sábado, 25 de junho de 2011

0625 CHARLES MARTEL

25 DE JUNHO: Salvação da Europa do domínio dos mouros: Charles Martel no calendário histórico.

CHARLES MARTEL
Carolus Martellus Carlos Martelo, Karl Martell
(nasceu no ano 688 da nossa era; morreu no ano 741, em Quierzy, no rio Oise, na França)

REI DOS FRANCOS VENCEDOR DOS INVASORES DO NORTE E DOS MOUROS EM POITIERS

Quais foram as grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana?
Duas forças coordenadas caracterizam a história da Idade Média: uma católica ou religiosa e a outra feudal ou cavalheiresca. De sua atuação resultou:
1. Purificar e disciplinar as mais fortes paixões do homem, sobretudo a desumanidade, o orgulho e os apetites sensuais.
2. Teve como conseqüência elevar a condição da mulher.
3. Fez a proteção do fraco, honrar a nobreza do caráter, elevar a natureza humana.
4. Suprimiu a guerra universal e transformou a guerra de conquista em guerra defensiva.
5. Estabeleceu os governos verdadeiramente locais com o acordo do dever recíproco, em vez da submissão a um império centralizado.
6. Suprimiu a escravidão geral na população e fundou o trabalho livre.
Os três primeiros resultados foram principalmente tarefa da Igreja Católica, com a Cavalaria participando na elevação das mulheres.
Os três últimos progressos foram principalmente obra do feudalismo junto com a religião.
Foram nove séculos de avanços, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com um heroísmo e uma dedicação admiráveis.

As duas primeiras semanas estão representadas por militares.
Na segunda semana o tipo principal é Godofredo de Bouillon, herói da primeira cruzada. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0618 1   O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.


Temos muitos tipos eminentes entre os militares da cavalaria medieval, modelos do heroísmo guerreiro inspirado pelo catolicismo. São soldados de valor que salvaram a civilização do ocidente da Europa contra inimigos fortes e ferozes. Salvaram a sabedoria elaborada por muitos séculos possuidora do conhecimento mais adiantado do planeta.
CARLOS MARTELO era filho natural de Pepino de Herstal, fundador da dinastia Carlovíngia. Com a morte de Pepino em 714, ele foi excluído da sucessão do pai e encarcerado pela esposa para proteger o próprio neto.
Carlos escapou da prisão e se colocou à frente dos francos da Austrásia, na parte oriental do reino. Depois de várias campanhas, ele conseguiu reorganizar o país e se colocar como seu único chefe. Carlos era de grande estatura, de porte hercúleo, por natureza duro como um martelo e de aparência feroz.
O chefe dos francos passou à guerra de conquista e colocou seu país senhor da Aquitânia e Francônia, da Suábia, da Bavária e do Saxe.
A grande glória de sua vida foi a vitória decisiva sobre os mouros da Espanha. Os muçulmanos conquistaram a península ibérica desde o ano 711. Dois anos depois, se lançaram sobre a Gália e se estabeleceram sobre as bordas do mar Mediterrâneo. Em vinte anos eles tinham invadido o país até o Loire. Durante todo o verão de 732, Charles trabalhosamente reuniu suas tropas desde o mar do norte e a floresta negra até o canal da Mancha e o golfo da Gascônia no sudoeste da França.
O encontro com o exército dos mouros foi no platô vizinho de Poitiers, em outubro de 732. A sorte da Europa e da cristandade, como se considera até hoje, dependia do resultado dessa luta. Por sete dias os dois exércitos se colocaram frente a frente, em combates parciais. Ao fim do oitavo dia,a cavalaria dos árabes se precipitou em massa sobre as linhas cerradas dos francos, aos gritos de Allah Akbar. O dia todo foi de luta continuada. A noite colocou fim à carnificina em que morreu o líder árabe Abd-ar-Rahman, emir da Espanha e o resto das forças dos mouros se lançou em fuga. A invasão da Europa pelos árabes, que aterrorizava a Cristandade então teve fim.
Carlos completou sua vitória em Poitiers estabelecendo a autoridade dos francos sobre toda a Gália. Estava disposto a ir à Itália, convidado pelo papa Gregório III, quando a morte o surpreendeu em outubro de 741.
Carlos Martelo foi sob todos os aspectos o modelo de seu possante neto Carlos Magno. Foi um vencedor como organizador da vitória. Seu neto, o poderoso Carlos Magno, seguiu o seu exemplo na guerra, acrescentando a essa virtude o respeito pela cultura intelectual e pela religião.
As necessidades de suas guerras, de sua autoridade, mais do que sua ambição, o conduziram a se apropriar muitas vezes dos bens da Igreja Católica. Por causa disso, os eclesiásticos da Itália o denunciaram com amargura, o que foi relatado até na poesia por Dante.
A glória de Charles Martel foi a salvação da Europa do domínio dos mouros, estancando a torrente de invasão dos muçulmanos pelo sul da Europa e dos pagãos pelo norte. A essa glória se soma a formação dos fundamentos do império franco da Idade Média.

AMANHÃ: El Cid na época de ouro da cavalaria da Idade Média.



Nenhum comentário:

Postar um comentário