sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1001 PERGOLESI

1001 PERGOLESI

01 DE OUTUBRO. Giovanni Pergolesi: A habilidade no controle de grandes corais e em força instrumental.
Neste dia, no calendário humanista histórico de Augusto Comte, no MÊS DE SHAKESPEARE, do Drama Moderno,
de 10 de SETEMBRO a 07 de OUTUBRO, o grande tipo humano homenageado na semana de MOZART, de 01 a 07 de outubro é:

PERGOLESI
Giovanni Battista Pergolesi
(nasceu em 1710, em Jesi, Itália; morreu em Pozzuoli, Itália)
GENIAL COMPOSITOR ITALIANO

Maiores figuras humanas na faculdade criadora para o melhoramento da vida humana
depois da Idade Média, pelo conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna.
Notar que a arte deixou os palcos das igrejas para se tornar leiga, não apenas religiosa. O fim da Idade Média
 no início dos anos 1400 é marcado com a perda do poder moral e político do papa, da religião e do feudalismo.

PERGOLESI foi um gênio precoce, nascido em Jesi, nos Estados romanos em 1710, da família Draghi, sem grandes posses. Tendo se mudado para Jesi vindo de Pérgola, a família ficou conhecida como os Pergolesi, os que vieram de Pérgola, da província de Marches, na Itália.
Ele estudou no Conservatório dei Poveri em Nápoles em 1726, onde se destacou por sua extraordinária capacidade como violinista. Em 1732 foi indicado como maestro di cappella do príncipe de Stigliano em Nápoles e escreveu uma ópera cômica, Lo frate ‘nnammorato, e uma missa, ambas bem recebidas. Em 1733 sua ópera séria Il prigionier superbo foi produzida, mas foi o intermezzo La Serva Padrona, A Empregada Feita Patroa, posta entre os atos da ópera é que obteve sucesso.
O intermezzo A Serva Patroa ficou famosa. Ela serviu como o tipo da ópera cômica, dita ópera buffa, em toda a Europa. Assim ele assim introduziu o uso de tomar temas de ópera na vida moderna tanto quanto nos tempos heróicos.
Em maio de 1734 Pergolesi foi a Roma para dirigir a execução de sua Missa em Fá. Em 1736 ele deixou Nápoles, indo para o mosteiro Capuchinho em Pozzuoli, perto de Nápoles onde ele acabou seu último trabalho, o celebrado Stabat Mater, até hoje muito executado. É baseado no poema latino “Stabat Mater Dolorosa”, descrevendo o sofrimento da Virgem Maria aos pés da cruz.
Pergolesi morreu em extrema pobreza, sofrendo grandes decepções, além da doença e do trabalho, com apenas 26 anos, em 1736, sendo enterrado na catedral de Pozzuoli.
Logo após sua morte, ele tornou-se alvo de um grande entusiasmo e, durante todo o século 18 sua merecida fama se desenvolveu muito.
A opereta Serva Padrona foi representada em Londres em dois diferentes teatros durante muitos anos. É um exemplo quase único de um sucesso que se conserva até nossos dias. A opereta é um intermezzo muito simples, sendo apresentada com dois personagens e uma orquestra de cordas. Mas é uma peça de uma graça e frescor delicioso. Um crítico disse a respeito que o lustro do gênio de Pergolesi brilha a cada gesto e o conjunto da obra tem o caráter de uma inspiração continuada.
A importância histórica de Pergolesi é grande, por ter ele tido a principal parte na fundação da ópera moderna. O seu Stabat e outras peças religiosas de uma pureza e de uma rara ternura ainda são muito executadas. Sua obra demonstra sua habilidade no controle de grandes corais e da força instrumental nos temas sérios. Também mostra sua criatividade na caracterização dos personagens cômicos.
A morte prematura de Pergolesi numa carreira tão precoce mas curta, deixou de fato uma grande obra, como impressionante sugestão do que ele poderia ter feito se tivesse vivido por mais tempo.
Seu mérito e sua fama são merecidos especialmente pelo extraordinário papel de sua ópera Serva Padrona na história da ópera e pela suavidade tocante de sua música religiosa.


AMANHÃ: O mestre nos procedimentos na ópera, com expressão e sentimento: Sacchini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário