terça-feira, 1 de outubro de 2013

1002 C SACCHINI alta reputação européia na arte com óperas e peças sacras

02 DE OUTUBRO. Sacchini: expressão e sentimento com judiciosa elegância

SACCHINI
Antonio Maria Gasparo Gioacchino Sacchini
(nasceu em 1734, em Pozzuoli, Itália; morreu em 1786, em Paris, França)

FECUNDO E ELEGANTE COMPOSITOR ITALIANO DE ÓPERA

Estética
parte da Filosofia para a idealização, para a emoção

O motor da ação humana é o sentimento
Estética é a teoria da arte, o conjunto dos princípios fundamentais da arte. É apresentada também como a filosofia da arte.
Define-se a arte afirmando que:
arte é a representação idealizada da realidade, dos seres e dos acontecimentos.
O objetivo da arte é cultivar o nosso sentimento, da emoção de perfeição, do belo. Assim como a ciência explica a realidade, a arte embeleza o real para emocionar, estimulando o sentimento social, a compaixão, o altruísmo.
Em ambos os casos, a tarefa de classificação tanto na ciência como na arte se faz começando pelos objetos simples do mundo exterior ao homem. Em seguida se eleva gradualmente aos complicados fatos da vida e da natureza humana, coletiva na sociologia ou individual na psicologia.
O mundo antigo era a muitos respeitos mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução, ao passar de uma civilização medieval para uma civilização científica e industrial. Mas, apesar do clima de revolta, triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente.
Nesta quarta semana estão lembrados os grandes mestres da aliança da música com o teatro. Estão representados de Palestrina até Rossini. Mas a lista não se limita aos compositores de óperas.
Ver em 0910 C   O QUADRO DO MÊS DE SHAKESPEARE, o Drama Moderno, com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

SACCHINI (1734-1786) foi um compositor aplaudido. Nasceu em Pozzuoli, perto de Nápoles, em 1734, filho de um pescador pobre.
O compositor de obras sacras Francesco Durante (1684-1755), ouviu Sacchini cantando nas areias da praia e resolveu fazê-lo estudar no Conservatório di Sant’Onofrio em Nápoles. Niccolò Piccinni (1728-1800) e Durante lhe ensinaram composição e Nicola Fiorenza ensinou violino. Durante, que muito estimava o jovem, previu que ele seria o melhor compositor do século.
O intermezzo Fra Donato foi escrito para o teatro do Conservatório em 1756. A primeira opera séria de Saccini foi produzida em Roma, em 1762 seguida por muitas outras, quase todas fazendo sucesso.
Em 1722 Sacchini transferiu-se para Londres, onde ficou por 10 anos. Durante 20 anos ele percorreu várias cidades da Itália e da Alemanha como compositor, como diretor de teatro e de academias de música.
Em 1782 ele se estabeleceu em Paris, onde sua alta reputação em toda a Europa produziu uma recepção entusiástica. O imperador Joseph II de Roma apresentou-o à rainha Maria Antonieta, que lhe recebeu oferecendo-lhe ajuda.
A inveja, as intrigas e a hostilidade dos seus rivais o acompanharam na França, como ocorreu na Itália e na Inglaterra. As decepções e as preocupações o conduziram a uma morte antecipada. Morreu em Paris em 1786 na idade de 52 anos.
Sacchini deixou mais de 40 óperas e uma grande quantidade de peças religiosas, oratórios, música vocal e sagrada. Sua peça Edipe permaneceu por longo tempo no repertório de todos os teatros da Europa. Na história da arte ele figura como um compositor gracioso, elegante e judicioso.
Sacchini foi uma figura de maior destaque na opera seria no final dos anos 1700, século 18. Ele foi um mestre de fato dos procedimentos na ópera e em especial quando se trata de compor para um tipo de voz especial. Sua obra é cheia de expressão e de um sentimento teatral verdadeiro e puro.


AMANHÃ: Um músico de origem alemã criou a ópera nacional da França: Gluck.


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