sexta-feira, 18 de maio de 2012

0519 B TRAJANO na manutenção das conquistas o espanhol melhor imperador romano


19 DE MAIO. Trajano: general vitorioso, o hábil chefe de estado do progresso e da cultura

TRAJANO
Marcus Ulpius Trajanus,   Caesar Nerva Traianus Germanicus,   Caesar Divi Nervae Filius Nerva, Traianus Optimus Augustus
(nasceu no ano 53 da nossa era, na Baetica, hoje Espanha; morreu no ano 117, em Selinus, hoje Turquia)

O MAIS TALENTOSO IMPERADOR ROMANO TÃO VITORIOSO GENERAL COMO ESTADISTA

         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta quarta semana tem como chefe Trajano, um general vitorioso e estadista, grande como soldado e grande como administrador. Sua vida foi de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
Trajano é homenageado no ultimo dia da semana.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César, a Civilização Militar,  que mostra os grandes homens representantes da criação pelos fortes e capazes latinos romanos de um continente homogêneo, unido e em paz.


Trajano, general consagrado, foi o conquistador da Dácia e da Mesopotâmia. Nasceu em Itálica, perto da moderna Sevilha, na Espanha.
A fase de conquista do Império Romano começou com 2 tipos destacados, os Imperadores Augusto e Tibério.
A segunda fase, de manutenção da conquista, foi inaugurada pelo Imperador Nerva. Era um nobre ancião governando do ano 96 ao ano 98. Introduziu o sistema de adoção para a transmissão do poder no Império. A esse sistema o Império deve o seu tipo mais nobre: TRAJANO.
O Imperador Trajano, ao lado de suas admiráveis qualidades afetivas, intelectuais e práticas é ainda mais destacado por sua origem espanhola. O que ilustra como a incorporação romana da Europa foi completa, homogênea, permitindo a um Imperador escolher um sucessor fora de Roma e fora da Itália.
O governo de Trajano foi de fato o melhor do Império e foi sucedido por 3 distintos Imperadores, Adriano, Antonino e Marco Aurélio, todos escolhidos por meio do uso da adoção, como filhos adotivos do predecessor. A adoção é uma das formas da LIBERDADE DE ESCOLHA do sucessor pelo governante.
Os grandes generais romanos conseguiram fazer a paz na Europa ao dominar, pela guerra de conquista, as muitas tribos e cidades que lutavam permanentemente entre elas. Os romanos mostraram grande habilidade em manter os povos dominados com poucas rebeliões. O domínio romano levava a vantagem da paz por longos anos, evitando os saques, a prepotência e o excesso de impostos.
Mas os tempos eram de guerra cruel, com muito sangue e sofrimento para todos em luta. Os guerreiros eram ferozes e roubavam os lugares por onde passavam em suas campanhas. Se nós vivêssemos nesses tempos de guerra, seriamos também perigosos e ferozes guerreiros, do mesmo modo como foram os nossos antepassados.
Há, portanto, um poder que nos domina, um formato que nos força a agir da maneira associativa, altruísta como hoje vivemos. Nós somos o que a sociedade nos oferece, com uma força suave, sem violência, quando nascemos, crescemos e aprendemos a viver, ao recebermos nossa visão da vida, nossa filosofia pela educação e o ensino.
Os registros da história nos mostram os trabalhos de nossos avós que viveram vários séculos atrás, que, em tempos remotos, formaram uma corrente de progresso, por vezes com guerra, tortura, atraso, de fome, de doença, de pestes sem cura. O resultado final tem sido sempre tempos melhores. O que nos diz que o futuro de nossa sociedade será melhor, melhor dia a dia.
Recordando os imperadores romanos e seu imenso Império, olhamos com respeito os seus melhores tipos e sua população latina. A conquista de Roma deu como resultado a manutenção da paz nas nações vencidas. Também os costumes mais refinados dos romanos foram levados às tribos mais atrasadas. Para que todos se comunicassem, o latim, a língua dos romanos, foi o meio de disseminar o saber e a disciplina.
Entre os imperadores, Trajano foi o 13º e foi o de maior talento de todos. Além de ser um general hábil e vitorioso, mostrou-se também um grande chefe de estado, tornando a cidade e o império de Roma um exemplo de progresso e de cultura.
Trajano, grande como soldado e como administrador, tinha um sentimento elevado do dever, sabendo como fazer e sabendo obter de seus companheiros e subordinados a mais perfeita cooperação. Sabia, assim, fazer e fazer outros fazerem. O que é a competência de “fazer fazer”, de fazer e delegar. Trajano dedicou muito de seu tempo às campanhas militares, mas conseguiu que a administração do Império e da capital Roma fosse corretamente conduzida. Considerava que a economia da nação era a base de seu sucesso. Sempre mostrou à população como era empregado o dinheiro público. Assim não deu mostras de gostar do luxo e das festas. Sua vida era de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
O melhor dos imperadores sempre evitou o aumento de impostos. Mas encontrou os meios de construir grande número de monumentos públicos e ainda o dinheiro para duas guerras demoradas. Tinha uma clara noção luminosa em favor da liberdade de comércio, o que promoveu o aumento da produção de trigo, a ponto de poder exportar o excesso de safra.
Na campanha da Ásia, após 3 anos de guerra, aos 65 anos, foi ferido no ataque a uma fortaleza árabe. Morreu ao voltar para a Itália. Designou Adriano como seu sucessor. O Império Romano não foi hereditário.
E se Trajano foi muito feliz como chefe de estado, como grande general ficou célebre.

AMANHÃ: São Lucas, São Paulo, filósofo e apóstolo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário