terça-feira, 21 de junho de 2011

0620 OTON O GRANDE

20 DE JUNHO: Oton o maior dos primeiros imperadores do Sacro Império Romano.

OTON O GRANDE
Othon-le-Grand, Othon I de Saxe, Otto the Great, Otto der Grosse
(nasceu no ano 912 da nossa era; morreu em 973, em Memleben, Thuringia, Alemanha)
REI DA ALEMANHA, SACRO IMPERADOR ROMANO PARA CULTURA E PACIFICAÇÃO

Quais foram as grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana?
Duas forças coordenadas caracterizam a história da Idade Média: uma católica ou religiosa e a outra feudal ou cavalheiresca. De sua atuação resultou:
1. Purificar e disciplinar as mais fortes paixões do homem, sobretudo a desumanidade, o orgulho e os apetites sensuais.
2. Teve como conseqüência elevar a condição da mulher.
3. Fez a proteção do fraco, honrar a nobreza do caráter, elevar a natureza humana.
4. Suprimiu a guerra universal e transformou a guerra de conquista em guerra defensiva.
5. Estabeleceu os governos verdadeiramente locais com o acordo do dever recíproco, em vez da submissão a um império centralizado.
6. Suprimiu a escravidão geral na população e fundou o trabalho livre.
Os três primeiros resultados foram principalmente tarefa da Igreja Católica, com a Cavalaria participando na elevação das mulheres.
Os três últimos progressos foram principalmente obra do feudalismo junto com a religião.
Foram nove séculos de avanços, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com um heroísmo e uma dedicação admiráveis.

As duas primeiras semanas estão representadas por militares. Na primeira o tipo principal é o rei Alfredo o Grande, no domingo que encerra a semana.



Otto era filho primogênito de Henrique o Passarinheiro, rei da Alemanha do ano 920 a 936. Em 936, com 24 anos, sucedeu a seu pai no trono da Alemanha. Com habilidade e com uma serie de guerras vitoriosas conseguiu em quinze anos colocar sua soberania sobre toda a Alemanha, tendo derrotado todos os seus rivais do interior do país e todos os seus inimigos do exterior. Ele forçou Luis de França e os rei de Burgundy e da Boêmia a reconhecerem seu governo.
A filha do rei de Burgundy, Adelaide (Adelheid), então viúva do rei Lotário, em 951 convidou Oton para protegê-la das cruéis perseguições de Berenger, rei usurpador do trono da Lombardia. A política e o cavalheirismo se uniram para levar o rei Otto a ajudá-la. Ultrapassando os Alpes com forças irresistíveis, ele libertou a bela princesa que tinha então 20 anos de idade. Casou-se com ela e foi coroado como rei Lombardo em Pávia.
Novas revoltas ocorreram então na Alemanha contra Otto já que tanto os alemães como os italianos não aprovavam a tomada de uma coroa italiana. Otto reabilitou Berenger na condição de seu vassalo, e durante os quatro anos seguintes ficou absorvido para a defesa de sua autoridade na Alemanha.
No ano de 954 ele venceu os eslavos da Boêmia e em 955 colocou-se a frente de um grande exército para impedir a invasão dos húngaros. Na memorável batalha de Lechfeld, perto de Augsburg, ele derrotou o exército magiar 22 anos depois da vitória de seu pai em Merseburg. Assim salvou a Europa de um inimigo cruel e sempre presente, que vinha aterrorizando durante os últimos 70 anos.
Devido a suas vitórias, toda a Itália tinha Otto como um novo Carlos Magno. O papa João XII enviou embaixadores para que o grande rei da Alemanha fosse a Roma. O papa sagrou Otto solenemente como Imperador no ano de 962, aos 50 anos de idade. O novo império abrangia a Alemanha e o norte da Itália. Mas Oton era bem menos partidário da Igreja Católica do que foi Carlos Magno e possuía mais um título vazio do que uma autoridade real.
Oton era de fato o soberano absoluto da Alemanha e o chefe completo do papado. Tão logo Oton deixou Roma, o pérfido papa João XII organizou uma conspiração contra ele. Oton voltou a Roma e, reunindo um concílio na igreja de São Pedro, depôs solenemente o mais infame de todos os papas como sucessores do apóstolo Pedro.
Nos anos seguintes Oton ficou empenhado na Itália nas intermináveis intrigas dos príncipes italianos, nas insurreições do povo romano e nas traições e ambições na sucessão dos papas de 932 a 966. O seu filho Oton foi coroado Imperador no ano 968, tomando em casamento a princesa Teofano, filha do Imperador Bizantino. Oton voltou à Alemanha para reprimir de novo insurreições dos eslavos. No ano de 972 ele foi homenageado pelos reis da Boêmia e da Polônia numa brilhante dieta, em reunião política.
Otto morreu no ano de 973, no mais alto ponto de sua prosperidade e de sua glória, tendo 61 anos de idade.
Ele foi, depois de Carlos Magno, o maior dos primeiros imperadores do Sacro Império Romano. Após um longo intervalo, por seu caráter, sua política e seus sucessos foi um segundo Carlos Magno. Grande e vitorioso guerreiro, ele protegeu a Alemanha contra os eslavos ao nordeste e contra os magiares ao sudeste. Ele fez crescer e progredir as cidades, favoreceu a civilização, a ciência e o estabelecimento das leis. Fundou muitas escolas, manteve a paz e sufocou a guerra civil e a insurreição com mão implacável. Seu grande mérito foi ajudar a Igreja Católica e o papado se livrarem do aviltamento em que caíram durante os anos novecentos, o século décimo da nossa era.

AMANHÃ: Santo Henrique rei católico protetor e filho obediente da Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário