quarta-feira, 9 de abril de 2014

0326 C QUADRO DO MÊS DE ARQUIMEDES A ciência antiga

MARÇO 26    4º MÊS DO CALENDÁRIO FILOSÓFICO   A ciência antiga

A CIÊNCIA ANTIGA

CIÊNCIA ANTIGA aqui se refere ao conhecimento que foi produzido entre a queda do Império Romano do Ocidente em 476 da nossa era até o início dos anos 1300, quando termina a Idade Média, com a queda do papado. A perda da unanimidade do catolicismo se deu ao mesmo tempo em que a civilização da Idade Média se decompõe gradualmente, o poder político dos senhores feudais acaba e é perdido o efetivo poder universal ou internacional da formação da consciências, das opiniões e costumes pelo papa e pela religião do cristianismo. Então tem início a revolução da modernidade com a alteração desordenada e perigosa nas idéias e nos costumes. Agora em todo o planeta, num mundo cada vez mais globalizado com o saber enciclopédico do ocidente, na ausência de um poder único na formação das opiniões, da informação, do ensino, da diplomacia.
A ciência antiga é a base que permitiu o crescimento do saber na idade moderna.
CIÊNCIA. Usa-se o nome de CIÊNCIA para designar o saber em geral, teórico ou prático. Pode ser sobre as coisas, ou seres, ou sobre as propriedades das coisas, isto é, sobre os fenômenos. A ciência abstrata é o estudo dos FENÔMENOS, descobrindo as leis naturais infalíveis que controlam essas propriedades das coisas, como as leis da reflexão da luz, a lei da atração universal de Newton. O estudo das coisas, dos seres, é chamado de estudo CONCRETO, que pode ser o saber teórico concreto, sobre um ser, um produto, um inseticida, num laboratório, ou na mesa de desenho e de projeto ou num escritório, sobre novo modelo de mesa e cadeira e pode ser um estudo prático, numa obra de construção de um prédio ou de uma máquina numa fábrica.
O conhecimento CONCRETO, das coisas, é muito antigo e mais fácil e simples do que o estudo ABSTRATO. Com a formação de grandes civilizações, o conhecimento prático permitiu fazer a descrição das coisas e fazer o registro desse conhecimento, como os atlas geográficos, os catálogos dos minerais, dos vegetais, dos animais. Essas são as Ciências do saber concreto, ou Ciências aplicadas ou descritivas, que também registram o conhecimento profissional como na Medicina, na Astronáutica, na Engenharia, na Ciência Política, todas cada vez mais realizadas dentro de muitas especialidades.
Com base no saber concreto, mais tarde, descobriram-se, dentro da variação das propriedades, o que ocorria sempre, o que havia de constante no meio da variação dos FENÔMENOS. As leis abstratas constantes infalíveis nos fenômenos então foram pouco a pouco descobertas.
O estudo dos fenômenos é muito geral, porque essas propriedades ocorrem em muitos corpos concretos. A ciência abstrata, portanto, é muito importante para o progresso do conhecimento. As CIÊNCIAS ABSTRATAS, sendo mais GERAIS, têm o aspecto de generalidade que caracteriza os princípios gerais da FILOSOFIA, que são regras que abrangem grande número de acontecimentos.
As abstrações na antiguidade alimentaram a curiosidade dos pensadores, que supunham que as abstrações existissem concretamente num mundo acima do mundo físico, numa dimensão mais poderosa e divina, num plano espiritual intangível, não verificável, porém mais importante. Esse mundo é o plano transcendente, acima, além da natureza, mais alto que o físico, o mundo chamado de metafísico. Mas uma grande discussão ocorreu entre os que diziam serem as abstrações apenas NOMES, os “nominalistas” como Aristóteles e os que pensavam que eram coisas REAIS, os “realistas”, como Platão. No plano transcendente não se pode confirmar e testar as hipóteses e o conhecimento suposto. É o saber metafísico, transcendente.
AS CATEGORIAS DA FILOSOFIA. Aristóteles (384 aC-322 aC), muitos anos antes da nossa era, tinha proposto as 10 Categorias do saber, para explicação das coisas. O filósofo Kant propôs 12 Categorias. Muito se discute ainda hoje sobre as famosas Categorias de Aristóteles.
O estudo das ciências já desenvolvidas na modernidade permitiu que o filósofo francês Auguste Comte (1798-1857) descobrisse quais são os fenômenos estudados no conhecimento humano. Propôs as CATEGORIAS DA MODERNIDADE. Ele descobriu que há poucas CATEGORIAS, apenas sete, 7 CATEGORIAS DE FENÔMENOS.

TODOS OS FENÔMENOS.

Todos os fenômenos conhecidos pelo saber humano são:
1. Fenômenos Matemáticos, de número, forma e movimento:
2. Astronômicos;
3. Físicos: da matéria e energia;
4. Químicos, de composição e decomposição;
5. Biológicos, da vida;
6. Sociais, de agrupamento social;
7. Psicológicos, do comportamento individual.

Nessa relação os fenômenos estão em ordem crescente de complexidade, de complicação, com mais variáveis e em ordem decrescente de número de ocorrência na natureza, sendo de menor generalidade, ocorrendo em menor número de seres. E desde então, nos anos de 1830, não se descobriu fenômeno algum que exista fora dessas categorias.
Os fenômenos parapsicológicos e metafísicos, isto é, sobre-naturais, não são comprovados, nem verificáveis, não são positivos. Mas, como a mitologia, as lendas, fazem parte da história da evolução humana, da filosofia e da arte.
A necessidade do conceito do sobrenatural, isto é, da metafísica, é explicada e compreendida nas ciências teóricas abstratas da Sociologia e na Psicologia.
A sucessão da formação gradual da história das ciências confirma a classificação feita nas 7, SETE Categorias de Augusto Comte da filosofia moderna. As primeiras descobertas das leis científicas ABSTRATAS ocorrem nos fenômenos menos complexos da Matemática e da Astronomia, que também são os mais gerais, os mais encontrados na natureza. A formação das ciências abstratas se faz na ordem mostrada nas 7 Categorias da Modernidade. Nesse mesmo tempo a aplicação do conhecimento abstrato ao saber prático se desenvolve, como na medicina, na agricultura, na arquitetura, na geografia, passando a servir de base aos novos progressos do conhecimento abstrato no futuro.
Os fenômenos que um corpo apresenta podem ser vários. Na Matemática é feito o estudo dos fenômenos de número, forma e movimento. No caso de bolas, se eu conto quantas bolas EXISTEM, eu apenas estou levando em consideração o femômeno número, ou seja, a existência de bolas. O número é o fenômeno mais simples que um corpo pode mostrar. Ele não depende de nenhum outro fenômeno. O fenômeno forma em Geometria depende do número que define o tamanho da bola, pelo tamanho do seu diâmetro. O fenômeno movimento das bolas depende da forma e do número. Portanto, a existência é expressa pelo número, a propriedade mais simples de qualquer ser. O  fenômeno mais simples, matemático, que é dado por um número. É a Categoria mais simples e mais geral, o fenômeno que ocorre em todos os seres, reais ou imaginários.
O Calendário Filosófico mostra como as ciências abstratas evoluíram no lento progresso do conhecimento humano. Um progresso lento, das mais simples para as mais complexas. A evolução é continuada, que mostra resultados finais crescentes, apesar dos desvios, das interrupções e dos retrocessos ocasionais.
Assim passamos a conhecer a evolução da sociedade no aspecto das ciências, um progresso feito com a venerável colaboração da grande família humana, com a mão e a cabeça de nossos antecessores, de nossos avós, de nossos inesquecíveis antepassados.


QUADRO DO MÊS DE ARQUIMEDES
Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana

LUNEDIA=segnda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano  C comum; à direita, anos B bissextos.
As datas da última coluna à direita é data gregoriana no ano comum.
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

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A SEGUIR A BIOGRAFIA RESUMIDA DE ARQUIMEDES.
PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0326 02 C
No BLOG DO CALENDARIO, VENDO NA BUSCA
PELO NOME
CALENDARIO FILOSÓFICO

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ARQUIMEDES
Archimedes
(nasceu no ano 287 antes da nossa era, na Sicília; morreu no ano 212, em Siracusa)

GRANDE GEÔMETRA GREGO MAIOR CIENTISTA DO MUNDO ANTIGO
ARQUIMEDES  o cálculo da área e do volume dos corpos
Arquimedes: a medição e a proporção em geometria abstrata

ARQUIMEDES (287-212 aC) nasceu em Siracusa, na Sicília. Plutarco ao escrever a Vida de Marcellus, diz que Arquimedes teve a grande amizade do rei Hieron de Siracusa.
É importante notar que os gregos estavam pesquisando modelos abstratos dos corpos. Era o estudo da figura ideal de um cilindro, gerado por um retângulo girando em torno de seu eixo. Portanto, o estudo se aplica EM GERAL, a todos os corpos com essa FORMA, o formato cilíndrico. É o estudo ABSTRATO do fenômeno forma, que os corpos ou seres apresentam, aproximadamente, como um tronco de árvore, um eixo de carroça ou de máquina, um tanque de água ou de petróleo.
Arquimedes tratou de um imenso campo de pesquisa em geometria. Estudou a espiral com a determinação de suas tangentes em qualquer ponto da curva e calculou a quadratura, dando a área da curva. Ele pesquisou as diversas figuras geradas por linhas retas e curvas, concentrando-se no estudo do círculo e da esfera. Abordou a determinação da relação entre o perímetro da circunferência do círculo e seu diâmetro, que hoje chamamos pela letra grega  \pi, [lê-se pi] que sabemos ser igual a 3.1416 e fração.
O cálculo do volume de uma esfera foi calculado considerando a esfera como sendo formada por um conjunto de pirâmides que tivessem seus vértices no centro da esfera e suas bases na superfície do sólido. A soma dos volumes de cada pirâmide dará o volume a calcular da esfera.
As investigações de Arquimedes foram ainda muito importantes ao estabelecer a teoria das alavancas, provando pelo cálculo matemático que os pesos colocados nos braços de comprimento diferentes numa alavanca ficavam em equilíbrio quando esses pesos fossem proporcionais ao inverso do comprimento do braço, ou seja, que com o braço maior o peso seria menor, na mesma proporção dos comprimentos. Arquimedes disse a célebre frase “Dê um ponto de apoio e com uma alavanca poderei mover a Terra”. Ele também calculou o centro de gravidade das diferentes figuras geométricas planas.
O princípio de Arquimedes em hidrostática é considerado como um dos maiores monumentos criados pelo gênio científico do grande geômetra.
É importante notar a diferença entre o estudo abstrato e o estudo concreto de um tema. Na Matemática pode-se perceber com clareza essa diferença. O estudo abstrato é geral, aplica-se a TODOS os corpos, por ser uma pesquisa sobre os fenômenos dos seres e não de seres concretos, singulares, específicos.
Nas ciências mais complexas, o estudo abstrato é muito mais difícil. Por exemplo, em Sociologia, é necessário entender que o fenômeno ABSTRATO sociológico não depende da Psicologia, do comportamento de cada indivíduo do grupo. Abstratamente, as influências dos indivíduos se neutralizam mutuamente, permitindo estudar o fenômeno sociológico, de grupo associado, no campo ABSTRATO, com muito mais facilidade. Já que o comportamento social não depende das vontades individuais.
A abstração é que permite descobrir as leis que comandam os FENÔMENOS, em abstrato, simplificando a pesquisa. A incapacidade da inteligência humana em elaborar conhecimento da realidade por meio do estudo concreto mostra o pouco alcance da nossa mente, suposta muito potente em nossa falta de modéstia. O pensar abstrato é um poderoso auxílio à nossa fraca intelectualidade.
A imensa obra de Arquimedes foi logo assimilada pela sociedade de seu tempo. O valor do número \pi, [lê-se pi]  que é a relação entre o perímetro da circunferência dividido pelo seu diâmetro foi por ele estabelecida em  vinte e dois sétimos, ou 22/7 ou 22 dividido por 7=3,142857..., foi adotado durante a Antiguidade e a Idade Média. O nome desse número é o nome da letra P de perímetro no alfabeto grego. Seu valor foi depois corrigido para 3,15926535...
A produção de Arquimedes foi essencial para os trabalhos dos matemáticos dos anos 1600, como René Descartes e Pierre de Fermat, como para toda a formação da matemática moderna.


AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.

ESTA FOI A BIOGRAFIA RESUMIDA.

PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0326 02 C
No BLOG DO CALENDARIO, VENDO NA BUSCA
PELO SEGUINTE NOME:
CALENDARIO FILOSÓFICO

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VEJA A SEGUIR A BIOGRAFIA RESUMIDA DE TEOFRASTO

TEOFRASTO
Theophrastus
(nasceu cerca do ano 370 antes da nossa era, em Eresus, Lesbos;
morreu cerca de 285, em Atenas)

FILÓSOFO ARISTOTÉLICO OBSERVADOR DA NATUREZA DIRETOR DO LICEU EM ATENAS
Teofrasto: importante discípulo de Aristóteles
TEOFRASTO  ciência positiva e não ideias transcendentais platônicas míticas

TEOFRASTO (370-285 aC) nasceu em Eresus na ilha de Lesbos. Essa a ilha que deu origem ao nome de lésbica e lesbianismo. Seu pai o mandou para estudar em Atenas, onde se tornou o mais importante dos discípulos de Aristóteles. Quando o filósofo foi obrigado a se retirar para Chalcis no ano 323, Teofrasto recebeu a chefia da escola aristotélica do Liceu, ficando ainda com a biblioteca do mestre.
Do mesmo modo que muitos outros filósofos, Teofrasto foi acusado de ser inimigo da religião por impiedade, mas se defendeu com sucesso de seus acusadores. Sua escola teve grande número de alunos e quando morreu quase toda a população de Atenas acompanhou seus funerais.
Teofrasto escreveu sobre muitos dos ramos da filosofia e da ciência natural, sobre política, poesia, lógica, física, metafísica, zoologia, botânica, ética, história da cultura. A orientação da sua filosofia foi de fortalecer a unidade de todo o conhecimento e de positivar as noções retirando os elementos transcendentais de Platão da pesquisa filosófica.
Somente três obras chegaram até nós: 1. Seus notáveis Charakteres, que são uma série de 30 pequenas histórias éticas, descrevendo nossas fraquezas e nossos vícios, mostrando os vários tipos de personalidade, o tipo falante, o homem médio, o vanglorioso. 2. Sua Peri phyton historia, Pesquisa sobre as plantas, em nove livros. 3. Suas Peri phyton aition, Condições da vida das plantas, em seis livros.
As duas últimas obras constituem juntas o primeiro tratado científico sobre a botânica. Elas são textos escritos dentro do verdadeiro método de Aristóteles, com base sobre uma cuidadosa observação da natureza, com o objetivo de descobrir a forma típica comum, no meio das variedades individuais.
Ele começa o tratado pelo estudo das analogias entre o desenvolvimento vegetal e animal. Mas encontrou uma dificuldade: as plantas possuem órgãos semelhantes aos dos animais, no meio de suas diversidades? É difícil de afirmar, porque comparando as árvores, as ervas e os cogumelos, não se percebem órgãos que sejam comuns a todos. Ele faz notar, no entanto, que todos possuem a raiz, o tranco, o galho, o broto. Seriam necessários muitos séculos para se chegar a conhecer a nutrição das plantas.
Quanto à reprodução sexual das plantas, ele faz uma vaga distinção, devido à observação popular de haver entre elas plantas masculinas e femininas, conforme tenham ou não semente.
Entre outras obras de Teofrasto está as Physikon doxai, Opiniões dos filósofos naturais, fornecendo as bases para a história da filosofia antiga.
Teofrasto ensinou no Liceu de Aristóteles em Atenas durante 35 anos, num período de grande sucesso da escola, chegando a ter mais de 2000 alunos.


AMANHÃ: Herófilo o pai da anatomia.

ESTA FOI A BIOGRAFIA RESUMIDA.

PARA A VERSÃO MAIS DESENVOLVIDA VER 0326 03 C
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CALENDARIO FILOSÓFICO

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