sexta-feira, 18 de maio de 2012

0517 B ULPIANO entre os primeiros juristas romanos por seu vasto conhecimento


17 DE MAIO. Ulpiano: a força da cultura jurídica na política do império romano

ULPIANO
Domitius Ulpianus
(data de nascimento não conhecida; morreu no ano 228 da nossa era, em Roma) 0517 B  ULPIANO  entre os primeiros juristas romanos por seu vasto conhecimento


JURISCONSULTO ROMANO FAMOSO POR SEU SABER, BOM SENSO E SEUS TRABALHOS


         A CIVILIZAÇÃO MILITAR
           Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Os guerreiros e estadistas da Grécia antiga, de Roma e de Cartago são lembrados no quinto mês do calendário histórico-filosófico.
São os representantes principais da civilização militar. Mudaram a forma da vida social do modo oriental, teocrático, para os costumes da vida ocidental, mais liberal, com uma vida mais laica, mais humana, ainda com mitologia, mas menos cruel. Os pequenos países viviam em continuada luta contra os visinhos, no ataque e em sua própria defesa, sempre procurando fazer a conquista.
Foi Roma com suas qualidades militares e de administração política que conseguiu a conquista de todo o continente europeu, incorporando por longos séculos os pequenos povos num império de paz e de cooperação.
O resultado foi pela primeira vez uma paz de longa duração num território de grande extensão. Implantou nos povos do Ocidente uma unidade que permaneceu para sempre; deu-lhes a todos a cultura greco-romana; criou as condições para uma civilização homogênea, que veio a ter mais tarde uma religião universal, comum a todo o continente.

Esta quarta semana tem como chefe Trajano, um general vitorioso e estadista, grande como soldado e grande como administrador. Sua vida foi de harmonia e de modéstia, com luxo, mas sem pompa.
Trajano é homenageado no ultimo dia da semana.

Ver o Quadro 0422 01 B do mês de César, a Civilização Militar,  que mostra os grandes homens representantes da criação pelos fortes e capazes latinos romanos de um continente homogêneo, unido e em paz.


ULPIANO tornou-se a maior autoridade entre os jurisconsultos de Roma logo depois de Papiniano, Aemilius Papinianus. Era provavelmente de origem síria, tendo sido professor em Beirute. Ulpiano, junto com Papiniano, fez assessoria jurídica ao Imperador Sétimo, mais tarde tendo trabalhado para os Imperadores Caracala e Heliogabalo.
Foi nomeado governador de Roma pelo Imperador Alexandre Severo no ano 222 de nossa era, exercendo o cargo que Papiniano ocupara 20 anos antes. Depois foi um sábio conselheiro e orientador do Imperador Alexandre Severo.
Ulpiano morreu assassinado pelos guardas pretorianos, da mesma maneira que Papiniano, na vingança promovida pela guarda, devido a cortes de seus privilégios antes garantidos.
Os trabalhos de Ulpiano foram registrados em mais de 50 livros de comentários jurídicos, opiniões e disputas legais. Elaborou livros de normas, tratados e exposição da lei criminal, monografias e outros trabalhos diversos. Suas obras foram reunidas no DIGESTO onde ocupa um terço do compêndio, com quase 2500 extratos de sua autoria.
O estilo de Ulpiano é fácil e puro, caracterizado pela exposição clara da doutrina, de ordem superior, de crítica judiciosa e ordenação lúcida, na forma e na linguagem.
O vasto conhecimento de Ulpiano, seu bom senso e sua imensa obra o colocam entre os primeiros e mais consultados legistas romanos. Papiniano e Ulpiano juntos formam essa grande sucessão de jurisconsultos que substituem, no mundo antigo, os formadores de opinião, ou seja, o Poder Espiritual dos sacerdotes da antiguidade.
A longa série de legistas de Roma se mantém ao longo de seis séculos, desde o tempo de Cícero nos anos 60 antes da nossa era até os anos 560 da nossa era. A força da cultura romana se coloca no desenvolvimento da legislação que assimilou a moral estôica que orienta a educação da mentalidade cívica até a formação do cristianismo.
A lei romana formou a base de todo sistema de jurisprudência da Idade Média e do mundo moderno. Constitui ainda a essência e o modelo do sistema das leis de nosso século.
Todos os tempos, todas as raças se associam para comemorar a sabedoria romana, a simetria, sua autoridade universal e sua elevação moral.


AMANHÃ: Alexandre Severo Imperador casto e religioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário