quarta-feira, 14 de setembro de 2011

0914 LESSING teatro do filósofo do iluminismo


0914 LESSING  teatro do filósofo do iluminismo

14 DE SETEMBRO. Lessing: Precursor dos grandes poetas clássicos da Alemanha.

LESSING
Gotthold Ephraim Lessing
(nasceu em 1729, em Kamenz, Alemanha; morreu em 1781, em Brunswick, Alemanha)

FAMOSO ESCRITOR TEATRAL ALEMÃO POETA FILÓSOFO DO ILUMINISMO

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do servo da gleba do feudo, liberdade do trabalhador, do povo, com o desenvolvimento da indústria e do comércio.
Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve na modernidade um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente. É o sinal da potente capacidade da natureza humana para criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas.
A primeira semana compreende os autores dramáticos puros, os grandes sucessores de Shakespeare, desde Lope de Veja a Goethe. Nessa classe se encontram criadores do drama de imaginação que nos representam um mundo ideal povoado de seres fictícios. O chefe de semana é Calderon.


LESSING era filho de um respeitado pastor luterano, com uma família numerosa. Foi educado para seguir a profissão de seu pai. Mas quando estudava em Leipzig, manifestou a paixão pelo teatro, para tristeza de seus pais. Aos 20 de idade entrou na carreira literária, que no fim da vida se tornou uma luta desesperada contra a miséria.
Em 1741 Lessing foi para a conhecida escola Fürstenschule em Meissen, onde tornou-se um leitor habitual. Ele era dedicado e inteligente, aprendendo a língua grega, o latim e o hebraico. Sua admiração pelas peças teatrais dos autores latinos Plautus e Terênce estimulou sua ambição de também escrever comédias.
Em 1746, aos 17 anos, entrou para a Universidade de Leipzig para o estudo da teologia. Mas seu grande interesse era em literatura, filosofia e arte.
Logo em 1748 Lessing escreveu a comédia O Jovem Estudante, Der Junge Gelehrte, uma sátira contra os intelectuais arrogantes, superficiais e inseguros. Com ela ele fazia rir de sua própria mania livresca. Logo escreveu outras comédias sobre as fraquezas humanas como o preconceito, a intolerância, a incerteza, a avareza, o jogo, a intriga, hipocrisia, corrupção, frivolidade.
Numa das comédias, Die Juden, Os Judeus, Lessing elogia a nobreza de caráter, num choque a favor da tolerância em relação aos judeus, que ainda eram obrigados a viverem separados de guetos.
Ele foi para Berlin em 1748, onde passou a fazer traduções para o alemão do francês e do inglês de livros históricos e filosóficos. Também se dedicou à crítica e à revisão do lançamento de livros.
Como crítico, sua grande contribuição foi livrar o teatro das noções artificiais francesas que dominavam, então, a dramaturgia alemã. Lessing se apresentava como um “Atleta Sagrado”, que gostava de entrar em luta contra os intelectuais arrogantes. Seus ensaios estimularam a literatura alemã e combateram o dogmatismo conservador. Defendeu a tolerância em tudo e a procura permanente da verdade.
De fato ele era apaixonado pela liberdade pela verdade e seu enérgico caráter era orientado pela lógica e disciplinado pelo estudo inteligente da literatura antiga e moderna, no desejo de resultados sólidos comprovados pela razão.
Os escritos de Lessing são de um seu estilo incisivo e simplicidade de argumentação. Em suas Rettungen, Reivindicações, ele, em quatro ensaios, procura defender a liberdade de pensadores como Cochlaeus e Cardano, que foram injustamente acusados e perseguidos.
Possuindo uma larga erudição, ele não deixava de se apoiar em regras naturais e humanas. Sempre manteve o hábito de trocar opiniões com todos os seus compatriotas, em especial com os atores e os militares.
Lessing ao se esforçar para tirar da nova literatura alemã da dominação estrangeira, não era movido por um sentimento de patriotismo estreito. Ele fazia apelo a seus companheiros não só como alemães, mas também como seres humanos. Ele foi um dos primeiros a revelar o teatro do inglês Shakespeare no país.
Mas não havia razão de acusá-lo de sentimentalismo exagerado, numa época de revolução de costumes e independência religiosa, com o fim do feudalismo e com a secularização. Lessing foi o precursor dos grandes poetas clássicos da Alemanha, embora se recusasse a usar o nome de poeta.
No seu drama Nathan der Weise ele coloca em cena o islamita, o judeu e o cristão numa peça teatral que contém noções de teologia e de filosofia, combinando seriedade ética com toques cômicos. Nela Lessing torna clara a igualdade ética das três grandes religiões. E mostra que a verdadeira religião humana é a religião do amor, sem preconceitos e devotada ao serviço da humanidade.

AMANHÃ: Os dolorosos enganos e sofrimentos da dúvida na modernidade: GOETHE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário