quarta-feira, 9 de abril de 2014

0327 C HERÓFILO o progresso da pesquisa em Biologia

MARÇO 27: Herófilo  identificou o duodeno e a próstata

HERÓFILO
Herophilus
(nasceu cerca do ano 335 antes da nossa era, na Calcedônia, Bitínia, Ásia Menor; morreu cerca do ano 280)

MÉDICO GREGO DE ALEXANDRIA CONHECIDO COMO O PAI DA ANATOMIA

ABSTRAÇÃO
AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares. A filosofia ficou sem maior desenvolvimento.
As leis abstratas são infalíveis. Como Tales disse, quer os deuses queiram, quer os deuses não queiram.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram o estudo abstrato dos fenômenos dos seres, pelo estudo de suas propriedades, dos acontecimentos, das ocorrências.
Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos.
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou experimentalmente que as crianças só conseguem pensar de modo abstrato após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos.
A primeira semana do mês de Arquimedes consagra os sábios que pesquisaram a medicina e os conhecimentos biológicos preliminares que resultaram dessas pesquisas. Ali figuram os nomes dos principais anatomistas da universidade de Alexandria no Egito e daqueles entre os autores árabes que escreveram sobre medicina.
A presidência da semana é de Hipócrates.

Ver o Quadro 0326 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga. O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento biológico na antiguidade.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS



HERÓFILO (335 aC-280) nasceu na Calcedônia, em Bitínia, hoje na Turquia. Ele se estabeleceu em Alexandria no governo do rei do Egito Ptolomeu I Soter e se dedicou ao estudo da anatomia.
Do mesmo modo que Erasistrato, ele está entre os mais antigos que realizaram dissecações públicas de cadáveres humanos. Por essa razão é chamado de Pai da Anatomia, tendo sido o primeiro a justificar suas conclusões sobre as dissecações do corpo humano. Ele estudou o cérebro, reconhecendo-o como o centro do sistema nervoso. Fez a distinção entre os nervos motores e os nervos sensores, diferenciando-os dos tendões e dos vasos sanguíneos. Descreveu com precisão o olho, o cérebro, o fígado e o pâncreas. E também os órgãos genitais de ambos os sexos e as glândulas salivares. Foi o primeiro a reconhecer que as artérias continham sangue e não ar, como o nome sugere.
Herófilo foi um estudante da doutrina médica de Hipócrates, baseada no equilíbrio dos quatro humores ou líquidos do corpo: sangue, fleuma, bile amarela (para a cólera) e bile preta (para a melancolia). Fleuma é o muco respitatório. Ele recomendava o poder curativo das drogas, da dieta e da ginástica. Foi o primeiro a medir a frequencia do pulso, usando um relógio de água.
Estudou muito a anatomia do cérebro e do sistema nervoso. Um dos sinus do cérebro tem o seu nome. A parte do quarto ventrículo chamada por sua aparência de Calamus scriptorius foi identificada por Herófilo.
Ele foi o primeiro a distinguir a parte do intestino chamada de duodeno do resto do órgão, dando-lhe esse nome. Identificou também a próstata.
Tudo que sabemos de Herófilo é tirado das citações feitas por Celso e por Galeno, porque nenhuma de suas obras chegou até nós.
Herófilo escreveu pelo menos nove obras, com um comentário sobre Hipócrates, um manual para parteiras, tratados de anatomia, obras todas perdidas no incêndio da Biblioteca do Museu de Alexandria no ano 272 de nossa era.
A Biblioteca e o Museu de Alexandria formaram o mais famoso centro de estudo da antiguidade. De 300 anos antes da nossa era até o primeiro século de nossa era todos os progressos em biologia foram produzidos pelos médicos de Alexandria. O mais destacado desses homens foi Herófilo.



AMANHÃ: A dissecação do corpo humano com Erasistrato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário