terça-feira, 22 de maio de 2012

0520 03 B S TIAGO evangelista primeiro bispo de Jerusalém mártir da fé


20 DE MAIO. TIAGO:  o amor é dado por Deus, mas essa fé sem as obras é morta

SÃO TIAGO
Saint Jacques, Saint James
(viveu nos primeiros anos da nossa era, no século 1º)

APÓSTOLO CRISTÃO  AUTOR DA EPÍSTOLA SOBRE A GRAÇA DIVINA



A regeneração moral, aperfeiçoamento dos sentimentos e redução do egoísmo

O Catolicismo teve uma ação importante na evolução social da Idade Média: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos e costumes. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento gregário, de associação, e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal. Assim os violentos guerreiros se tornaram Cavaleiros para a proteção da mulher, dos pobres, dos fracos e doentes; ao culto da sua dama e da Mãe de Deus
Verifica-se e fica bem claro na história o papel das doutrinas religiosas no ensino e consagração para a proteção, manutenção e aperfeiçoamento da sociedade humana em nome do sagrado ser superior divino. As doutrinas anti-sociais perturbam e mesmo levam à morte da própria congregação religiosa. Essa é a razão do supremo poder de vida ou de morte da associação humana, suave e sutilmente exercido desde os mais remotos milênios da evolução da espécie. Os sábios sacerdotes de todas, de todas as religiões sentiram a força dessa lei sociológica básica. Regra que obrigou e obriga a todos a eternamente proteger e servir ao grande organismo social humano em nome de seus adorados e poderosos deuses.
Os documentos históricos provam que quem criou a doutrina de salvação da própria nação e de todos os povos foi o filósofo e apóstolo judeu Paulo de Tarso. Fazendo parte da elite intelectual judaica de Jerusalém, era conhecedor da lei de Moisés e conhecedor da cultura grega.
O Calendário Filosófico indica nas suas semanas quatro fases do Catolicismo: na primeira semana os quatro primeiros séculos com seus principais padres fundadores; na segunda semana a instituição política do papado, com Hildebrando, o papa Gregório VII; na terceira os fundadores da vida nos monastérios; na última semana o controle e estímulo da vida moral da população e o surgimento do protestantismo.
A primeira semana tem seu tipo principal em Santo Agostinho como chefe de semana, no domingo que a encerra. O tipo feminino é Santa Mônica, mãe de Agostinho.

Ver em  0520 01 B  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


SÃO TIAGO é o apóstolo autor da Epístola que tem o seu nome, colocada no Novo Testamento Cristão sendo de acordo com a tradição no ocidente, filho de Alfeu, irmão do Senhor, que seria o primeiro bispo de Jerusalém e que teria morrido por lapidação, por apedrejamento. Estudiosos acreditam ser provável que a Epístola seja de uma data menos antiga.
São Tiago tem o nome derivado do latim IACOBUS que tem origem no hebraico YAAKOV ou JACÓ, que significa protegido, assegurado. Tiago resulta da união de Santo com Iago. O nome Iago deu também origem a variações como Diogo, Diego, a Jaime, Jack, James, Jim, Jimm, Giacobbe, Giacomo.
A memória de Tiago registra a elaboração da doutrina do Catolicismo, como cooperador dos divulgadores da narrativa de Paulo de Tarso, formador da religião universal, destinada a todos os povos de todos os países. Assim Paulo transformou uma pequena seita de judeus para judeus na grande religião de toda a Europa, o sistema de educação que formou a mente e os sentimentos da população mais adiantada da espécie humana na Idade Média.
São Tiago reconhece a doutrina de São Paulo da justificação somente pela fé, chamada de “sola fide”. A Epístola insiste sobre sua conseqüência prática: “A fé sem as obras é morta”.
A formação da nova fé como toda religião era um novo sistema geral de educação. A exortação a uma moralidade empírica, prática, seria completamente incapaz para a reorganização moral do mundo romano. Na doutrina da graça de São Paulo na fé no Cristo, a moralidade é um presente ofertado pela divindade. Esse dogma indemonstrável absoluto tornou-se indispensável à Igreja Católica. Mas essa doutrina podia facilmente degenerar no abuso de uma fé inútil sem obras de cooperação no serviço da sociedade e havia necessidade de ser constantemente moderada por meio do controle de seus sábios sacerdotes, em conjunto, ao mesmo tempo, com bom senso popular.
A Epístola de Tiago foi o tipo de correção de abusos apresentado de forma amável e útil.


AMANHÃ: São Cipriano teólogo da nova Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário