quinta-feira, 24 de abril de 2014

0425 C ARISTIDES general grego vitorioso na guerra contra a Teocracia da Pérsia.

25 DE ABRIL. ARISTIDES O JUSTO: grande habilidade, patriotismo e probidade

ARISTIDES
Aristeides, Aristides the Just
(nasceu cerca do ano 530 antes da nossa era; morreu cerca do ano 468)

GENERAL GREGO VITORIOSO NAS BATALHAS DE MARATONA, SALAMINA E PLATÉIA

A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Paz, Cultura e Cooperação



NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



Aristides (530-468 aC) recebeu o nome de O JUSTO por sua conduta honesta, o que não era comum naqueles tempos de guerreiros e de guerras sangrentas.
O título de “guerreiro” era então um elogio. Mas hoje, em nossos dias, a guerra tem que ser retirada dos modernos planos de ação. A guerra foi sempre feita para matar e para roubar. Ou para defender as pessoas e seus bens do roubo e da morte que os guerreiros traziam.
O elogio hoje deve ser feito com o título de CONSTRUTOR, para mostrar que a pessoa coopera com a sociedade, seja construindo o pensamento, seja construindo a beleza pela arte seja para o bem-estar da comunidade.
Aristides foi um guerreiro combatendo o perigo que chegava com o ataque dos imensos exércitos da Pérsia contra as cidades da Grécia. A Teocracia da Pérsia, dominada pela casta sacerdotal, foi um adversário da democracia dos gregos e era uma ameaça contra a atividade cultural da Grécia, que começava a descobrir o conhecimento científico. Nas teocracias o saber ficava fechado dentro da casta dos sacerdotes, como um conhecimento divino, só mostrado aos membros dessa sociedade secreta religiosa.
Aristides foi um dos dez generais da batalha de Maratona em 490 antes de Cristo. Foi aliado do general Milcíades, que dirigiu com habilidade a tática de ataque dos gregos. Ao fazer o ataque de surpresa contra os persas, Milcíades conseguiu uma grande vitória mesmo com um número muito menor de soldados.
A tática foi possível por conhecer Milcíades a forma que os persas faziam a guerra. Os persas usavam a cavalaria, com grande capacidade de ataque. Para evitar o confronto direto com a cavalaria da Pérsia, Milciades antecipou a batalha, para enfrentar a infantaria do inimigo, que não teria o apoio da cavalaria.
Os persas chegaram à praia da planície de Maratona em grande número de navios. No desembarque, os persas não podiam oferecer resistência. Milcíades aproveitou esse momento de fraqueza do inimigo para atacar. Assim, a vitória em Maratona foi obtida com poucas perdas pelos gregos e enorme morticínio nas fileiras dos persas. Os persas sobreviventes fugiram em seus navios, tendo os gregos tomado ainda sete dos barcos persas.
Na batalha naval de Salamina, no ano 480 antes da nossa era, os gregos tiveram Temístocles no comando, com importante cooperação de Aristides. Os persas tinham como rei Xerxes I. No ano seguinte Aristides comandou o exercito ateniense na vitória da batalha de Platéia, ano 479.
Em 477 Aristides participou ativamente na decisão de reunir as cidades-estados da Grécia na Confederação de Delos, para preparar a defesa contra os persas. Essa Liga Deliana foi a primeira aliança federada conhecida na historia, realizada entre estados soberanos, durante um longo período de tempo.
Aristides, que foi um líder conservador na Atenas democrática, deu um exemplo de probidade, o que não era comum entre os guerreiros. Mostrou sempre um grande patriotismo e bom senso, morrendo com uma pobreza honesta.
Na evolução da sociedade dos homens, vemos muitos momentos de dedicação extrema de nossos antepassados. De modo natural, as pessoas sempre cooperaram para o progresso continuado do grupo social.
O desenvolvimento da sociedade também teve conflitos, retrocessos. Não foi linear, sem falhas. Mas o resultado final de progresso continuado está registrado nos anais da historia.
Essa é a grande novela da evolução cultural de nossa sociedade, como uma grande família, feliz e unida, hoje cada vez mais perto do ideal de uma sociedade industrial e pacífica.


AMANHÃ: General Cimon na luta contra a Teocracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário