terça-feira, 29 de abril de 2014

0430 C PÉRICLES grande na guerra estadista sagaz honesto e forte na paz

30 DE ABRIL. PÉRICLES: nome de democracia mas com a unidade de comando pesoal

PÉRICLES
Periklēs, "envolto em glória"
(nasceu cerca do ano 495 antes da nossa era; morreu cerca do ano 429)

GENERAL ESTADISTA E ORADOR GREGO CÉLEBRE NO GOVERNO DE ATENAS

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Guerra para a Paz, Cultura e Cooperação

Péricles (495-429 aC) era filho do general Xantipus, vencedor dos persas em Micale, ano 479.
Estudou com o filósofo Anaxágoras e com Damon.
Tornou-se um notável orador por sua eloqüência. Grande patriota, demonstrou muita habilidade, correção e concentrado patriotismo. Tornou-se um grande líder de Atenas por quarenta anos, quando colocou Atenas em seu maior poder e esplendor.
As instituições aristocráticas foram tiradas da política, conseguindo que Atenas ficasse com poder sobre as cidades-estados da Grécia. Os aliados que lutaram contra os persas acabaram governados por Atenas. Instituiu a contribuição de todos, assim estabelecendo o imposto em lugar do serviço na guerra. Com a riqueza obtida por Atenas, fez o embelezamento da cidade e a realização das mais belas obras de arte, entre elas o Partenon.
Dizia Péricles que considerava como um dia de festa quando ele se colocava a serviço de sua pátria, e, então, suas forças pareciam as forças de outra pessoa mais forte.
Um general de grande capacidade, ficou famoso como brilhante orador. Usou seus discursos como uma força maior. Ganhou muita força política por seu comportamento superior, por sua sagacidade e por sua honestidade incorruptível, governando com todo o poder pessoal.
Foi o chefe de fato do povo, porque não se deixava ser governado pela multidão. Embora com o nome de DEMOCRACIA, o povo no governo, o governo de Péricles foi um governo com unidade de comando. O poder ficou apenas com um só homem, só com Péricles, o mais eminente entre o povo de Atenas.
Depois da morte de Péricles, os homens de governo, para agradar o povo, acabaram por sacrificar o bem da população com um regime político com a divisão do poder.
Logo ao começar seu governo, Péricles convidou todos os estados da Grécia para um congresso destinado a formar uma federação. Entre os gregos, foi ele o primeiro a ter essa iniciativa.
A morte de Péricles foi uma perda de grande monta para Atenas e para a Grécia.
O orador, o militar, o estadista Péricles muito representa o conjunto do povo grego, em todas as suas atividades, na cooperação para o progresso da sociedade.
A Grécia mostrou a liberdade de pensar, a liberdade no governo democrático, a liberdade na arte, com uma civilização que venceu a ameaça de retrocesso das invasões de parte da teocracia da Pérsia.
Esse povo faz parte do conjunto de nossos antepassados que devemos conhecer e reconhecer. Muito deve o progresso da sociedade aos trabalhos e às lutas cruéis enfrentadas pelos gregos antigos.


AMANHÃ: A estratégia e a tática de Felipe II da Macedônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário