sexta-feira, 18 de maio de 2012

0515 B NERVA tornou a sucessão imperial romana pela indicação por mérito


15 DE MAIO. NERVA imperador romano sábio e moderado

NERVA
Marcus Cocceius Nerva, Nerva Caesar Augustus
(nasceu no ano 30 da nossa era, na Umbria, Itália; morreu no ano 98)

IDOSO IMPERADOR ROMANO, 12º NA SUCESSÃO REFORMOU E PACIFICOU O GOVERNO


         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta quarta semana tem como chefe Trajano, um general vitorioso e estadista, grande como soldado e grande como administrador. Sua vida foi de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
Trajano é homenageado no ultimo dia da semana.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César, a Civilização Militar,  que mostra os grandes homens representantes da criação pelos fortes e capazes latinos romanos de um continente homogêneo, unido e em paz.


NERVA era um senhor de idade, quando aos 66 anos foi colocado como Imperador Romano pelo Senado, em substituição a Domiciano, assassinado no ano 96 da nossa era.
Era respeitado e bem intencionado, embora não fosse soldado e nem demonstrasse ter a imagem de um dirigente enérgico. Essas qualidades que seriam defeitos, possivelmente o recomendaram ao Senado tanto como suas muitas e boas virtudes.
Nerva adotou o grande Trajano como filho, para sua sucessão no cargo, assim preterindo seus próprios parentes. Inaugurou desse modo o segundo período do Império, durante o qual os Imperadores recorreram habitualmente ao melhor modo possível para a transmissão do poder, pela indicação do sucessor por mérito, processo que deu os melhores resultados na história de Roma. Com essa forma de sucessão, o Império Romano não tinha a transmissão hereditária do poder, usual nos impérios. Entre muitas ações bem executadas, esse ato tornou Nerva merecedor de aplauso da população e da posteridade.
Tendo sido Cônsul por duas vezes, como Imperador renunciou aos métodos de terror usados pelo Imperador Domiciano em seu governo tirânico. Nerva fez passar pelo Senado uma nova lei agrária permitindo a compra da terra por cidadãos pobres. O governo de Nerva, que durou apenas 1 ano e 4 meses, mostrou sua grande sabedoria, experiência e moderação.
Para colocar o Império Romano em mãos fortes, Nerva escolheu como filho adotivo e sucessor Marcus Ulpius Trajanus, mais tarde tornado o Imperador Trajano. Ele então era o comandante das legiões romanas no Rio Reno.


AMANHÃ: Marco Aurélio o mais admirador imperador romano

Nenhum comentário:

Postar um comentário