quarta-feira, 21 de setembro de 2011

0921 METASTÁSIO encanto na ternura e emoção

21 DE SETEMBRO. Metastásio: O único poeta criador que encanta pela ternura e pela emoção.

METASTÁSIO
Pietro Antonio Domenico Bonaventura Trapassi
(nasceu em 1698, em Roma; morreu em 1782, em Viena, Áustria)

POETA DRAMATURGO  E LIBRETISTA ITALIANO

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do servo da gleba do feudo, liberdade do trabalhador, do povo, com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve na modernidade um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente. É o sinal da potente capacidade da natureza humana para criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas.
Nesta segunda semana são lembrados os representantes do progresso coletivo na classe dos dramáticos puros, grandes sucessores de Shakespeare, de Lope de Veja a Goethe. São os criadores do drama de imaginação que nos representa um mundo ideal povoado de seres fictícios. Goethe, o autor do Faut, mostrou um elevado vôo de imaginação. A chefia da semana é de Corneille, no último domingo.

Ver em 0910 1 O Quadro do Mês de Shakespeare, O Drama Moderno, com os grandes tipos representantes da evolução social do mês.


METASTASIO, filho de Trapassi d’Assise, um militar a serviço do papa, nasceu em Roma em janeiro de 1698.
Com apenas 10 anos o talento surpreendente que ele mostrava para a improvisação poética chamou a atenção de Vincent Gravina, eminente jurista e letrado que o adotou. Gravina fez com que ele tomasse o nome de Metastásio, a tradução para a língua grega do nome Trapassi.
Gravina deu a melhor educação a Metastásio e deixou-lhe toda sua fortuna. Aos 15 anos de idade, o jovem Metastásio escreveu um drama no modelo de Aristóteles; aos 20 anos seu protetor morreu. Mas logo uma cantora, Maria Bulgarini teve influência em sua arte. Com sua ajuda ele aperfeiçoou muito a ópera moderna.
A sua primeira tragédia lírica, Didon, foi representada com sucesso em 1724, quando tinha 26 anos. Em 1730, já sendo famoso, o imperador Charles VI da Áustria o convidou a ir para Viena com o título de poeta imperial e com altos honorários. Ali ele viveria por 52 anos na casa de seu amigo Martines, produzindo uma série de dramas, óperas, oratórios e de cantatas.
Metastásio em Viena recebia honrarias da corte e aplausos do público. Teve uma vida ininterrupta de prosperidade, de riqueza e de glória. Ele recusava todos os títulos, de medalhas, da coroa poética no Capitólio de Roma. Morreu com a idade de 84 anos depois de uma vida de paz e de sucesso continuado.
Várias das peças de Metastásio são recomendadas para leitura. A respeito do que o indivíduo fica devendo à sociedade, tanto na infância como na vida adulta e sobre a vida na coletividade, numa de suas obras principais, Clemência de Tito, pode-se ler:

So che tutto è di tutti; e che nè pure
Di nascer meritó chi d’esser nato
Crede solo per se.

Em português:
Sei que tudo é de todos e que nem sequer foi digno de nascer quem acredita que nasceu só para si.
            Em Clemência de Tito, drama, ato 2 cena 10.

É no estudo da sociologia científica que se pode descobrir como a vida humana se faz em torno desse grande organismo universal, a sociedade humana, fonte e destino de nossa vida, que suavemente nos guia, nos orienta e nos oferece a sabedoria em todos os aspectos da existência.
A arte de Metastásio mostrava uma poesia sonora, que se adaptava ao canto. Por isso, suas obras se tornavam LIBRETOS, os textos que eram cantados nas óperas de sua época. Suas obras foram musicadas por mais de 30 compositores diferentes, entre eles Porpora, Haendel, Gluck e Mozart.
Metastásio é considerado pelos críticos o único poeta de coração, o único criador que pode encantar, ao mesmo tempo pela harmonia, tanto poética como musical. Ele tinha um encanto particular e uma melodia do estilo, uma grande habilidade dramática e uma graça de ternura e de emoção.


AMANHÃ: A elevada função da poesia como um sacerdócio da arte: SCHILLER.


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