sábado, 10 de setembro de 2011

0910 1 QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE O DRAMA MODERNO

10 DE  SETEMBRO.: A Estética, as artes da linguagem, do sentimento e da expressão É parte da Filosofia. A emoção é o motor da atividade.

O Calendário Filosófico consagra dois meses do ano à Estética. O mês de Shakespeare é dedicado ao Drama Moderno O outro mês é o de Dante com o nome de Epopéia Moderna. A palavra Drama, bem como o nome de Epopéia é usada aqui com uma larga extensão, que compreende tanto o romance, que pinta caracteres, como a música, como propriamente o teatro, o drama. A demarcação entre a epopéia e o drama não recebe uma nítida distinção. Rabelais, Cervantes e Swift foram colocados na epopéia, enquanto Lesage, Fielding e Sterne estão colocados aqui, no mês do drama.
A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do servo da gleba do feudo, liberdade do trabalhador, do povo, com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve na modernidade um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente. É o sinal da potente capacidade da natureza humana para criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas.
As semanas deste décimo mês do calendário mostram os representantes de todos os países. Aqui estão dez romancistas e treze compositores musicais. Dos vinte e quatro nomes somente vinte são de autores dramáticos.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer QUE É
O quadro concreto da preparação humana
SHAKESPEARE  O  DRAMA  MODERNO
LUNEDIA=segunda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum; à direita, anos bissextos.
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário