sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

0111 C CIRO sábio e amável legislador imperador do grande império da Pérsia

JANEIRO 11: Ciro o imperador persa sábio e conquistador, justo, pai de seu povo.

CIRO
Ciro II, Ciro o Grande, Cyrus II, Cyrus the Great
(nasceu cerca 590 antes da nossa era em Persis, hoje Iran; morreu cerca 529, na Ásia)

GRANDE IMPERADOR DA PÉRSIA CONQUISTADOR TOLERANTE

ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade, preparando
a civilização do futuro.
Nesta segunda semana honramos os nossos antepassados da Teocracia dos muitos deuses, politeísta, da Caldeia, da Pérsia, da Assíria, da Índia e dos Celtas. Buda preside a semana por causa de sua influencia mais extensa, ainda que não seja o tipo mais característico das teocracias, porque o budismo foi uma revolta contra a teocracia sacerdotal conservadora dos Brahmas, resultando numa teocracia incompleta.

CIRO O GRANDE (590-529 aC) tornou-se o rei da Pérsia e governou um território que ia do rio Halys na Ásia Menor até o Império da Babilônia ao leste. Ele era filho de Cambises I, membro da dinastia Achaemenes. Como governador do distrito persa de Anshan, sob o poder do rei Astiages, chefiou uma rebelião e derrubou o Império Meda. Ciro tornou-se o rei da Pérsia em 550 aC até cerca de 530 antes de Cristo.
Os persas habitavam os vales montanhosos do sudoeste do Iran, sendo uma tribo intrépida e guerreira. Entre eles os sacerdotes tinham menos poder do que entre os Medas. De fato, a Teocracia persa era mais própria do que outras para chegar até a dominação final dos guerreiros sobre os sacerdotes, como ocorreu mais tarde com os gregos, pela primeira vez no mundo.
Embora com mais poder sobre os sacerdotes, os politeístas teocratas não se tornaram realmente militares. As nações do ocidente que saíram do jugo teocrático foram sempre mais fortes na guerra como mostram as vitórias dos gregos sobre os grandes exércitos de Dario e de Xerxes.
A força dos persas começou com Achaemenes, Hakhamanish em persa. Ele forçou as outras seis tribos a reconhecer seu governo e como aliado dos Medas provocou o fim do Império da Assíria. Ciro o Grande era neto de Achaemenes e formou um império diferente daquele dos assírios, por ser bem organizado e durável.
Império Persa foi a mais poderosa nação do mundo até que fosse conquistado dois séculos mais tarde por Alexandre o Grande.
No império persa a ordem era mantida por guarnições locais próprias, mas os costumes religiosos e cívicos da nação conquistada eram respeitados. As províncias vencidas fixavam livremente a sua subvenção aos vencedores. Os príncipes vencidos eram tratados com grande clemência, mas obrigados a deixar seus territórios e se retiram a lugares distantes do império da Pérsia.
Ciro, ao reunir assim todas as nações, desde o Mar Mediterrâneo até o rio Hindus sob uma mesma lei, preparou, sem o saber, o conflito entre o leste e o ocidente. A disputa viria depois, com a conquista de Alexandre, de Roma e mais tarde com o cristianismo.
O Foi Ciro que garantiu a permissão dada aos judeus para voltar de seu exílio na Babilônia para Israel, a sua nação nativa em Jerusalém e para reconstruir o Templo de Salomão.
Pelos comentadores dos gregos, Ciro o Grande foi o tipo do monarca sábio e pai de seu povo. Platão compara Ciro o Grande a Licurgo na formação de Esparta e Cícero o considerou o mais justo, o mais sábio e o mais amável dos legisladores.
Ciro o Grande morreu no comando de uma expedição contra uma tribo do leste, os Massagetes. Foi sucedido por seu filho, que tomou o nome de Cambises II.


AMANHÃ: A religião  de  Zoroastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário