segunda-feira, 7 de maio de 2012

0503 B FILOPEMEN notável general na restauração militar da confederação grega


03 DE MAIO: Filopemen General-chefe da confederação dos Estados da Grécia.

FILOPEMEN
Philopoemen
(nasceu cerca do ano 252 antes da nossa era, em Megalópoles, Arcádia, Grécia; morreu em 182, em Messene, Messênia)

GENERAL GREGO VALOROSO LÍDER DA FEDERAÇÃO AQUEANA O ÚLTIMO DOS GREGOS


         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta é a segunda semana do mês da Civilização Militar que mostra a cultura grega imposta pela força sobre a parte do oriente do mundo antigo. Representa a garantia da defesa feita da civilização ocidental por meio da dominação militar na conquista da Teocracia oriental.
O tipo humano representante desta fase da evolução social é Alexandre, que chefia a semana que finda com o domingo.

Ver o Quadro 0423 01 C do mês de César  a Civilização Militar que mostra os grandes homens representantes da criação de um continente europeu unido e em paz.


Filopemen nasceu em Megalópoles na Arcádia. Perdeu seus pais em tenra idade e foi criado por Cleander, amigo de seu pai. Foi atraído desde a infância para a vida militar. Tornou-se um notável general pela restauração da força militar da Liga Aqueana.
O treinamento militar de Filopemen foi feito pelos filósofos aristotélicos Ecdelus e Demophanes. Durante 10 anos foi um líder mercenário em Creta. Voltou para Aquea e foi eleito comandante da cavalaria federada, quando sua força reorganizada derrotou os Atolianos na fronteira da Elea.
Ele dirigiu a LIGA AQUEANA, que fazia a confederação de 10 a 12 cidades-estados da Grécia antiga, mantendo a paz e administrando o poder comum a todos. Os Aqueus eram um povo de língua grega da costa norte do Peloponeso.
Na Liga Aqueana cada estado era autônomo, participando no conselho reunido duas vezes por ano, para formular uma política externa comum e para estabelecer as leis da economia, como as regras de emissão de moeda. Eram diretores da Liga Aqueana o general Aratus de Sicion e Filopemen de Megalópoles.
Na qualidade de General da confederação Aqueana ele introduziu o escudo macedônio mais pesado e a tática da falange derrotando os espartanos chefiados por Machanidas em Mantinela no ano 207. Depois ele venceu e expulsou Nabis de Esparta da cidade de Messene.
Foi Filopemen quem tinha dirigido antes a evacuação da cidade de Megalópoles tomada por Cleomenes III de Esparta no ano de 222. No ano seguinte Cleomenes foi vencido pelo rei da Macedônia, com a colaboração da tática militar de Filopemen.
Filopemen dominou a política aqueana, mas quando Messene se revoltou contra a Liga Aqueana, em 184, as forças de Messene fizeram Filopemen prisioneiro numa escaramuça. Ele estava lutando embora doente, com febre alta. Foi executado com veneno. A Liga juntou forças para vencer Messene.
Filopemen foi cremado e suas cinzas levadas para Megalópoles pelo futuro historiador Políbio. Ele é considerado como valoroso estadista e general “o último dos gregos”, antes da conquista da Grécia pelos romanos.
A Liga mais tarde foi vencida pelos romanos, bem como o resto das cidades gregas, finalmente pacificadas pelos conquistadores.
Os nossos antepassados nessa época procuravam manter a paz, num período de grande expansão da indústria e do comércio, resultante da difusão da cultura grega. Esse foi o objetivo da federação aqueana.
São os representantes dessa multidão de nossos antepassados que promoveu uma importante fase de progresso da sociedade humana. É a essa grande família que nós pertencemos. Dessa família feliz nós nascemos e nela vivemos. Estamos associados e beneficiados nessa grande e permanente evolução.

AMANHÃ: Políbio da narrativa grega para a filiação histórica romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário