quinta-feira, 31 de maio de 2012

0601 B S GREGÓRIO MAGNO prestígio do saber sem violência para educar homens livres


JUNHO 01    S. GREGÓRIO MAGNO: com bondade conquistou os ingleses para a fé católica

SÃO GREGÓRIO MAGNO
Saint Grégoire-le-Grand, Gregory I, Saint, Gregory the Great
(nasceu cerca do ano 540 da nossa era, em Roma; morreu no ano 604, em Roma)

PAPA DOUTOR DA IGREJA ROMANA ARQUITETO DO PAPADO MEDIEVAL

A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Porque caso contrário, todos morreriam com a destruição da sociedade.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
HILDEBRANDO
A segunda semana do mês de São Paulo é presidida por Hildebrando, que tomou o nome de Gregório VII como papa. Sua biografia está no domingo que encerra a semana. Com Hildebrando se completa a constituição do Catolicismo no continente europeu como poder político sem armas. Respeitado por sua cultura, por seu elevado conceito, por seu exemplo, por meio do ensino e da consagração.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas. Comprova-se assim que o totalitarismo é de fato um regime retrógrado e cruel, muito antigo, barbaro.
Desse modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.

Ver em 0520 01 B, de maio dia 20, O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


Considerado o quarto e último Doutor da Igreja latina, depois de Santo Ambrósio, Santo Agostinho e São Jerônimo. Gregório nasceu de uma nobre e rica família romana, seu pai era o senador Gordianus e sua mãe Silvia. Era bisneto do papa Felix III. Tornou-se um grande papa.
Sabe-se que o titulo de papa era dado ao bispo de Roma, que é a única e final autoridade na Igreja Católica Romana, em todos os assuntos religiosos. O nome vem da palavra grega PAPPAS que significa pai, usada sempre com muito afeto e respeito. A chefia do papa assegura a permanência da união dessa extensa organização universal. É a UNIDADE DE COMANDO, indispensável a todo e qualquer governo, tanto na guerra, tanto na política como na religião. 
Ainda jovem, foi nomeado governador civil de Roma. Em 575, com 35 anos, renunciou às honras mundanas e se tornou um humilde monge do mosteiro beneditino por ele mesmo fundado sobre o monte Celius. De monge foi posto como abade e depois cardeal-diácono e enviado como representante do papa, à corte do imperador de Constantinopla. Lá ficou durante seis anos e retornou como secretario da cúria papal. Com a morte do papa Pelágio, em 590, Gregório foi eleito papa, aos 50 anos.
Depois de um governo de 13 anos, morreu devido a doenças e ao trabalho incessante. Foi enterrado na igreja de São Pedro, em Roma. A Igreja o tornou santo e a posteridade lhe deu o titulo de Grande, por seu nobre caráter e por seus ilustres serviços. Ele foi o organizador do sistema católico do papado da Idade Média.
Em seu tempo, a igreja de Constantinopla ainda não estava unida a Roma. E o poder militar estava com os Lombardos, que eram pagãos ou eram hereges do arianismo. A situação era de guerra, de desordem, com a peste e a fome. Com sua sabedoria, Gregório pacificou seus inimigos, convertendo o rei dos Lombardos por influencia de sua esposa Teodelinde. Com habilidade conseguiu colocar o imperador de Constantinopla em baixo de sua autoridade pontifical.
Ele declarou-se “O SERVO DOS SERVOS DE DEUS”, em latim “SERVUS SERVORUM DEI”. Gregório manteve uma constante amizade com os príncipes Francos, que, como católicos, eram seus aliados naturais contra os Lombardos, sendo destinados a ser a espada e o escudo do papa. Na igreja italiana sempre foi um chefe de verdade. Ele foi muito benevolente para os leigos e para os pobres, mas para o clero não perdia de vista a mais austera disciplina.
Gregório foi um infatigável pregador, correspondente e autor. Deixou muitas obras, entre elas os seus DIÁLOGOS, com as vidas e milagres dos santos da Itália. Ele aumentou a ordenação e a beleza mística do ritual católico escrevendo hinos religiosos. A ele é atribuído o CANTO GREGORIANO .O maior título de Gregório foi a extensão da fé católica no ocidente da Europa. Alem da conversão do rei Lombardo, trouxe os Visigodos, na Espanha, para a ortodoxia católica e enviou Augustinho (Austin, depois arcebispo de Canterbury) com 40 monges para fazer a longínqua Inglaterra entrar na fé católica. Sobre seu túmulo se lê:    “ANGLOS AD CHRISTUM CONVERTIT MENTE BENIGN”, ou “Sua bondade conquistou os ingleses para Cristo”
Com tantos trabalhos, a nova igreja se fortaleceu para que dirigisse a Europa do ocidente por mais de mil anos. Na sua plena formação intelectual e moral, mostrou como o poder da opinião religiosa, como o poder do prestígio do saber, sem arma e sem violência, pode educar,regular e consagrar os homens livres numa sociedade de harmonia e paz. A Europa católica é que formou a população mais adiantada do mundo para o progresso da modernidade. Devemos o que somos nos dias de hoje, a essa formação moral, intelectual e prática.
Lembrando esses grandes trabalhadores, nossos antepassados, podemos ver de onde viemos e para onde vamos.


AMANHÃ: Hildebrando impõe a sempre memorável humilhação do rei.

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