sábado, 4 de junho de 2011

0605 SÃO BONIFÁCIO MISSIONÁRIO NA ALEMANHA

05 DE JUNHO. São Bonifácio: O apostolado europeu.

SÃO BONIFÁCIO
Boniface Saint, Bonifatius em latim, Winfried, Wynfrid, Wynfrith
(nasceu cerca do ano 675, em Crediton, Devonshire, Inglaterra; morreu no ano 754, em Dokkum, Frisia, hoje nos Países Baixos)
MISSIONÁRIO E REFORMADOR CATÓLICO INGLÊS APÓSTOLO PARA A ALEMANHA

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um libertador e redentor da nação dos judeus.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. Nunca ocorreu, em todo mundo, a libertação do Poder Espiritual em relação ao Poder Temporal. Desse modo se completa a instituição política liberal da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando, como papa Gregório VII.
Na terceira semana são indicados os fundadores da vida nos mosteiros, que foi o grande reservatório da força moral durante a priemeira parte da idade média. Note-se, pela vida de São Bernardo que preside a semana e pela vida de São Bento que a começa, com que eficácia essa força, desse modo colocada em reserva, pode ser empregada.
A semana se encerra no domingo, com a biografia de seu tipo mais eminente, São Bernardo.

Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


De grande valor foi o resultado do apostolado de São Bonifácio para a colocação da Igreja Católica como poder educador, religioso e político na Europa, para todos os seus povos e todas as suas nações.
Com o comando único do poder moral do papa é que foi possível a formação homogênea, por igual em todas as nações, na Europa do ocidente, da nova civilização medieval, criadora da progressista civilização moderna, como a mais adiantada do mundo.
Bonifácio foi um missionário e reformador, importante na introdução do catolicismo na Alemanha e na França. Ele unificou o trabalho missionário, colocando o movimento debaixo do governo do papa. Teve grande influência no progresso religioso, político e intelectual da Europa por muito tempo ao longo da Idade Média.
Nasceu Bonifácio de uma família nobre em Crediton, em Devonshire, na Inglaterra. Tornou-se monge beneditino em Exeter e depois em Nursling. Sua missão entre os germânicos pagãos, como os Hessois, Turingianos e outros, começou no ano 715, quando tinha 35 anos. Sua ação missionária durou 40 anos, até sua morte em 754, aos 75 anos.
O papa nomeou como Bispo Missionário em 723, aos seus 43 anos. E o papa trocou o seu nome de Wynfried para o nome de Bonifácio. Entregou-lhe cartas de apresentação a governantes como o rei dos francos, Charles Martel e a outros, cuja proteção seria de importância para a sua tarefa de ensino e pregação.
Bonifácio organizou a igreja na Baviera, estabelecendo quatro bispados. Sua pregação teve tão longo efeito político que o seu trabalho religioso preparou o caminho para a final incorporação do país no Império Carolíngio.
Ele foi colocado como arcebispo de Mains em 751, aos 71 anos de idade. Contou sempre com a colaboração de Charles Martel e fez a reforma do clero do império franco. O valente idoso, aos 73 anos, no ano de 753 obteve a permissão do papa para que deixasse o arcebispado para voltar ao trabalho missionário com os bárbaros pagãos. Dois anos depois, sofreu o martírio, morrendo pelas mãos de pagãos Frísios, que o mataram quando ele lia as Escrituras para seus neófitos no domingo de Pentecostes.
Bonifácio tinha pedido que fosse enterrado em Fulda, no monastério que ele tinha confiado a seu discípulo Sturmi, da Bavária.
Seu corpo jaz um magnificente sarcófago barroco.
A longa carreira missionária de São Bonifácio mostra duas características:
1. A sua submissão permanente ao papa. Ao receber sua nomeação como bispo, ele prestou juramento de fidelidade à fé católica e ao papa “sobre o corpo de São Pedro” em Roma. Depois do primeiro Concilio que ele reuniu na Alemanha, enviou sua profissão de fé nos mesmos termos. Não era possível submeter mais formalmente a nova Igreja e as novas nações cristãs à autoridade pontifical.
2. As relações diplomáticas de Bonifácio com a Corte dos reis francos. Em 741 ele pediu, sem sucesso, a Charles Martel que ajudasse o papa contra os Lombardos. Em 751, ele negociou, em Roma, a missão decisiva que teve por resultado a consagração da dinastia Carlovíngia e a instituição do papado como um poder internacional.
Bonifacio mostra os obstáculos vencidos por nossos antepassados para, pouco a pouco, realizar o progresso da sociedade humana em sua prolongada escalada do progresso. Podemos, então, ver de onde viemos e para onde vamos.


AMANHÃ: Santo Isidoro de Sevilha



Nenhum comentário:

Postar um comentário