domingo, 19 de junho de 2011

0618 3 TEODORICO O GRANDE

18 DE JUNHO: Teodorico Magno, a tolerância e a liberdade do poder religioso católico.

TEODORICO MAGNO
Theodoricus, Théodoric, Theodoric the Great, Dietrich, Theoderich der Grosse
(nasceu no ano 454 da nossa era, na Pannonia, Áustria; morreu em 526, em Ravenna, Itália)
CHEFE DOS MAIS NOBRES DO FEUDALISMO ÚLTIMO DOS ROMANOS PRIMEIRO DOS TEUTÕES

Quais foram as grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana?
Duas forças coordenadas caracterizam a história da Idade Média: uma católica ou religiosa e a outra feudal ou cavalheiresca. De sua atuação resultou:
1. Purificar e disciplinar as mais fortes paixões do homem, sobretudo a desumanidade, o orgulho e os apetites sensuais.
2. Teve como conseqüência elevar a condição da mulher.
3. Fez a proteção do fraco, honrar a nobreza do caráter, elevar a natureza humana.
4. Suprimiu a guerra universal e transformou a guerra de conquista em guerra defensiva.
5. Estabeleceu os governos verdadeiramente locais com o acordo do dever recíproco, em vez da submissão a um império centralizado.
6. Suprimiu a escravidão geral na população e fundou o trabalho livre.
Os três primeiros resultados foram principalmente tarefa da Igreja Católica, com a Cavalaria participando na elevação das mulheres.
Os três últimos progressos foram principalmente obra do feudalismo junto com a religião.
Foram nove séculos de avanços, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com um heroísmo e uma dedicação admiráveis.
As duas primeiras semanas estão representadas por militares. Na primeira o tipo principal é o rei Alfredo o Grande, no domingo que encerra a semana.


Teodorico ou Dietrich, filho do rei Teodomiro, nasceu numa família dos reis Ostrogodos, então estabelecidos onde hoje é a Áustria. Muito jovem ficou como hóspede em Constantinopla, onde foi educado pelo Imperador. Voltando ao seu país, herdou o trono Ostrogodo quando tinha 20 anos de idade, em 474. Ele invadiu a Trácia em 488 e, ameaçando Constantinopla, forçou o Imperador Zenon a fazer a paz. No ano seguinte, com o seu povo, cruzou os Alpes e, entrando na Itália, venceu três grandes batalhas contra Odoacre, rei dos Herulas e, sitiando Ravena por três anos, dividiu seu reino com Odoacre.
Com o assassinato de Odoacre, Teodorico, em 493, aos 39 anos de idade, começou um reinado de 33 anos durante os quais a Itália gozou a paz sob o seu governo, que se mostrou tanto sábio como enérgico.
Teodorico fixou sua residência em Ravena, distribuiu um terço da Itália a seus soldados, e, por meio de tratados feitos com todos os povos teutônicos do norte dos Alpes e com uma série de guerras defensivas, mantive a segurança em seu território.
O reino dos Ostrogodos foi o primeiro dos Estados que surgiram entre o império romano e as monarquias feudais. O que Teodorico procurou fazer foi juntar os romanos e os teutões e acabar a era de deslocamento contínuo das suas populações. Os dois povos continuaram distintos pelas suas leis, por seus hábitos e por sua função social. Os mais dotados entre os Romanos ficaram com as atividades civis, ao passo que os Godos eram os protetores militares da Itália.
A agricultura, a indústria, a arte e a ciência começaram a reviver, graças aos tempos de paz e pela segurança que o reino assegurava. Teodorico esteve em Roma como um novo imperador, mas sem tomar o título e sem afastar algum funcionário. Embora em religião fosse da heresia do Arianismo, o rei impôs uma estrita tolerância, enriquecendo e protegendo a Igreja Católica Romana. O conjunto de sua conduta quanto à atividade religiosa foi um modelo do que constitui o dever de um chefe temporal, que respeita estritamente a ação independente de formação da opinião pelo poder espiritual religioso. Oferecendo à religião uma proteção e um apoio convenientes, jamais interferiu nas atribuições da Igreja Católica. É um notável caso singular o fato de que o primeiro dos grandes chefes da Idade Média, sendo um herético, tenha podido servir de modelo a esse respeito para Carlos Magno e para São Luis.
Teodorico fez repetidos apelos a seus soldados para que agissem com decência. Sempre realçou que, no interesse dos Godos, os Romanos não deveriam ser hostilizados, já que, quanto mais eles enriquecessem o Tesouro com impostos, maiores seriam os donativos para os soldados. Ele não perdia a oportunidade de propagar a idéia de  civilitas  (vida civilizada) como uma noção que levava à manutenção da paz e da ordem, da harmonia racial e da proibição da violência e da opressão.
Os últimos anos do reinado de Teodorico foram perturbados por uma conspiração, real ou suposta, quando ocorreu o assassinato do sábio Boécio, o que mais tarde foi muito lamentado pelo rei.
Teodorico o Grande morreu no mês de agosto do ano 526. Foi enterrado num mausoléu imponente que hoje ainda existe em Ravena.


AMANHÃ: A resistência cristã na historia da Espanha – Pelágio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário