domingo, 13 de maio de 2012

0513 B MECENAS com o gênio dos artistas glorificou o novo regime imperial de Augusto


13 DE MAIO: MECENAS  isento de ambição, ministro de confiança do imperador Augusto

MECENAS
Maecenas, Gaius Cilnius Maecenas, Gaius Maecenas
(nasceu cerca do ano 70 antes da nossa era; morreu no ano 8)

ESTADISTA ROMANO PATRONO DAS ARTES CONSELHEIRO DO IMPERADOR AUGUSTO


         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta quarta semana tem como chefe Trajano, um general vitorioso e estadista, grande como soldado e grande como administrador. Sua vida foi de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
Trajano é homenageado no ultimo dia da semana.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César, a Civilização Militar,  que mostra os grandes homens representantes da criação pelos fortes e capazes latinos romanos de um continente homogêneo, unido e em paz.


MECENAS foi amigo de juventude do imperador Augusto. Tornou-se seu ministro de confiança, sem aspirar a nenhum cargo no Senado nem a qualquer função oficial.
Governou vezes o Império como delegado quando o imperador se ausentava da Itália. Mecenas foi um rico patrono dos homens de letras, sendo generoso e hábil. Entre seus protegidos contam-se Virgílio e Horácio. Sofreu algumas críticas por seu modo de vida de muito luxo. Ele teria oferecido a Horácio a famosa Fazenda Sabina onde o poeta escreveu suas ODES.
Como patrono das artes apoiou financeiramente o poeta Virgílio - Publius Vergilius Maro - permitindo que o poeta se devotasse completamente ao estudo e à produção poética. Entre os amigos de Virgílio estavam então, além de seu patrono Mecenas, também Otavio, mais tarde tornado imperador Augusto e muito poetas de fama como Gaius Cornelius Gallus, Horácio e Lucius Varius Rufus.
Mecenas demonstrou grande energia e habilidade na vida pública. Sua ação como patrono generoso da literatura tornou seu nome como a personificação da atividade de incentivo à cultura. Supõe-se que seu patrocínio tivesse um motivo político que fosse o uso do gênio dos poetas de seu tempo para glorificar o novo regime imperial de Augusto.


AMANHÃ: O Coliseu de Roma feito pelo Imperador Vespasiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário