sábado, 26 de abril de 2014

0427 C XENOFONTE brilhante general e filósofo grego primeiro jornalista de guerra

27 DE ABRIL. Xenofonte: Anabasis, a retirada de 10mil guerreiros durou 5 meses

XENOFONTE
Xenophon
(nasceu no ano 431 antes da nossa era, na Ática, Grécia; morreu cerca do ano 350, na Ática)

HISTORIADOR GREGO MILITAR FILÓSOFO E ENSAÍSTA AUTOR DE ANABASIS

A CIVILIZAÇÃO MILITAR
Paz, Cultura e Cooperação



NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS


Xenofonte (431-350 aC) nasceu em Atenas, de família rica. Ele e seus companheiros acompanhavam as aulas de Sócrates, ouvindo o filósofo falar sentados a seus pés. Conservadores, não aceitavam a democracia radical de Atenas, aspirando a um governo conservador de direita. O desgosto com a política democrática aumentou com o processo e condenação à morte de Sócrates.
Xenofonte cresceu durante a guerra entre Atenas e Esparta de 431 a 404. Serviu na cavalaria ateniense de elite.
Em 401 participou de combates dentro da Ásia, contra Artaxerxes II. Com a derrota de seus aliados, comandou a retirada de 10 mil guerreiros, em marcha de 2400 quilômetros, que durou 5 meses em pleno território desconhecido do império persa. O êxito dessa operação foi devido à capacidade militar de Xenofonte. Esse evento consta de sua famosa obra ANABASIS.
O PRIMEIRO JORNALISTA. Xenofonte produziu muitos livros, sendo considerado um historiador do nível de Heródoto e de Tucídides. Seus livros foram traduzidos para várias línguas. Por suas descrições pessoais, pode ser posto como um repórter da época, expressando-se de forma agradável e simples. Na opinião dos críticos da antiguidade ele teve uma forte influência na literatura da língua latina. Ele pode ser tido como o primeiro jornalista por ter registrado suas experiências pessoais em seu próprio ponto de vista e por expressar sua opinião pessoal sobre as personalidades importantes e sobre os temas populares da época.
Como um talentoso ateniense, Xenofonte foi um brilhante soldado, orador, filósofo e historiador. O modo de vida de Esparta estava mais de acordo com sua personalidade do que o espírito democrático de Atenas. Seu estilo tem a característica de forte sinceridade e de bom senso. É um estilo simples, elegante, sem complicação, sendo considerado como um mestre de uma exposição clara. Seu texto ANABASIS é usado como um dos primeiros livros a serem lidos pelos que hoje estudam a língua grega.
Xenofonte pertence àquela relação de nossos antepassados que muito concorreu para o progresso da nossa sociedade. Nascido em meio a guerras, colaborou na defesa da cultura da Grécia, que, por seus pensadores, nos deixaram os primeiros passos do saber científico, da cultura filosófica e da política democrática.
Assim temos o registro de um grande antepassado nosso, feito por uma figura de valor em nossa grande família humana.
Não estamos sós. Temos uma grande família para bem conhecer e para muito venerar.

AMANHÃ: Phocion o estadista ateniense amante da paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário