sábado, 4 de janeiro de 2014

0106 C RÔMULO legendário herói epônimo recemnascido salvo das águas do rio Tibre

06 DE JANEIRO: Rômulo o lendário divino fundador, rei e protetor de Roma

RÔMULO
Romulus
(na lenda romana em cerca dos anos 300 e 200 antes da nossa era)

FUNDADOR LENDÁRIO DA CIDADE DE ROMA E SEU PRIMEIRO REI


ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.
Esta primeira semana do ano é consagrada à teocracia
modificada na Grécia e em Roma. É novo tipo de teocracia sem castas do politeísmo em que o governo total, das opiniões e dos atos é dominado
pelos militares, os guerreiros, e não pelos sacerdotes dos deuses, como na duradoura e estável teocracia oriental.
O tipo principal da semana é o sacerdote-rei Numa.

RÔMULO pertence à ordem puramente lendária de heróis, daqueles deuses epônimos, que recebem seu nome dos lugares. Esse uso era encontrado entre os gregos. Rômulo é descrito na lenda como filho do deus Marte, deus da guerra, que é o nome do planeta vermelho. No fetichismo ou feiticismo os planetas eram os fetiches ou feitiços. Ao evoluir para a crença em deuses, Marte deixou de ser o fetiche e passou a ser a morada desse deus Marte. As terças-feiras nos países latinos têm o nome de martedias. É uma herança do politeísmo. Em inglês o nome é TUESDAY, do nome germânico de Marte: Teiwaz, no inglês antigo Tiw.
Da mesma maneira que o grego Hércules, Rômulo é posto como tendo origem divina. Os deuses do politeísmo receberam o nome dos planetas, como comprovação da origem do politeísmo na Astrolatria, estágio final na evolução do culto concreto das coisas no Fetichismo. Os planetas se tornaram os fetiches mais importantes, na sua condição de seres inaccessíveis. O deus da guerra já mostra o espírito de conquista que Roma desenvolveria por muitos séculos depois.
O nome de Rômulo, da mesma forma como o nome de seu irmão gêmeo Remo foi inventado a partir do nome da cidade que ele teria fundado e a qual ele seria o deus protetor.
Rômulo é descrito como um pastor na tribo romana onde nasceu. Essa indicação mostra o estado primitivo dos romanos, antes que se desenvolvesse como nação conquistadora. O espírito guerreiro fez com que a civilização romana não se tornasse teocrática, do mesmo modo como ocorreu com a Grécia. Em Roma o poder político pertenceu aos guerreiros, que dirigiam a nação.
Na lenda da fundação de Roma, consta que Rômulo e seu irmão gêmeo eram filhos de Rhea Silvia, filha de Numitor, rei de Alba Longa, cidade vizinha da futura Roma.
Numitor foi deposto por seu irmão mais novo de nome Amulius, que forçou Rhea tornar-se uma vestal virgem, obrigada à castidade. Fez isso para evitar que, se ela tivesse filhos, eles seriam aspirantes ao trono que havia tomado.
No entanto, Rhea deu nascimento aos gêmeos Rômulo e Remo, filhos do deus da guerra, Marte. Vemos que, na antiguidade, as moças muitas vezes eram engravidadas por deuses, por anjos ou por espíritos, já que os pais humanos não podiam ser declarados.
Amulius ordenou que os meninos fossem afogados no Rio Tibre, mas a cesta em que os gêmeos foram colocados flutuou rio abaixo e encalhou no lugar da futura cidade de Roma, perto do Ficus ruminalis, uma figueira sagrada dos tempos históricos. Essa lenda lembra a salvação de Moisés, do afogamento no rio Nilo.
Os meninos foram salvos e amamentados por uma loba nas encostas do Monte Palatino e depois descobertos pelo pastor Faustulus e criados por sua mulher, Acca Larentia.
Quando os dois gêmeos chegaram à idade adulta, os irmãos depuseram Amulius e colocaram de volta seu avô Numitor no trono. Eles resolveram construir uma cidade e escolheram o Monte Palatino. Nas disputas entre Rômulo e Remo, Remo foi morto e Rômulo tornou-se o único governante da cidade.
A cidade recebeu seu nome. Para aumentar a população, ele ofereceu asilo a fugitivos e aos exilados. Convidou a tribo dos Sabinos para um festival e seqüestrou suas mulheres. O casamento delas com seus raptores evitaram que a cidade fosse invadida pelos Sabinos. Foi feito um tratado entre as duas tribos, Rômulo aceitando dividir o poder com o rei Titus Tatius.
Como Titus morreu logo depois, Rômulo ficou de novo com todo o poder. Ele governou por longo período e numa grande tempestade ele desapareceu misteriosamente. Na lenda, ele teria sido levado para os céus por seu pai, o deus Marte, sendo Rômulo cultuado em Roma  com o nome do deus Quirino.
A história de suas guerras com os Sabinos e o estabelecimento deles em Roma deixam perceber a mistura primitiva das duas tribos. A associação de Rômulo com o rei Tatius dos Sabinos foi um precedente para o consulado duplo na República de Roma.
Rômulo foi adorado em Roma como uma forma do mesmo deus Marte, com o nome de Quirino, deus protetor da cidade de Roma. Como deus da guerra, seu nome tem sua importância como testemunho de que o povo romano já tinha consciência da sua natureza e de seu destino de conquistador para manter a paz entre as belicosas tribos da Europa antiga.

AMANHÃ: Numa e a origem divina das instituições sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário