sábado, 4 de junho de 2011

0604 SÃO BENTO

04 DE JUNHO S. Bento: Os monastérios como refúgio de paz e de trabalho contra as perseguições.

SÃO BENTO
São Benedito, Saint Benoit, Saint Benedict of Nursia
(nasceu no ano 480 da nossa era, em Nursia, Lombardia, Itália; morreu em 547, em Abruzes, Itália)
FUNDADOR DAS ORDENS MONÁSTICAS NO OCIDENTE, EVANGELIZADOR DA EUROPA MEDIEVAL

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um libertador e redentor da nação dos judeus.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. Nunca ocorreu, em todo mundo, a libertação do Poder Espiritual em relação ao Poder Temporal. Desse modo se completa a instituição política liberal da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando, como papa Gregório VII.
Na terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da força moral durante a priemeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, pode ser empregada.
A semana se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


A vida dos monges católicos no ocidente foi gradualmente organizada e disciplinada e tornou-se, através dos séculos, um instrumento fundamental na política religiosa do catolicismo romano.
A separação da família e dos amigos que os monges sofrem, suas penitências, sua abstinência, nos parecem, hoje, modos estranhos de vida. Mas em muitas religiões, a vida reclusa foi aceita como afirmação de fé e como forma de ensino.
Nas suas melhores épocas, os monastérios foram, na verdade, na Europa do ocidente, moradas veneradas da piedade religiosa e da paz, do trabalho e da ciência, da hospitalidade e da caridade. Eram lugares respeitados, construídos no meio de guerras ferozes e cruéis. Foram os monges o refúgio contra as perseguições e foram exemplos do trabalho voluntário e também o centro da atividade das missões religiosas. Eles converteram ao catolicismo a Europa ocidental. Mais tarde, eles serviram de escola para a educação do clero secular, mantendo o celibato, que foi a condição vital da eficácia sacerdotal no catolicismo. Nos espíritos de elite, produziam o sentimento meditativo, onde tudo era consciência e ternura de sentimentos.
De todas as ordens monásticas, a ordem dos beneditinos era a mais numerosa e cabe a São Benedito a honra de introduzir a regra dos monges na cristandade do ocidente.
Bento nasceu de família nobre, em Nursia, ducado de Spolete, no reino dos Lombardos, na Itália central. Era o tempo conturbado da queda do império romano. Nos primeiros anos estudou em Roma. Retirou-se para viver em retiro numa caverna perto de Subiaco, por 3 anos.
Com 30 anos foi nomeado abade do convento vizinho de Vicovaro, em torno do qual ele fundou doze pequenas comunidades de monges. Depois, com seus jovens discípulos São Mauro e São Plácido, se refugiou no monte Cassino, nos Abruzzes. No local fez o monastério que se tornou o mais famoso de todos. Ali ele compôs sua REGRA, que se difundiu logo dentro da igreja do ocidente e que formou o tipo geral da disciplina monástica.
As condições exigidas nesse admirável monumento do espírito construtor do catolicismo eram: 1. os votos perpétuos; 2. a obediência absoluta; 3. a prática do trabalho.
“A preguiça é a inimiga da alma”, dizia São Bento.
O modo geral da REGRA de São Bento era sensato e, sobretudo, era afetuoso, como mostram as palavras por que ela começa:
        “Empreste a orelha, meu filho, aos preceitos do mestre”.
São Bento morreu em 543 e seu túmulo ficou ao lado do túmulo de sua irmã Santa Escolástica, uma freira, sob o grande altar do mosteiro de monte Cassino.
A grande fama de São Bento, cercando a sua memória de uma auréola, comprova a beleza de sua alma e corresponde ao doce sentimento que seu nome inspira.
A vida dos conventos correspondeu a um grande reservatório da força moral na primeira parte da Idade Média, capaz de manter a continuidade e o crescimento do poder religioso do catolicismo.
Assim, a doutrina católica triunfante chegou a seu apogeu, dirigindo todas as nações da Europa do ocidente. O continente unificado e em paz, foi o berço em que se formou a civilização da Idade Média, fonte da sociedade da Europa do ocidente, a mais adiantada do mundo, tanto nos costumes, como na ciência e como na indústria.
Vemos o quanto devemos aos nossos antepassados, que são do nosso sangue, gente como a gente. Apenas viveram eles muitos séculos antes, trabalhando embaixo das maiores dificuldades.
Podemos ver, então, de onde viemos e para onde vamos.


AMANHÃ: São Bonifácio e seu apostolado na Europa.


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