continuarem a comédia dos costumes humanos. A semana tem como chefe Aristófanes, que a termina.
Na quarta semana estão os poetas de Roma, os épicos e os líricos. Virgílio é o chefe da semana e a termina no domingo. Em cerca de dois séculos e meio, sua inspiração profética de uma era de paz inspirou os poemas de Virgílio. Sua influência continua através da Idade Média até ser de novo reformulada por Dante.

Calendário FILOSÓFICO
 para um ano qualquer QUE É
quadro concreto DOS GRANDES HOMENS Na preparação humana

MÊS DE HOMERO     A POESIA ANTIGA
Segundo mês do Calendário Histórico Filosófico.

LUNEDIA=segunda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Última coluna é a correspondência com o calendário júlio=gregoriano em uso.
Os nomes à esquerda são os tipos humanos nos anos comuns tipo C;
à direita os tipos adjuntos, para os anos bissextos tipo B.
Segunda feira=Lunedia;  Terça=Martedia;  Quarta=Mercuridia; Qinta=Jovedia; Sexta=Venerdia
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, num lunedia,
terminando num domingo com o chefe do mês


29 DE JANEIRO: Homero – representante da Poesia Antiga.

HOMERO
HOMERO, Homer, o maior dos antigos poetas épicos gregos
(viveu entre os anos 800 e os anos 700 antes de nossa era, na Jônia, Ásia Menor)

MAIOR DOS POETAS ANTIGOS, MESTRE RELIGIOSO FAZ A UNIDADE SOCIAL DOS GREGOS

A POESIA ANTIGA. Somente quando a população atinge uma idade mental que permite a formação da ABSTRAÇÃO e só então é que os povos conseguem pensar nas qualidades teóricas, isto é abstratas, os fenômenos. O que permite o raciocínio abstrato, necessário para que formassem a idéia de cada um dos deuses e de seus poderosos atributos. Na infância humana essa idade se situa após os sete anos de idade, que é o fim da primeira infância. Pode-se dizer, então, que, ao criar seus primeiros deuses no Politeísmo Teocrático, a humanidade começa a ser capaz de raciocinar abstratamente.
Os deuses do Politeísmo nasceram a partir da adoração dos astros como fetiches maiores, no fetichismo astrolátrico. Essa é a razão de terem os deuses os mesmos nomes dos astros, como Vênus, Marte, Netuno, Júpiter. Só podem inventar deuses os povos que sabem abstrair ou tirar das coisas as suas qualidades, em teoria. E os magos, feiticeiros, pajés, xamãs, bruxos ou sacerdotes só então se tornaram necessários, para interpretar a vontade dos astros ou dos deuses que lá moravam, como novos poderes mágicos. Foi o nascimento dos mestres, dos professores na sociedade humana. São o poder da opinião.
Na Grécia antiga pela primeira vez no mundo os homens conseguiram vencer a Teocracia, quando os guerreiros tomaram o poder político, com o fim da casta sacerdotal.
Foi um passo muito importante na redução progressiva do poder mental e moral das crenças sobrenaturais sobre os humanos. A divulgação das narrativas religiosas passou a ser feita sempre pelos artistas, que se tornaram os comunicadores da época..
Na Grécia, a poesia de Homero foi o símbolo da unidade helênica da nação de guerreiros. Os seus dois poemas fizeram dele o autor de maior influência, fornecendo a base da educação e da cultura grega, formando o núcleo da educação humana no Império Romano e na civilização cristã que se seguiu.
HOMERO (entre 800 e 700 antes de Cristo).  Permaneceu por muitos séculos o nome de Homero como o maior e mais típico da poesia antiga bem como do conjunto da arte antiga. São muitos os motivos: Homero é o maior representante da poesia primitiva pré-literária; A Ilíada e a Odisséia são os tipos de poesia épica formando a poesia mais nobre e pura que o mundo já viu; Homero é a fonte mais importante do conhecimento que temos da existência e da mentalidade da Grécia primitiva; Homero é o principal fator do progresso intelectual na Grécia, o tipo e o modelo da arte e do caráter dos gregos.
Na época provável da criação da poesia homérica uma classe de cantores ou menestréis errantes recitava as histórias dos tempos passados. Alguns eram poetas criadores; outros repetiram os cantos conhecidos e faziam adaptações. A unidade dos poemas nos faz crer que um desses bardos criou a história do núcleo da poesia e esse grande bardo foi chamado de Homero. A poesia mostra os tipos humanos verdadeiros, com seus traços claros e característicos.
Homero nos fornece a chave para entrar no mundo grego: seu ideal religioso e moral domina todas as concepções que ele descreve.




29 DE JANEIRO.Dia de Hesíodo:

o poeta na criação do politeísmo militar junto com Homero

HESÍODO
Hesiodos em grego, Hesiodus em latim
(viveu cerca dos anos 700 antes da nossa era)

ENTRE OS MAIS ANTIGOS POETAS DA GRÉCIA, CRIOU A POESIA DIDÁTICA GREGA

O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia do Oriente

HESÍODO (cerca de 700 antes de Cristo) pela tradição da Grécia antiga foi o poeta que criou as poesias antigas da escola da Boécia, na região de Tebas. É um dos primeiros poetas da Grécia antiga, considerado como o pai da poesia didática. Dois de seus poemas épicos foram conservados até hoje, que são Os Trabalhos e os Dias com a descrição da vida no campo e a Teogonia, sobre os deuses e seus mitos.
Hesíodo nasceu em Ascra, na Beócia, que hoje é a Palaioppanagia, um distrito central da Grécia.
Ele foi um rapsodo, que recitava poesias como profissão, quando aprendeu a técnica e o vocabulário da arte épica memorizando e recitando as canções heróicas. Num desses poemas didáticos, Os Trabalhos e os Dias, o autor nos dá sua biografia, que, mais tarde, na Grécia, passa por ser a biografia de Hesíodo. O pai de Hesíodo veio da colônia grega de Cyme, na Ásia Menor, ficando em Ascra, na Beócia para melhorar sua situação como fazendeiro.
A teologia do Politeísmo da época aparece algumas vezes na descrição das superstições rústicas do poema de Os Trabalhos e os Dias. O tema da religião do Politeísmo é completamente desenvolvido em sua outra obra, A Teogonia, que é a genealogia dos deuses. Desse modo o conjunto dos mitos, a grande mitologia dos gregos, é descrita ordenadamente. Ele coloca ali deuses que não estavam nos poemas de Homero.
No poema A Teogonia o autor conta a criação do mundo a partir do caos, o nascimento dos deuses e descreve as suas aventuras. A grande influência que Hesíodo exerceu sobre a imaginação dos gregos seus compatriotas lhe deu a fama de ter criado a religião dos gregos junto com Homero.
Hesíodo pertence, desse modo, ao lado de Homero, à nova classe dos sacerdotes – professores, conselheiros, consagradores de opinião - do Politeísmo Militar da Grécia, a única civilização que acabou com a Teocracia Sacerdotal do oriente e seu totalitarismo religioso. A Grécia permitiu desse modo que fossem conhecidos os formadores da opinião como os artistas, os filósofos e os cientistas que antes permaneciam anônimos dentro da sagrada e poderosa casta sacerdotal fechada, governante da Teocracia inicial.

AMANHÃ: Tirteu, a inspiração poética para a ação.

Aqui foi mostrado o resumo das biografias de Homero e de Hesíodo. As biografias inteiras
podem ser vistas em 0129 01 e seguintes no endereço do CALENDARIO FILOSOFICO:
www. educalendario. Blogspot.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário