terça-feira, 14 de janeiro de 2014

0115 C FU-HI imperador chinês instituiu o casamento e as diferentes classes sociais

JANEIRO 15. Fu-Hi: a formação do calendário, uso do ferro, do sal, da caça e pesca

FU-HI
Fu-Hsi, T’ai Hao (o Grande Brilho) Pao Hsi, Mi Hsi

GRANDE IMPERADOR MÍTICO CHINÊS SEU PRIMEIRO LEGISLADOR
Viveu cerca de 2300 anos antes da nossa era

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.
Nesta terceira semana da Teocracia são recordados nossos antepassados da teocracia astrolátrica em que a China, representada por Confúcio, é  o mais completo exemplo. As religiões do Tibet, do Japão, do México e das ilhas da Oceania são classificadas sob o nome de Confúcio.

FU-HI (cerca de 2300 anos antes de Cristo) é a forma ocidental do nome Fu-Xi, na lenda o autor do sistema político e social da China e seu primeiro legislador. Ele pertence a uma época impossível de se determinar, anterior aos tempos históricos, quando ainda não se registravam os acontecimentos por escrito ou em monumentos e outros indícios. Supõe-se que essa época foi dentro do 24º século aC, ou seja, cerca de 2300 anos antes de Cristo.
Assim como a origem das instituições inglesas é atribuída pela lenda ao rei Alfredo, as dos romanos atribuídas a Numa, as de Esparta devidas a Licurgo e as dos judeus devidas a Moisés, os historiadores chineses atribuem suas instituições a Fu-Hi.
A tradição diz que ele pertencia à província central de Honan e que ele teria reinado durante 115 anos. Seu túmulo é ainda conservado em Chin-Chooo.
È atribuída a Fu-Hi a instituição do casamento, a divisão da nação em classes e tribos, a divisão do tempo e das estações do ano, a formação do calendário, o uso do ferro, do sal, das construções regulares e a prática da pesca e da caça. O segundo rei, Chen-Noung, pelo que diz a tradição, passa como inventor do arado e de ter dado regras para a agricultura. O que pode representar a passagem da civilização chinesa da vida nômade para a vida sedentária.
Fu-Hi viveu numa era em que a escrita não havia sido inventada. A lenda afirma que ele desenvolveu os hexagramas do I Ching. O esquema teria sido descoberto no casco de uma tartaruga. Seria um meio gráfico para entender e até controlar o futuro.
Descobertas arqueológicas recentes no último século mostram vestígios da vida pré-histórica na Ásia. No território da China, no longo período da pedra lascada, o Paleolítico, viveram caçadores nômades. Os homens modernos, o Homo Sapiens, pode ter chegado ali cerca de 200.000 anos atrás. O desenvolvimento da agricultura começou há 10.000 anos, com a chegada da vida sedentária 5.000 anos depois, em diversas regiões da China, com a formação de vilas do período neolítico, da pedra polida. As primeiras plantações eram de milho e na China central se produzia arroz em terrenos alagados, consumidos com peixe e plantas aquáticas. Os homens já tinham domesticado porcos, cães e gado.
Na tradição da China a história é mostrada por uma série de governantes lendários, em muitas dinastias sucessivas. Em cada dinastia as invenções são feitas, como a agricultura, a família, a cultura da seda, barcos, carroças, arco-e-flexa , calendário.
A dinastia Xia deve ter sido estabelecida em torno de 2200 aC a 1500 aC por 5 séculos até ser seguida da dinastia Shang. A passagem da era da pedra polida, do Neolítico para a era do bronze no norte da China pode corresponder à dinastia Xia.
A era do bronze marca a instituição da escrita, do trabalho com metais, a domesticação de cavalos, a formação do sistema de classes sociais, com o estabelecimento da hierarquia política e religiosa. O bronze foi descoberto em várias partes do mundo, quando rochas ricas em minério de cobre e em minério de estanho eram colocadas juntas nas fogueiras primitivas e derretidas, formando a liga.
Ao nascer a dinastia Shang, os registros históricos e os dados arqueológicos começam a coincidir. As tradições da China sobre os imperadores Shang são confirmadas pelas inscrições feitas em ossos de animais e em cascos de tartarugas encontrados recentemente no vale do rio Amarelo.
Com o aprimoramento da pesquisa arqueológica, podemos conhecer a evolução longa e trabalhosa de nossos antepassados, feita através de milênios. É um maravilhoso romance da vida real. O romance da família dos humanos. O belo romance da humanidade.

AMANHÃ: : Lau-tseu e o Taoísmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário