quinta-feira, 24 de maio de 2012

0522 B S ATANÁSIO a importância da divindade de Cristo e da Santíssima Trindade


22 DE MAIO. Santo Atanásio: o poder sem armas do sagrado valor divino da religião

SANTO ATANÁSIO
Saint Athanase – Athanasius, Saint
(nasceu cerca do ano 296 da nossa era, em Alexandria; morreu em 373, em Alexandria, Egito)

TEÓLOGO DA ORTODOXIA CATÓLICA LÍDER NACIONAL DO EGITO


A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
Os documentos históricos provam que quem criou a doutrina de salvação da própria nação e de todos os povos foi o filósofo e apóstolo judeu Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0520 01 B  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


O sociólogo deve estudar os importantes deuses e grandes religiões do passado e do presente usando uma nova metodologia específica. Não pode negar os deuses, numa atitude de ateísmo. Os deuses estavam e ainda estão orientando o pensamento e a atividade de muitas populações.
Mas somente com o pensamento científico pode elaborar uma teoria sociológica comprovada das religiões. É uma condição necessária para avaliar as crenças do passado e do presente. Deve empregar a dúvida permanente e necessária recomendada por Descartes. Não pode aceitar sem análise a opinião da tradição e dos livros novos ou antigos por mais sagrados e respeitáveis que sejam.
Na evolução cultural da sociedade, nos séculos que se seguiram à conquista pelos romanos do grande império na Europa, vamos encontrar um continente pacificado e homogêneo. Com o fim da conquista o império se decompôs ao mesmo tempo em que ocorreu o apostolado de Paulo de Tarso com formação do cristianismo universal. A nova religião se estendeu a todo continente europeu latinizado. Durante a Idade Média a igreja católica foi o modelo de organização para a fé religiosa, de ensino e de cultura.
Atanásio nasceu no Egito, na cidade de Alexandria. Foi um renomado conhecedor da doutrina cristã, um estadista na direção da Igreja, defendendo a doutrina contra graves erros da heresia de Arius (c.250-336), o arianismo. Arius afirmava que o Filho de Deus não era Deus, igual ao Deus-Pai. A heresia do arianismo teve muitos adeptos na época.
Nascido na cidade de Alexandria, no Egito, recebeu a educação clássica e depois foi para a famosa escola de teologia de sua cidade. Muito jovem foi ordenado diácono, servindo como secretário do bispo de Alexandria.
Teve Atanásio uma posição importante na disputa teológica que levou ao Concilio de Nicéia no ano de 325. Por toda vida opôs-se ao arianismo, que negava a divindade plena de Cristo. Defendeu, portanto a doutrina da Trindade, com Cristo filho de Deus, e também substancia de Deus.
A doutrina da divindade de Cristo se mostrou importante para o governo do Catolicismo, com os seus padres passando a falar em nome da divindade, e não apenas interpretes de um profeta puramente humano. O valor dos divinos conselhos dos religiosos sem armas dominou o poder absoluto das armas e dos reis na Idade Média.
O poder de opinião, com liberdade em relação ao poder material dos poderosos, ocorreu pela primeira vez na historia, na Europa, no consenso religioso da Idade Média. O que foi a realização da regra católica:
    “A Deus o que é de Deus, a Cezar o que é de César”.
A liberdade moderna, de nossos dias, só se realizou com essa liberdade de opinião, quando o poder político com a força das armas não domina a difusão das idéias, a troca de informação. A liberdade democrática é a norma mais importante na política moderna. O totalitarismo é uma tendência comum na mente dos poderosos e mesmo dos subordinados.
Embora Atanásio fosse da Igreja Copta, a Igreja cristã do Egito, ele dirigiu, em seu tempo, a organização da unidade do governo da Igreja de Roma, que ele colocou como a sede suprema dos bispos católicos em todo mundo.
Por toda sua longa vida, foi um herói, um enérgico defensor da causa católica em luta contra o paganismo dos deuses antigos e em especial contra o arianismo, uma forte heresia contrária à divindade de Cristo. Sofreu o afastamento por vários concílios do Oriente e do Ocidente e foi cassado de seu cargo por imperadores como Constantino, por Juliano, por Valens. Viveu por 20 anos inteiros no exílio ou em fuga.
Mas morreu em paz, no ano de 373, em Alexandria. Seu corpo foi levado a Constantinopla, e mais tarde, no século 15, para Veneza.
A visão do passado da sociedade nos ensina o quanto nós progredimos, pouco a pouco, com avanços e retrocessos, no meio de grandes dificuldades. Notamos a dúvida e o sofrimento de nossos antepassados, que aprenderam com o erro e o acerto, por vezes nas tentativas mais desastrosas, até com a dor e a morte.
Mas verificamos que nessa trajetória irregular ocorreu a evolução para uma sociedade maior e mais unida. O homem se torna cada vez mais gregário, mais associativo, mais altruísta.

AMANHÃ: Jerônimo o mais culto entre os padres da Igreja Católica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário