sábado, 26 de maio de 2012

0527 B CONSTANTINO libertou e pôs no governo a minoria cristã fiel e organizada


27 DE MAIO. Constantino: seus escudos com XP, as primeiras letras de CRISTO em grego

CONSTANTINO
Constantino I o Grande, Constantin, Constantine the Great, Flavius Valerius Constantinus
(nasceu no ano 274 da nossa era, em Naissus, Moesia; morreu em 337, em Nicomedia, na Bithynia, hoje Turquia)

PRIMEIRO IMPERADOR ROMANO CRISTÃO UNIFICOU O IMPÉRIO PREPAROU A IDADE MÉDIA



A regeneração moral com a compressão do egoísmo anti-social

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome de um sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses. Caso contrário todos morreriam.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
HILDEBRANDO
A segunda semana do mês de São Paulo é presidida por Hildebrando, que tomou o nome de Gregório VII como papa. Sua biografia está no domingo que encerra a semana. Com Hildebrando se completa a constituição do Catolicismo no continente europeu como poder político sem armas. Respeitado por sua cultura, por seu elevado conceito, por seu exemplo, por meio do ensino e da consagração.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração sem armas se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. É a libertação do Poder Espiritual, da liberdade de consciência, em relação ao Poder Temporal da disciplina dos atos. A liberdade dos formadores de opinião foi feita pelo Catolicismo pela primeira vez na história do mundo. Antes do cristianismo o poder político era totalitário, não havendo liberdade de consciência em todas as civilizações passadas. Comprova-se assim que o totalitarismo é de fato um regime retrógrado e cruel, muito antigo, barbaro.
Desse modo se completa a instituição política da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando papa Gregório VII.

Ver em 0520 01 B, de maio dia 21, O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


Constantino nasceu cerca do ano 274 depois de Cristo, no que hoje é a Servia. Seu pai foi Constantius Chlorus, após co-imperador Constantius I na divisão do Império em quatro partes feita por Diocleciano. A região do Império que seu pai governava era formada pela Gália, Espanha e Grã Bretanha. Sua mãe, Helena, foi depois canonizada como Santa Helena.
Quando Constantino tinha 32 anos, Constancio morreu em York, na Inglaterra, designando Constantino como seu sucessor, confirmado pelo exército. Ele já era, então, um soldado experiente.
Depois de sangrentas campanhas contra os bárbaros e em longas e ferozes guerras civis, Constantino tornou-se o chefe do Império do ocidente, e mais tarde, em 325, aos 38 anos, o forte soberano de todo o Império Romano, no ocidente e no oriente.
Viveu Constantino no quarto século de nossa era. Foi quando ocorreu uma grande transformação política, tanto no governo como na religião. É o século que marca o fim da Antiguidade clássica de Roma e da Grécia, com o início da Idade Média. E o grande imperador abriu o caminho para o estabelecimento do Catolicismo e, ao mesmo tempo, tornando o declínio do Império mais suave.
Constantino unificou o Império Romano, então já encerradas as conquistas, reorganizou o governo imperial e preparou a vitória final do Catolicismo no fim do século. Fez o fortalecimento do Império para assegurar sua continuidade no oriente.
Hoje se aceita que ele se tornou um sincero cristão. A conversão teria ocorrido pouco a pouco, passando de um adorador do deus-Sol a um fiel católico. Afirmou em 312, com 38 anos, ter sonhado com Cristo, que lhe disse para escrever XP nos escudos de guerra de suas tropas (XP são as 2 primeiras letras do nome Cristo, em grego). No dia seguinte disse ter visto uma cruz sobreposta sobre o sol, com as palavras
         “IN HOC SIGNO VINCES”,
em latim “com este sinal vencerá”. Tendo vencido a batalha em que estava, ele passou a ver no deus cristão um caminho para a vitória. A partir de então, a perseguição aos cristãos foi suspensa e a liberdade religiosa foi feita.
Com a fundação de Constantinopla em 328, a ser a sede futura do governo, como uma nova Roma a cidade foi construída, para assegurar a defesa das províncias do oriente. O fato de Constantino deixar o ocidente para colocar a capital no leste, foi descrito por Dante, com tristeza, dizendo     “afim de ceder o lugar ao pastor (o Papa) se fez grego” (Paraíso, XX,57).
Constantino acabou reconhecendo a necessidade de incorporar ao Estado a minoria cristã, resoluta e organizada. De acordo com Santo Agostinho, ele se decidiu         “a edificar uma potência espiritual semelhante ao Império Romano e como a própria filha de Roma”.
O imposto ordinário passou a ser entregue à Igreja, dispensou os padres das taxas municipais, oficializou a autoridade disciplinar e judiciária do clero e construiu muitas igrejas cristãs.
Constantino morreu aos 63 anos, em Nicomedia e foi enterrado na igreja dos Apóstolos em Constantinopla.
A população mais avançada da sociedade humana passou, dessa forma, de uma era de um politeísmo militar, não teocrático, para uma civilização monoteísta. O governo passou a ser local, feudal, de pequenos territórios, coordenados sem violência armada pela fé cristã universal. Essa a fé do catolicismo de Paulo Apóstolo, o pregador dos gentios, uma única fé para todos os povos, para todas as nações.
O catolicismo governou as mentes de toda a Europa ocidental no regime feudal até os anos 1300, socialmente unificando, educando e instruindo com liberdade com sua doutrina a mais adiantada civilização humana no planeta.

AMANHÃ: Imperador Teodósio sai ardente das águas do batismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário