sábado, 10 de setembro de 2011

0910 2 SHAKESPEARE O DRAMA MODERNO

10 DE SETEMBRO. Shakespeare e o DRAMA MODERNO: O mês dedicado à Estética na modernidade.

SHAKESPEARE
William Shakespeare ou Shakspere, O Bardo  de Avon,  O Poeta de Avon
(nasceu em 1564 em Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra; morreu na mesma cidade em 1616)

O MAIOR AUTOR DRAMÁTICO DA MODERNIDADE, ATOR, PRIMEIRO DOS POETAS INGLÊSES

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana
depois da Idade Média, pelo conhecimento que prepara a nova civilização industrial moderna.


O maior representante do teatro, ou seja, do drama, na modernidade é Shakespeare. Neste mês ele é homenageado como pertencendo a uma elite dos maiores tipos humanos da história. A arte durante a Idade Média se fazia somente dentro das igrejas, sob a direção do sacerdócio católico. Com o fim do feudalismo e com a secularização dos costumes, a atividade de formação da opinião começou a se livrar do controle dos religiosos. É a transição da civilização cristã e feudal para uma nova civilização moderna, pós medieval. As obras de arte, que eram relativas aos deuses, passaram a ensinar a compreender os homens, os problemas humanos.
WILLIAM SHAKESPEARE nasceu em Stratford, onde seu batismo foi registrado em 26 de abril de 1564 na igreja da Santíssima Trindade.
Alguns poucos fatos de sua vida fora dos palcos não passam de simples fragmentos. Mas é certo que foi tinha uma natural amabilidade e bom humor que o fazia muito estimado.
Ele passou sua juventude na região em que nasceu. Seu pai, John Shakespeare, era legislador municipal da cidade e proprietário. Sendo um nobre, recebeu do Colégio de Heráldica, em 1569, o direito do uso de armas e brasão. Sua mãe, Marie Aderem, descendia de uma antiga e honrada família do condado.
Shakespeare, em 1582, com 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, filha de um proprietário da região. Cinco anos depois, em 1587, foi tentar a sorte no teatro, em Londres. Já em 1592 era conhecido como ator e autor de talento. No ano seguinte ele publicou seu poema VENUS E ADONIS, dedicado ao conde de Southampton. Nessa época ele compôs vários de seus grandes SONETOS. Essas poesias parecem ser autobiográficas; em certo trecho deixa aparecer a história de um amor ilegítimo. Falam de lembranças esparsas que se referem à prosperidade e à poesia.
Os vinte anos que se passam entre 1590 e 1610 foram de produção e de colheita: nos 10 primeiros anos ele compôs principalmente peças históricas e comédias. Nos dez anos seguintes produziu tragédias. Muitas das peças criadas por Shakespeare, senão todas, foram representadas na corte do rei, ele sendo um dos comediantes oficiais.
Ele foi sócio do teatro, com que ganhou o necessário para comprar em Avon, em 1597, uma propriedade. Foi em Stratford-upon-Avon que viveu como um nobre liberal. Lá morreu em 1616, com 52 anos, sendo enterrado na igreja paroquial.
Em 1623 seus colegas, os atores Heminge e Condell reuniram todas as suas peças, na maioria manuscritas, e as publicaram. Na página de rosto foi impresso um retrato de Shakespeare em gravura de Droeshout. Essa estampa e o busto colocado na igreja local são as efígies mais autênticas do poeta. Mas o reconhecimento completo de suas criações extraordinárias só foi feito nos anos 1800, no século 19.
As peças de Shakespeare examinam com sutileza como as falhas nas personalidades principais que levam quase sempre à sua própria destruição. Podem ser faltas por ambição e indecisão, por irresistível ciúme, por impulsividade infantil ou por egoísmo sem escrúpulos, o que torna a apresentação teatral uma pesquisa profunda da natureza psicológica humana.
As situações provocam na assistência uma forte emoção, por sua linguagem poética, por sua trama habilmente colocada e, ao mesmo tempo, apresenta uma perfeita e madura narrativa filosófica.
A atraente mas forte representação não deixa ver sua mensagem revolucionária na mudança da filosofia feita pelo artista. O modo de pensar antigo, da Idade Média, é posto de lado, para formar a nova doutrina da civilização moderna, humanista e leiga, sem criar hostilidade com os dogmas antigos.
Com a grande criatividade de Shakespeare ele se tornou o poeta nacional da Inglaterra e é considerado o maior autor dramático de todos os tempos. Suas peças são hoje as mais freqüentemente representadas e em mais teatros ao redor de todo o mundo, não apenas nos países de língua inglesa, mas em terras e em idiomas jamais sonhados por Shakespeare.

AMANHÃ: Histórias antigas tomam nova vida no palco: MORETO (Agustin Moreto y Cabaña).



Nenhum comentário:

Postar um comentário