sexta-feira, 26 de julho de 2013

0727 C VELÁSQUEZ fortes emoções na pintura de forma e textura luz e sombra

27 DE JULHO. Velásquez: representação fiel em retratos, cenas históricas e paisagens

VELÁSQUEZ
Diego Rodriguez de Silva Velásquez
(nasceu em 1599, em Sevilha, Espanha; morreu em 1660, em Madrid)

ENTRE OS MAIORES ARTISTAS DO MUNDO CHEFE DA ESCOLA ESPANHOLA DE PINTURA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade
A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A segunda semana tem Rafael como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e de escolas artísticas opostas.
Ver em 0716 01 C    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


VELÁSQUES (1599-1660) nasceu em Sevilha, Espanha, de uma boa família. O nome de seu pai era de Silva, e o de sua mãe Velásquez. De acordo com o costume da Espanha, ele tomou os dois nomes, mas ficou conhecido na história da arte pelo nome de sua mãe. Foi o mesmo que ocorreu com Gutenberg.
Até a idade de 23 anos ele trabalhou em Sevilha, onde ele encontrou Cervantes. Em 1622 ele foi para Madrid, onde se introduziu na corte real da Espanha e pintou, no ano seguinte, o retrato do rei Philippe IV.
Em seguida a esse retrato, até sua morte, quase quarenta anos mais tarde, Velásquez foi coberto de favores e de honra pelo rei, ficando seu amigo íntimo e acompanhante. Ele pintou o rei, sua família e os seus nobres em todas as formas e atitudes.
Em 1630 Velásquez foi à Itália, onde recebeu continuada homenagem. O retrato que fez do papa Inocente X foi mostrado em procissão triunfal.
As obrigações do artista como acompanhante do rei faziam com que ele tivesse que seguir Philippe IV nas suas excursões e viagens. Uma febre que contraiu numa dessas viagens, na ocasião do casamento de Luiz XIV, ocasionou sua morte no ano de 1660, com a idade de 61 anos. Ele foi enterrado com grande pompa em Madrid e repousa ao lado de sua mulher, que morreu de tristeza sete dias após sua morte.
A vida de Velásquez passada inteiramente nas cortes dos reis e cercada de condecorações e favores, foi, apesar do luxo, honrosa, pura e generosa. Ele era digno, cortês, magnânimo, como mostra seu zelo de amizade em favor de Murilo, pobre, embora fosse mais popular do que Velásquez.
Ele é um dos maiores mestres da cor, do claro-escuro e de todos os recursos da arte da pintura. Ele teve êxito ao mesmo grau em retratos, paisagens, pintura de animais e em cenas históricas. O estilo naturalístico usado por ele forneceu uma linguagem adequada para a expressão de sua extraordinária força de observação na produção de retratos, tanto do modelo vivo como da natureza morta.
Velásquez desenvolveu a maestria na fidelidade da representação para se tornar o criador de obras-primas impressionantes. A diversidade dos golpes do pincel e as harmonias sutis da cor davam efeitos de forma e de textura, de espaço, de luz e atmosfera. O que pode fazer dele um precursor do impressionismo francês do século 19.
Como pintor de retratos, pela variedade da coloração local, a facilidade de execução, ele não tem quase ninguém igual a ele em qualquer uma das escolas e em qualquer época. Embora sempre nobre, simples e possante em suas concepções, a ele nada faltou do ideal e de êxtase. Não faltou a um grau qualquer a impressão da bravura de seu amigo e contemporâneo Rubens, ou da escola grandiosa de Rafael e de Miguel-Ângelo no que ele tenha estudado, na Itália.
Velásquez continua sendo um dos mais fiéis, dos mais verdadeiros e de mais personalidade dos pintores. É com justiça que ele é colocado como chefe da escola espanhola de pintura. Ele é mundialmente reconhecido como um dos maiores artistas.


AMANHÃ: Fundador da escola flamenga de arte pinta o povo como ele é: Teniers.


Nenhum comentário:

Postar um comentário