terça-feira, 2 de julho de 2013

0703 C GERBERT papa tratadista da ciência e da filosofia introduziu números arábicos

03 DE JULHO. Gerbert de Aurillac, com o nome de Silvestre II, primeiro papa francês

GERBERT
PAPA SILVESTRE II, Gerbert de Aurillac
(nasceu em 945, Aurillac, Auvergne, França; morreu em 1003, em Roma)

PAPA DE GRANDE HABILIDADE, PRIMEIRO A ESTIMULAR A CULTURA CIENTÍFICA E FILOSÓFICA

As grandes contribuições da Civilização Feudal para o progresso da sociedade humana
A Civilização Feudal realizou a tarefa principal ao estabelecer:
1. A guerra defensiva e não de conquista;
2. A organização local em cada região;
3. Suprimiu a escravidão geral na população, fundou o trabalho livre com a libertação completa do trabalhador resultando na importante organização permanente do sistema econômico do capitalismo.

Neste mês são consagrados os nomes que representam a guerra para a defesa da Europa e que fundaram as instituições locais, trabalhando para organizar cada nova nação européia.
Foram nove séculos de avanços e recuos, desde cerca dos anos 400 até 1300. Com muita confusão, crueldade e crimes; mas também com muito heroísmo e uma dedicação admirável resultando em notável progresso político, econômico, filosófico e moral.
Na terceira semana estão os fundadores da vida nos monastérios. O tipo principal é Inocêncio III, que se colocou entre os mais nobres e enérgicos papas. Sua biografia está no domingo que termina a semana.

Ver em 0618 01 C  O QUADRO DO MÊS CARLOS MAGNO  A CIVILIZAÇÃO FEUDAL  com todos os grandes tipos humanos do mês.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


GERBERT (945-1003) foi o primeiro homem da Igreja de seu tempo e um dos seus maiores papas. Nasceu cerca do ano 940 em Aurillac, no Auvergne, na França.
Foi admitido no convento de Cluniac onde se destacou entre seus monges. O conde Borrell de Barcelona o levou para a Espanha, onde ficou por três anos. Sua sede insaciável de conhecimento o levou a se instruir nas ciências que os árabes haviam introduzido na Espanha, em especial na matemática. Estudou o quadrivium, que incluía a música, aritmética, geometria e astronomia, com o bispo Atto de Vich.
O conde Borrell foi a Roma com o jovem monge. O papa João XII o recomendou como um prodígio ao imperador Otto o Grande. Gerbert tornou-se amigo e secretário de Adalberon, arcebispo de Reims. Em Reims ele abriu uma escola célebre que ensinava tudo que era conhecido na época, como a retórica, lógica, música, geometria, astronomia e os poetas latinos.
Por dez anos, de 978 a 988, Gerbert dirigiu de fato a Igreja na França central como homem de confiança do arcebispo de Reims e como o mais sábio do ocidente. Ele foi o tutor dos imperadores Otto II e Oto III, amigo e suporte de Hugo Capeto, sendo o preceptor de seu filho Roberto o Pio.
Nesses anos a carreira de Gerbert foi de grande atividade, de vitórias e derrotas na cena política. No ano de 991, com cerca de 50 anos, é eleito arcebispo de Reims; mas foi deposto pelo legado do papa no concílio de 996. Ele se retira para a corte de Otto III e se torna arcebispo de Ravena em 998. No ano seguinte, 999, com cerca de 60 anos de idade, é elevado a papa, tomando o nome de Silvestre II.
Por quatro anos ocupou o trono de São Pedro, conduzindo a política eclesiástica com uma habilidade consumada e com a maior energia. Seus atos anteriores tinham um caráter local, francês. Mas em Roma, tratou de sua missão de chefe de uma Igreja universal, como diretor espiritual da Europa. Agiu como o precursor de Hildebrando e de Alexandre III. Sua grande religiosidade e sua moralidade impressionaram profundamente seus contemporâneos, sendo o primeiro sacerdote da Igreja que estimulou, em seu tempo, o respeito pela ciência e pela filosofia do mundo antigo.
Seus feitos extraordinários nos ramos do saber que não eram então conhecidos e seu pendor pela mecânica o fizeram parecer um homem da magia, e deram ocasião para que lendas medievais afirmassem que seu saber viria de suas ligações com o diabo. Foi o que viria acontecer depois, no século 13 com Alberto o Grande e com Roger Bacon, acusados do emprego de magia.
Seus escritos nos mostram Gerbert como um homem de extraordinária energia, de amplo espírito e dotado de força de caráter pouco comum. O papa Silvestre, que é o primeiro papa francês, é o autor real da consagração dada pela Igreja à dinastia de Hugo Capeto em 987. Ele é que tornou a Hungria e também a Polônia em reinos cristãos. Com um século de antecedência a Urbano II, ele pregou a necessidade de uma cruzada.
Gerbert na história continua como a figura mais importante do fim do século 10. Seu prestígio é tão grande, que para alguns, ele seria o inventor do relógio de pêndulo e teria introduzido o uso dos números arábicos na Europa do ocidente. Seus tratados sobre matemática, física e filosofia tiveram grande fama na Idade Média.


AMANHÃ: Heróis da vitoriosa Primeira Cruzada deram graças a seu inspirador: Pedro o Eremita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário