terça-feira, 27 de setembro de 2011

0927 LESAGE um mestre nas comédias

0927 LESAGE   um mestre nas comédias

27 DE SETEMBRO. Lesage: Com variedade, vida e verdade, está entre os maiores mestres da comédia.

LESAGE
Alain-René Lesage
(nasceu em 1668, em Sarzeau, França; morreu em 1747, em Bolonha, Itália)

GRANDE ESCRITOR TEATRAL SATÍRICO FRANCÊS DE NOVELAS PICARESCAS

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do servo da gleba do feudo, liberdade do trabalhador, do povo, com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve na modernidade um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente. É o sinal da potente capacidade da natureza humana para criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas.
Esta terceira semana tem como chefe Molière, no domingo que a encerra. Contém os grandes cômicos, mestres do teatro satírico dos costumes. Entre os doze nomes somente dois são autores de peças de teatro. Em comparação, entre os poetas antigos no mês de Homero, há quatro autores de comédia. No mundo moderno a comédia de costumes passou do teatro para o romance.

Ver em 0910 1 O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


LESAGE nasceu em Sarzeau perto de Vannes, em 1668. Seu pai era um tabelião abastado. Ele ficou órfão quando ainda era criança, aos 14 anos e um tio maldoso dissipou sua pequena fortuna. Ficou sempre bastante pobre. Foi educado pelos jesuítas no Colégio de Vannes, que deixou com a idade de 18 anos. Em seguida estudou Direito em Paris.
Lesage iniciou a trabalhar na advocacia com certo sucesso. Casou-se aos 26 anos em 1694 com uma jovem parisiense, Marie-Elisabeth Huyard, bela, mas sem fortuna. Resolveu deixar a advocacia para dedicar-se à literatura para viver.
Até perto dos 40 anos, Lesage trabalhou na modéstia e pobreza, um grande número de peças, de histórias e de traduções sem originalidade nem mérito.
Ele encontrou no Abade de Lyonne um protetor que chamou sua atenção para a literatura espanhola. Recebeu dele uma pensão, com ele aprendeu a língua espanhola e conheceu o teatro da Espanha.
As primeiras peças de Lesage eram adaptações de modelos do teatro espanhol. A comédia Crispin, Rival de Son Maître, Crispin, Rival de Seu Mestre, foi um sucesso adaptado, colocado em cena em 1707 pelo Teatro Francês. Sua peça em prosa Le Diable Boiteux, O Diabo Manco, fez grande sensação. Foi inspirada pela peça El Diablo cojuelo de Vélez de Guevara, mas Lesage a tornou de fato original e francesa, desenrolada no ambiente da sociedade de Paris.
A companhia de representações populares Thèâtre de la Foire deu a Lesage uma grande liberdade como autor. Para ela Lesage compôs mais de 100 comédias de revista. Com esse sucesso, chegou a ser considerado o sucessor de Molière.
A excelente comédia de costumes Tucarret seguiu-se em 1709. Sua grande obra Gil Blas que apareceu primeiro em 1715, não foi completada senão em 1735.
Lesage continuou a produzir um número imenso de peças, de óperas cômicas e de histórias. Ao envelhecer, ele se retirou pobre, vacilante e surdo para Bolonha, onde seu filho era importante cônego. Ele morreu em 1747 com a idade de 80 anos.
A sua obra principal, Gil Blas de Santillane tem sua leitura recomendada até hoje. É uma das mais brilhantes pinturas da vida que a literatura moderna pode mostrar. A história é admiravelmente variada e natural. O desenvolvimento do caráter do Gil Blas é o que há de mais habilidoso em toda a obra.
A novela é uma das primeiras do gênero realista. É a história da educação e das aventuras de um inteligente jovem à medida que ele progride de um professor para outro. No serviço do falso médico Dr. Sangrado, ele opera os doentes pobres e logo alcança o recorde de seu mestre, ou seja, de 100 por cento de mortes. No serviço de Don Mathias, um famoso sedutor, ele também aprende logo a igualar e ultrapassar seu professor. O genial espírito de Gil Blas produziu um efeito civilizador na tradição picaresca. Ao contrário das novelas do gênero, ela tem um final feliz, já que Gil Blas resolve se casar e passar para uma tranqüila vida de agricultor.
Em variedade, em vida e verdade, Lesage se coloca entre os maiores mestres da comédia da natureza humana.


AMANHÃ: A descrição da grande comédia humana em estilo simples e vivo: Madame de Staal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário