terça-feira, 15 de outubro de 2013

1016 C PASCAL filósofo da continuidade da vida humana nas gerações sucessivas 1016 C PASCAL filósofo da continuidade da vida humana nas gerações sucessivas

16 DE OUTUBRO. Pascal: a evolução social é exclusividade da espécie humana

PASCAL
Blaise Pascal
(nasceu em 1623, em Clermont-Ferrand, França; morreu em 1662, em Paris, França)

FAMOSO MATEMÁTICO FÍSICO E FILÓSOFO MORALISTA FRANCÊS

O RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA FILOSOFIA MODERNA
A grande revolução do pensamento humano ocorreu com o fim da Idade Média, com a queda do papado, da unanimidade católica e do feudalismo.
O movimento intelectual na Europa do ocidente nos anos 1300, século XIV até os anos 1700, século XVIII, passou a ter duas correntes. Um movimento foi de decomposição e destruição da filosofia monoteísta antiga e o outro movimento foi de composição e preparação da nova filosofia positiva, clara e distinta.
Descartes mostrou que o método de pensar moderno baseia-se numa evidencia verificável, na observação, na experiência. Explicou que não são evidencias aceitáveis a autoridade de líderes e profetas, nem escritos novos ou antigos, por mais veneráveis e respeitáveis que sejam.
Homens como Kepler e Galileu, Descartes e Francis Bacon ao mesmo tempo em que construindo a nova filosofia perturbaram o antigo modo de pensar. A revolta começada por Descartes conduziu finalmente a assaltos ainda mais poderosos , contra as crenças recebidas do que a ação de alterações religiosas feitas pelos reformadores protestantes.
Descartes é o representante mais completo do movimento duplo de composição e decomposição. Começou a grande revolução matemática que permitiu a Newton interpretar o sistema solar. Abriu-se o caminho para a operação destrutiva do século XVIII que afinal levou à Revolução Francesa contra a política antiga de privilégios. Hobbes e Espinosa continuaram o movimento de demolição. A teodicéia de Leibnitz era ainda mais perigosa. Locke renunciou francamente ao conhecimento do absoluto divino. Hume e Diderot demonstraram sua impossibilidade. Kant completou a operação. Eles foram todos tanto construtores como destruidores.
O mês de Descartes da Filosofia Moderna descreve essa importante revolução intelectual, a maior em toda a história da sociedade humana ao estender a razão experimental a todo conhecimento.
A segunda semana representa o desenvolvimento da pesquisa científica dos séculos XVII e XVIII dirigida à natureza individual do homem físico e moral, em grande parte de maneira preparatória e indutiva da Psicologia científica abstrata. Hobbes, Locke, Vauvenargues, Diderot e Cabanis aqui são comemorados. Bacon é o chefe de semana ao colocar a filosofia ao serviço do homem.
Ver em 1008 C  em 08 de outubro o QUADRO DO MÊS DE DESCARTES A FILOSOFIA MODERNA, com os grandes nomes representativos da evolução social do mês

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

BLAISE PASCAL (1623-1662), nascido em Clermont em 1623, era filho de Etienne Pascal, presidente do Tribunal em Auvergne, um homem de grande cultura, matemático. Ele teve grande cuidado na educação de seu filho, que desde cedo mostrou grande tendência científica.
A família foi morar em Paris, onde Pascal encontrou-se com o grande matemático Roberval (1602-1675) e com outros pensadores importantes. Aos 16 anos Pascal escreveu um tratado sobre as Seções Cônicas que chamou a atenção de Descartes. Aos dezoito anos, em 1641, ele inventou uma máquina de calcular, fazendo mais de 50 modelos até que ela ficasse pronta. O seu objetivo era ajudar o pai nos cálculos necessários ao seu trabalho, então no governo da Normandia.
Nos cinco anos seguintes ele se dedicou com energia à pesquisa científica. Em 1647, com 24 anos, publicou um resumo de suas experiências com o vácuo. A exposição completa de suas pesquisas só foi publicada após sua morte.
Em 1648 promoveu experiências com o barômetro de mercúrio de Torricelli no alto e na base das montanhas e na torre de Saint-Jacques, em Paris. Em 1663 publicou um tratado sobre o equilíbrio dos fluidos relacionado com a pressão hidráulica.
Em 1654, sua saúde, precária desde anos atrás, sofreu mais ainda com um acidente de carruagem. O acidente lhe provocou uma crise moral que o afastou da ciência e da filosofia.
Ele foi levado a ter um retiro religioso, que só foi interrompido por sua polêmica com os jesuítas, com o nome de Lettres Provinciales, Cartas da Província, de 1656 e pelo desafio que lançou aos sábios matemáticos sobre a curva da ciclóide, em 1658.
Pascal havia projetado, anos antes, escrever uma obra filosófica sobre o homem e seu destino. Desse escrito restaram apenas fragmentos isolados, mais tarde publicados com o nome de Pensées, Pensamentos.
Os Pensées são até hoje de leitura recomendada, embora, no conjunto, mostre um misticismo doentio e egoísta. Mas revelam um espírito muito competente, que em condições boas de saúde seria capaz ainda de grandes obras.
Em especial deve-se notar o mais destacado dos Pensamentos escritos por Pascal:
“A série inteira de gerações humanas durante o decorrer dos séculos pode ser considerada como se fosse um só homem que vivesse sempre e aprendesse continuamente”.
Essa afirmação contém a grande mensagem humanista da constante evolução da sociedade dos humanos. Exprime o conhecimento da CONTINUIDADE que ocorre na humanidade, não nos animais e somente com os humanos, em que o saber é transmitido através do tempo, de uma geração a outra. Cada indivíduo, em toda a escala social, coopera, com sua parcela, para o progresso constante da humanidade.
E o reconhecimento desse enorme poder sociológico é de grande importância na modernidade, porque é a referência que governa os humanos. Depois do fim da Idade Média, os princípios das causas primeiras e finais foram de novo estudados. Esses princípios antigos foram alterados: antes eles deveriam ser tirados como verdades divinas e eternas da Metafísica antiga, como ditadas pelos deuses. Essa importante referencia agora é dada pela Sociologia, pela ciência abstrata das leis sociais.O humanismo descobriu uma nova referência: a sociedade humana.
A referência para julgamento, que era feita pela lei de Moisés, do deus único, somente para o bem da nação dos judeus, já tinha sido alterada. A nova lei que prevaleceu na Idade Média, a nova referência foi a lei de Paulo de Tarso, de São Paulo, do deus único para todos os povos, para todas as nações.
Na era moderna, após o fim da Idade Média, a lei, a nova referência, passou a ser a LEI DA HUMANIDADE. Ou seja, só é herói quem defende a sociedade. É bandido, criminoso, aquele que prejudica, que ofende a sociedade humana. É a lei do humanismo laico, secular, não sectário. A lei que explica o real sucesso e a felicidade individual na vida.
Os tribunais, hoje, se regulam pela nova lei do humanismo secular. É o humanismo que regula as decisões dos respeitáveis juizes de nossos dias. É o humanismo que dá prêmio e que dá castigo. Que oferece a coerência da mente e da ação, que oferece a saúde e a felicidade.
Devemos pesquisar a filosofia moderna, secular, humanista. Assim poderemos saber e comprovar como se alterou a nossa cultura na modernidade da sociedade industrial, laica e pacífica em que estamos vivendo.

AMANHÃ: : John Locke tornou o saber científico seguro, infalível, útil, positivo, com o empirismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário