terça-feira, 14 de junho de 2011

0614 SÃO VICENTE DE PAULA

0614 SÃO VICENTE DE PAULA

14 DE JUNHO. S.Vicente de Paula: Suas muitas associações de caridade.

SÃO VICENTE DE PAULA
Vincent de Paul, Saint
(nasceu em 1581, em Ranquines, na França; morreu em 1660, em Paris)

CONSAGRADO SACERDOTE FRANCÊS FUNDADOR DA ORDEM DOS PADRES LAZARISTAS

A Idade Média faz a transição entre a civilização da Grécia e Roma com os tempos modernos. A mudança foi feita com a passagem do politeísmo romano para o monoteísmo católico. O Catolicismo tem uma função importante nessa etapa da evolução social: a regeneração moral dos povos, com a educação dos sentimentos. Esse resultado foi obtido estimulando o altruísmo, que é o sentimento de associação e comprimindo os instintos egoístas, os sentimentos de proveito pessoal.
O Cristianismo é que viria atender à necessidade de regeneração moral dos romanos e à aspiração de um libertador e redentor da nação dos judeus.
LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA
Pela primeira vez na história o poder das opiniões, do ensino e da consagração se torna livre em relação ao poder coercitivo político armado. Nunca ocorreu, em todo mundo, a libertação do Poder Espiritual em relação ao Poder Temporal. Desse modo se completa a instituição política liberal da religião de São Paulo, começada pelo imperador Constantino, continuada por Teodósio. Atinge seu ponto culminante pelo estabelecimento final do poder político liberal do pontífice romano sob a direção de Hildebrando, como papa Gregório VII.
A quarta semana do mês do Catolicismo mostra o seu papel de controlar e estimular a vida moral das massas após a queda do papado e da fé. Com a perda do poder político as igrejas nacionais católicas se subordinam ao poder político de cada país sem romper com o papa. O tipo principal é Bossuet, chefe de semana, tendo sua biografia no domingo último dia da semana. O protestantismo é representado pela mais pura de suas seitas, em que a utilidade social é completamente afastada da ambição mundana.
Notar que em cada semana deste mês figura uma ou duas mulheres ilustres: a mãe de Santo Agostinho; Heloisa, com sua ternura e Beatriz; Santa Tereza d´Avila, a sublime mística espanhola.
Ver em  0521 1  O QUADRO DO MÊS DE S PAULO O CATOLICISMO com todos os grandes tipos humanos do mês.


Vicente nasceu perto dos Pirineus, em Ranquines, agora no departamento de Landes. Na sua infância cuidava do gado de seu pai. Com uma vocação dirigida para a religiosidade, ele estudou num convento dos Cordeliers em Dax. Depois foi para a universidade de Toulouse, onde começou a vida ensinando. Foi ordenado padre em 1600, aos 19 anos de idade.
Em 1605, aos 24 anos, atravessando o golfo de Lion, foi aprisionado por piratas da Tunísia que o venderam e revenderam como escravo. Ele deveu sua liberdade pela grande impressão que fez sobre a esposa de seu dono pelo espetáculo de sua fé cristã, e por meio dela, sobre seu próprio dono, que era um cristão renegado. Eles fugiram juntos para a França, em 1607. Chegando a Avignon, o renegado foi solenemente readmitido à Igreja. O vice-legado do papa que realizou a cerimônia levou Vicente a Roma, onde ficou por um ano. De Roma, Vicente foi reenviado à França pelo embaixador francês, com uma mensagem confidencial para o rei Henrique IV.
Vicente, então com 28 anos, e começou sua longa carreira de caridade, que valeu a seu nome a celebridade e a simpatia. Entre seus principais protetores estavam o conde de Joigny e sua esposa, em casa de quem ele viveu por vários anos, como preceptor dos seus filhos. Ele foi também ajudado e honrado por Richelieu, por Francisco de Sales, pelo rei Luiz XIV e por muitas outras personagens.
Os fatos principais da vida de São Vicente são os trabalhos dedicados à coleta de esmolas para as galés, às fundações de muitas das associações de caridade, tais como as Confrarias de Caridade, a Congregação das Missões, as Irmãs de Caridade e de muitos hospitais de Paris.
As Confrarias de Caridade eram associações de senhoras leigas que faziam visitas, alimentavam e cuidavam da saúde, como enfermeiras, dos doentes pobres. A ajuda em dinheiro dessas senhoras, muitas de família nobre, ajudaram a Vicente fazer a organização das ordens e dos hospitais.
Junto com Santa Luiza de Marillac ele fundou as Irmãs de Caridade de S. Vicente de Paula, uma associação similar às Confrarias de Caridade.
A Congregação das Missões era uma sociedade católica romana de padres e de irmãos, com o propósito de pregar a religião para o povo pobre do interior e, também, para educar os jovens em seminários para a entrada no sacerdócio. Os padres passaram a ser chamados de Lazaristas porque sua sede ficou no antigo priorado de S. Lázaro em Paris.
Nessa atividade e de outras mais desse gênero, Vicente mostrou não somente um ardor raro de amor e de piedade para seus semelhantes e o zelo mais puro pela virtude, em especial uma habilidade particular para obter dos outros ajuda para começar e para completar com alegria o que ele tinha começado.
Vicente tinha em vista, ao mesmo tempo, o bem físico e moral do homem. Em política religiosa da Igreja ele foi conservador. Quando a rainha regente o nomeou presidente de seu conselho de consciência, ele tomou acaloradamente o partido dos Jesuítas contra os hereges Jansenistas, que negavam o livre-arbítrio.
Ele morreu aos 79 anos, em 1660 na casa de São Lázaro em Paris e foi enterrado na igreja com muitas honras fúnebres. Ele é homenageado como fundador da ordem dos Lazaristas e de tantas outras obras e foi mais tarde canonizado.


AMANHÃ: Bourdaloue o rei dos pregadores religiosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário