domingo, 24 de outubro de 2010

1024 VICO

1024 VICO

24 DE OUTUBRO.
Giambattista Vico: Somente a raça humana venera os idosos e os mortos.

VICO
Giovanni Baptista Vico, Giambattista Vico, João Batista Vico
(nasceu em 1668, em Nápoles, Itália; morreu em 1744, em Nápoles)
FILÓSOFO ITALIANO DA HISTÓRIA PRECURSOR DA SOCIOLOGIA CIENTÍFICA

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana, depois do fim do feudalismo e do fim do poder político do papa e da religião, devido ao conhecimento científico que prepara a nova civilização industrial moderna.
Os pensadores na formação do conhecimento firme, positivo, comprovado, sobre o próprio homem e sobre o mundo e seus princípios gerais.
A criação da RAZÃO EXPERIMENTAL CIENTÍFICA é a maior revolução já feita no saber humano, na filosofia, em todos os tempos. É quando os homens se libertam do poder do homem sobre o homem em nome de poderes míticos misteriosos.

VICO era filho de um livreiro de Nápoles. Foi educado num colégio dirigido pelos jesuítas, mas se tornou livre das crenças religiosas da época por suas próprias leituras. Vico estudou filosofia, lingüística e jurisprudência. Teve tanto sucesso no estudo das leis, que, aos 16 anos ele defendeu seu pai num processo judicial. O bispo de Ischia o colocou como professor orientador particular de seu sobrinho. Pouco tempo depois, ele retornou a Nápoles, onde, em 1697 tornou-se professor de Retórica. Sua grande obra, a Scienza nuova, foi publicada em 1725. Em 1735 foi posto como historiógrafo do rei de Nápoles. Vico morreu em 1744.
A Ciência nova de Vico era de fato a aplicação dos princípios científicos positivos de Francis Bacon aos fenômenos da sociedade humana. Vico se convenceu, com um vigor extraordinário da idéia central de que se pode formar uma História ideal, eterna, representando as leis da evolução da raça humana. Mas só se chegará a esse resultado observando o que existe de uniforme no meio de todas as diversidades de costumes, de línguas e de acontecimentos dos diferentes povos.
O seu grande livro tinha por destino achar essas leis gerais que dirigem o destino das nações. Vico viu claramente que no primeiro estado das nações o desenvolvimento foi inconsciente. O jogo das paixões naturais levava a conseqüências que ninguém esperava.
Foi necessário um grande número de séculos para que a filosofia se formasse. Deve-se procurar os princípios do desenvolvimento na linguagem, nas instituições básicas, na poesia primitiva. Vico encontra uma linguagem mental comum a todas as nações. Há uma tendência universal, entre os homens que ignoram as causas naturais das coisas a lhe atribuir as paixões da própria natureza humana. Da mesma forma como quando se diz que os ímãs “amam” o ferro.
Vico diz ainda que a mais sublime obra da poesia é dar inteligência e sentimento às coisas inanimadas. É o que faz a criança e a humanidade em sua infância. Então, todos os homens foram poetas, dessa maneira.
Essa é a mais clara descrição do FETICHISMO primitivo, que foi a primeira forma dos homens representarem a natureza. A partir dessa base, Vico estabelece uma teoria da evolução histórica.
Ele mostra que idéias iguais ou uniformes surgem entre as nações inteiramente separadas no espaço e no tempo sem algum contato recíproco. Essas idéias devem ter um fundo comum de verdade.
Em todas as nações e tribos encontramos três instituições: a religião, o casamento e os funerais. Vico confirma essas observações com grandes referências à literatura antiga e às suas viagens modernas. As nações, na idade primitiva, são incapazes de pensar por meio de abstrações, de atributos gerais das coisas. Mas elas dão uma vida e uma personalidade às suas idéias e cada qualidade abstrata se mostra num deus ou num herói.
Vico concluiu que cada civilização o governo passa por 3 estados:
1 a era dos deuses, com o rude terror da teocracia, forma a família;
2 a era dos heróis, como em Homero e Roma, cria governos de aristocracias opressoras;
3 a era dos homens, era final de repúblicas e monarquias.
Vico mostrou dessa forma, que, com o estudo sistemático da sociedade humana pode-se descobrir quais são as leis permanentes que dirigem o progresso da humanidade. Ele indica etapas HISTÓRICAS. Na sociologia moderna mais recente, a evolução é mostrada como o progresso no MODO usado para explicar cada idéia, como em matemática, em física ou em psicologia, na vida, na doença ou na morte.
Porque, em cada etapa histórica, cada indivíduo apresenta diferentes maneiras de pensar em cada tema, na mesma época. Em cada etapa na história, não há igualdade no modo de pensar de todos. A lei dos 3 ESTADOS de Augusto Comte NÃO É HISTÓRICA, mas indica como a MENTE HUMANA evolui, em cada assunto, o que tem conseqüências históricas.
Vico indicou claramente que o culto dos mortos é uma característica que só a espécie humana tem, única raça que o realiza entre todos os animais, com exclusividade.
Em outras espécies, como nos cães, há provas de afeição e lembrança. Mas só os homens fazem o culto dos antepassados. Essa é a razão emocional que dá aos humanos a capacidade de formar uma sociedade com progresso permanente. Pelo acúmulo do conhecimento de cada geração devido ao amor e respeito aos mais velhos e ao passado.
O PROGRESSO é verificado se feita REFERÊNCIA ao aperfeiçoamento da SOCIEDADE HUMANA, que permite afirmar com segurança o QUE É e aquilo QUE DEVE ser. A REFERÊNCIA na modernidade se faz ao bem da humanidade. O individuo morre, mas o agrupamento humano continua vivo em aperfeiçoamento contínuo como pode ser verificado pelo resultado final, apesar de oscilações, dos riscos e obstáculos. Aqui está a finalidade da vida, a nova TELEOLOGIA, a nova síntese da vida humana descoberta pela SOCIOLOGIA científica abstrata, racional ou teórica.

AMANHÃ: A arte de escrever a História: a historiografia crítica da Nicolas Freret.


Nenhum comentário:

Postar um comentário