sábado, 5 de outubro de 2013

1007 C MOZART a pura melodia e completa harmonia em todos os gêneros musicais

07 DE OUTUBRO. MOZART maior gênio na música sensível, delicada e penetrante

MOZART
Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart
De batismo Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart
(nasceu em 1756, em Salzburg, Áustria; morreu em 1791, em Viena, Áustria)

O MAIOR MÚSICO INSUPERÁVEL BRILHANTE VERSÁTIL COMPOSITOR AUSTRÍACO

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão lembrados os grandes mestres da aliança da música com o teatro. Estão representados de Palestrina até Rossini. Mas a lista não se limita aos compositores de óperas.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

MOZART (1756-1791), o mais maravilhoso de todos os gênios musicais, nasceu numa família de músicos em Salzburgo, em 1756, morrendo antes de completar 36 anos, em 1791, consumido pela excitação e pela atividade sem descanso.
Ele produziu uma quantidade considerável de composições, entre as quais estão obras-primas em todos os departamentos da música vocal e instrumental. Fez, mesmo uma revolução na história da arte musical. E o mais intenso de todos os gênios musicais foi naturalmente o mais precoce.
Johann Wolfgang Amadeus Mozart era filho de um violinista de fama, autor de conhecido manual para violino, Leopold Mozart, a serviço do arcebispo de Salzburgo. O nome Amadeus se traduz para o latim como Theophilus e em alemão como Gotlieb. Ele foi destinado à música desde o berço.
Com a idade de três anos ele começou a tocar e até a compor. Aos cinco anos participou da representação pública de uma ópera e aos 6 anos foi apresentado como um menino prodígio nas cortes dos príncipes alemães. Ao crescer, o jovem continuou seu progresso musical, mostrando sua habilidade sensível, delicada e penetrante.
Dos 7 aos 17 anos o precoce gênio foi colocado numa longa série de viagens pelos países da Europa, acompanhado por seu pai e por sua irmã. Ele se apresentou em público e na corte nas cidades da Alemanha, em Bruxelas, Paris, na Holanda, na Suíça, na Áustria e na Itália. Em Londres ele ficou por um ano e três meses.
Por toda a parte o maravilhoso jovem provocava um entusiasmo extremo. Suas viagens continuaram e chegando aos 20 anos Mozart havia assimilado muito sobre a música de seu tempo em todos os gêneros. Então ele voltou a Salzburgo, sua cidade natal e trabalhou por cinco anos em peças mais longas. Em 1781, aos 35 anos, foi para Viena, onde passou o resto de sua curta vida, salvo por algumas rápidas ausências.
Em 1786 ele produziu a ópera Le nozze di Figaro, Núpcias de Fígaro. Tinha então 30 anos e sua carreira estava em seu mais alto ponto. A ópera foi um sucesso e no ano seguinte foi a vez do Don Giovanni, o seu Don Juan. Mozart dirigiu pessoalmente a representação das duas óperas.
Em 1791 ele compôs sua última ópera, Die Zauberflöte, A flauta mágica, e logo depois recebeu o pedido de um patrocinador influente para compor um Réquiem. A ópera Clemência de Tito, baseada no drama de Metastásio veio em seguida. No fim do ano de 1791 ele sofria com febre reumática inflamatória e mal-estar. Em 5 de dezembro de 1791 ele morreu. Ele foi enterrado no cemitério de São Marcos em Viena. Assim foi que acabou a vida aos 35 anos o maior dos músicos.
Mozart era de pequena estatura, de personalidade agradável, com bonitas mãos, olhos e cabelos bonitos. Apresentava uma simplicidade pessoal e uma natural amabilidade. No entanto seu gênio era dos mais destacados entre os que a história registra.
A contribuição especial de Mozart foi deixar para o mundo obras duráveis e soberbas em cada gênero musical: cantos, sonatas, concertos, sinfonias, missas e óperas. Nas peças instrumentais, criou novas técnicas e abriu novos horizontes. Na composição de canto é reconhecido como superior: nenhum mestre deixou um número igual de impressionantes árias que jamais serão esquecidas. Na sinfonia e nas suas missas não é igualado ou ultrapassado a não ser por Beethoven ou Bach. Mas na ópera ele criou o tipo perfeito.
Mozart não tem rival para os ouvidos dos que amam a melodia pura e preferem uma completa harmonia.



AMANHÃ: O modelo do pensador da modernidade na ciência e na filosofia: René Descartes e Alberto Magno, o saber mais avançado da Europa tanto na teologia como nas ciências naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário