quarta-feira, 24 de julho de 2013

0725 C HOLBEIN na pintura sua Madona está entre as maiores obras de arte religiosas

25 DE JULHO: Holbein, bela originalidade mística com alta força emotiva

HOLBEIN
Hans Holbein, o Moço; Hans Holbein the Younger
(nasceu em 1497, em Augsburg, Alemanha; morreu em 1543, em Londres, Inglaterra)

ARTISTA ALEMÃO MESTRE NA ARTE DE RETRATOS, GRAVURA E JOALHERIA

ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pelo fim da servidão da gleba, com a total liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. Criou também a saída das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico aos poucos se afastando da religião, apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de criações artísticas.
A segunda semana tem Rafael como chefe, mostrado no domingo último dia da semana. Consta da relação os grandes representantes da evolução social da arte da forma, que são os pintores, os escultores, os arquitetos. Foram escolhidos os representantes principais da arte das diferentes nações, escolas e técnicas diversas. Não é uma classificação pela ordem crescente de mérito. Reúne os nomes representativos e de escolas artísticas opostas.
Ver em 0716 01 C    O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


Holbein (1497-1543) pertencia a um clã de artistas importantes. O pai de Hans, de nome Hans Holbein, o Velho, e seu tio Sigmund eram famosos na Alemanha por sua pintura no estilo gótico antigo. Um de seus irmãos, Ambrósio, tornou-se também um pintor, mas morreu em 1519 antes da maturidade. Os irmãos Holbein estudaram primeiro com o seu pai em Augsburg. Eles também começaram trabalho independente em 1515 na Basiléia, na Suíça. 
A família Holbein viveu na segunda geração de artistas alemães do século 16. Albert Dürer, Matthias Grünewald e Lucas Cranach nasceram todos entre 1470 e 1480 e estavam produzindo suas obras de maturidade nos anos em que Holbein estava começando sua vida artística. Holbein é um dos mais destacados artistas da Alemanha na sua geração.
HANS HOLBEIN O MOÇO nasceu em Augsburg e logo foi para Bale no Reno, onde ainda se encontram muitas de suas primeiras obras.
Tendo quase 30 anos, em 1526, ele foi para a Inglaterra, munido de cartas de Erasmo dirigidas a sir Thomas Morus. Ele voltou a Bali entre 1528 e 1532, mas se fixou finalmente na Inglaterra onde ele passou os últimos onze anos de sua vida.
Holbein pintou um número imenso de retratos, e nos seus sete últimos anos, foi o pintor da corte de Henrique VIII, contando com todo o apoio do rei. Ele morreu de peste em 1543.
Seus retratos são de fino acabamento, sendo conhecidos como sendo os mais belos e mais fiéis que se conhece. Sua Madona em Darmstadt, que tem uma cópia em Dresden, é uma composição de devoção cristã da família Mayer. A Madona é tida como uma das maiores obras-primas religiosas do mundo.
Holbein foi também um fecundo artista na gravura em madeira. Sua
Dança
dos Mortos é um dos produtos dos mais populares e dos mais característicos da Reforma Protestante. Ele também pintou afrescos e trabalhou em vidro e em metal. Do mesmo modo que seus contemporâneos da Itália, ele deixou poucas obras fora de sua esfera de trabalho.
A raridade de suas obras fora do seu país e a originalidade mística de sua criação são limitações de sua influência na arte. É pela mesma razão que Rafael, com sua vasta influência popular, tem mais presença na história da arte do que Leonardo da Vinci e do que Miguel Ângelo, que são superiores em força mental.
Hoje, Holbein figura, com Albert Dürer de Nuremberg como as maiores personalidades artísticas que a Alemanha já produziu.

AMANHÃ: Grande mestre da pintura clássica na França: Poussin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário