quarta-feira, 9 de abril de 2014

0404 C TEODÓSIO DE BITÍNIA a geometria esférica e a geografia matemática

04 DE ABRIL. Teodósio de Bitínia: a renovação na astronomia e na geografia

TEODÓSIO DE BITÍNIA
Theodosius de Bithynia
(nasceu cerca do ano 160 antes da nossa era, em Bitínia, na Ásia Menor, hoje Turquia; morreu cerca do ano 100)

ASTRÔNOMO E MATEMÁTICO GREGO DA ASTRONOMIA ESFÉRICA

AS BASES DA CIÊNCIA ABSTRATA INFALÍVEL. INFALÍVEL
Os gregos antigos tiveram grandes filósofos até a obra de Aristóteles. Depois dele, os pensadores passaram ao estudo das ciências particulares.
O que tornou os gregos antigos célebres foi que descobriram as primeiras leis abstratas infalíveis dos fenômenos dos seres, por suas propriedades, seus acontecimentos. Mas só com Tales e aqueles que o sucederam tiveram o mérito de, por meio de sua imaginação, retirar, por abstração, as linhas e os ângulos que se formam nos objetos. Linhas e ângulos são propriedades percebidas pelos sentidos, não são objetos físicos concretos
A função cerebral da abstração é a forma mais complexa da capacidade da inteligência humana. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980) confirmou pela experiência que as crianças só conseguem pensar abstratamente após cerca da idade de sete anos. O mesmo ocorre nos povos primitivos só após evoluírem da Astrolatria para chegar ao conceito abstrato dos deuses do Politeísmo.
Na segunda semana do mês de Arquimedes o desenvolvimento das ciências na Matemática é representado desde Euclides até Diofante. O chefe da semana é Apolônio de Perga, que no último domingo fecha a semana.
Ver o Quadro 0326 C do mês de Arquimedes  Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens representantes da criação dos fundamentos do conhecimento cientifico na antiguidade.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.



TEODÓSIO DE BITÍNIA (160-100 aC) foi um matemático citado por Vitrúvio como inventor de um relógio de sol universal, para uso em qualquer lugar da terra.
Ele deixou três obras, a Geometria Esférica, outra com o nome de as Habitações sobre a geografia astronômica e outra obra, Os Dias e as Noites.
Na primeira, Geometria Esférica, em 3 livros, ele coloca e prova suas proposições importantes: a seção de uma esfera por um plano é um círculo; se o plano toca a esfera num ponto somente, a linha traçada desse ponto até o centro é perpendicular ao plano; cada círculo passando pelo centro é um grande círculo; os círculos secundários, paralelos a um grande círculo e a igual distância são iguais entre eles; os grandes círculos se cortam mutuamente; a distância do polo de um grande círculo a um ponto qualquer de sua circunferência é o lado do quadrado inscrito. Polo é o ponto da esfera determinado pelo encontro com a esfera da reta perpendicular que parta do centro da esfera. Dessa obra 25 manuscritos estão conservados, em tradução para o latim.
No tratado sobre as Habitações ele descreve os diferentes aspectos do céu visíveis em diversos pontos da superfície da superfície da terra de acordo com sua latitude e sua longitude. Essa obra é um tratado de Geografia, com elementos de Geografia Matemática descrevendo as zonas climáticas da terra, lugares que ele chama de “habitações”. Este tratado é o primeiro texto escrito de Geografia Matemática.
O terceiro tratado consta de 2 livros sobre os Os Dias e as Noites é um texto em Astronomia que chegou até nós numa tradução para o latim. É um ensaio com 32 proposições para fixar as variações precisas e para o cálculo da duração do dia e da noite, durante toda a marcha anual do sol através do céu e para determinar o período em que as variações se reproduzirão da mesma maneira; em outros termos, para fixar as relações precisas do dia e do ano. Vitruvius afirma que Teodósio desenvolveu um aparelho para calcular a latitude geográfica de um local.
Teodósio inventou um relógio de sol que poderia ser usado em qualquer parte da terra, por isso chamado de universal. Os relógios de sol eram conhecidos desde 3500 anos antes da nossa era no Egito. E foram aperfeiçoados por outras culturas, como pelos chineses e romanos.
Teodósio estabeleceu uma renovação do estudo da Astronomia e da Geografia e é considerado como um dos precursores do grande progresso que viria acontecer na ciência da Grécia.


AMANHÃ: A aplicação prática da Geometria e Heron.


Nenhum comentário:

Postar um comentário