terça-feira, 16 de julho de 2013

0716 01 02 03 C QUADRO DO MÊS DE DANTE EPOPÉIA MODERNA

16 JULHO: A Estética, as artes da linguagem, do sentimento e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da atividade.

MÊS DE DANTE    A EPOPÉIA MODERNA

O Calendário Filosófico consagra dois meses do ano à Estética. O mês de Dante com o nome de Epopéia Moderna coloca também os nomes de representantes da poesia romântica. O outro mês é o de Shakespeare, dedicado ao drama moderno.
A Idade Média promoveu a liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio livre, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil. A civilização moderna, após o fim da civilização medieval, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana. A secularização fez a saída do ensino e das artes de dentro das igrejas e dos conventos para os espaços laicos. As artes se libertaram do controle dos teólogos e de seus sacerdotes, como ocorreu com a Filosofia. Em ambos os casos sem luta, gradualmente, sem conflito.
O domínio das artes de linguagem, da Estética, teve então um grande desenvolvimento, gerando um número maior de grandes artistas do que na antiguidade.
O título aqui usado de Epopéia ou o nome de Poesia abrange todas as formas de arte criadora: a epopéia, a poesia lírica e romântica, os romances em prosa, o idílio, a alegoria, as crônicas, as meditações,, mesmo a pintura e a escultura. Portanto, se aplica a toda e qualquer obra de imaginação.
O mundo antigo era, a muitos respeitos, mais favorável do que a modernidade à produção da grande poesia. A sociedade era mais homogênea e mais harmoniosa em sua constituição, também mais estável e mais regular em seu movimento.
Na modernidade nos encontramos em fase de transição, em tempos de revolução. É a passagem de uma civilização medieval da guerra de defesa para uma civilização pacífica científica e industrial. A diversidade infinita de atividade social, os conflitos e alterações incessantes da vida estimulam a originalidade mental, mas não são favoráveis à perfeição da criação artística.
O resultado se vê na poesia moderna com um elemento crítico destruidor e revolucionário. O que enfraquece inevitavelmente seu desenvolvimento mais elevado e que por vezes a revolta chega a inspirar a criação de sua obra. Mas essa situação de crise gerou a multiplicidade, a audácia, a vitalidade intensa e a universalidade do gênio criador nos tempos modernos. Dante coloca o em seu tribunal o julgamento dos papas, dos imperadores e das Nações; com Rabelais, Cervantes e Swift a revolta se reproduz por meio de uma caricatura profunda da sociedade contemporânea; com Walter Scott glorifica o passado à custa do presente; com Byron e Shellley, honra o futuro à custa do presente e do passado. De fato a arte idealiza a revolta e a anarquia como manifestações mais elevadas da liberdade humana.
Triunfos esplendidos foram conseguidos pelo gênio artístico independente apesar do clima de revolta. É o sinal da potente capacidade da natureza humana de criar e produzir, mesmo em situação de desvantagem, um conjunto glorioso de obras artísticas.
As semanas deste oitavo mês do calendário mostram os representantes de todos os países desde o século XII até o século XIX. Dos quarenta e nove nomes, um terço são autores que escreveram em verso.

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer; É UM
quadro concreto da preparação humana
MÊS DE DANTE
A EPOPÉIA MODERNA
LUNEDIA=segunda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum C; à direita, anos bissextos B.


Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

A SEGUIR:
Biografia de CARLOS MAGNO.
***********


EXCERTO DA BIOGRAFIA DE DANTE :
Excerto é fragmento, trecho.

0716 02 C  DANTE POETA REVOLUCIONÁRIO moderno e perfeito na arte e na filosofia

16 DE JULHO: DANTE  o mais precioso estilo produzido pela linguagem humana

DANTE
Dante Alighieri
(nasceu em 1265, em Florença, Itália; morreu em 1321, em Ravena, Itália)

POETA FILÓSOFO, AUTOR DO REVOLUCIONÁRIO POEMA DA DIVINA COMÉDIA

Estética, as artes da linguagem, da afeição e da expressão.
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da atividade e da inteligência.
A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil.
..........
As semanas deste oitavo mês do calendário mostram os representantes de todos os países desde o século XII até o século XIX. Dos quarenta e nove nomes, um terço são autores que escreveram em verso.
..................


DANTE ALIGHIERI (1265-1321) nasceu em Florença, Itália, de família honrada e antiga. Com a idade de 24 anos ele estava em armas e participou como membro do partido Guelf Branco na batalha sangrenta de Campaldino em que os gibelinos foram vencidos.
Ele logo cedo se dedicou à poesia, ...........
..............
POEMA REVOLUCIONÁRIO. A Divina Comédia é uma obra épica incomparável, considerada a maior glória da arte humana. Dante começou a escrever em latim, mas, depois, resolveu escrever em italiano, tornando o idioma usual, em substituição ao latim, realizou a criação da língua italiana na literatura.  A viagem do inferno até o paraíso mostra uma forma de evolução da personalidade dos tipos humanos, chegando a uma regeneração final. Mas a obra tem um aspecto da revolução moderna, já que o poeta se coloca como juiz dos próprios sacerdotes do catolicismo.
....................
Por toda sua obra, Dante é um expoente do movimento intelectual dos tempos modernos, a ser colocado junto com Descartes como representativo da intelectualidade moderna. Dante é, de fato, um perfeito poeta e filósofo, dotado do mais precioso estilo que a linguagem humana já produziu.

NOTA: O que você viu acima é um trecho da Biogradia 
0716 02 C  DANTE POETA REVOLUCIONÁRIO.
VEJA ESTA BIOGRAFIA COMPLETA NO CALENDÁRIO FILOSÓFICO

***********


EXCERTO DE   0716 03 C    A ARTE DOS TROVADORES DA IDADE MÉDIA:
Excerto é fragmento, trecho.

0716 03 C   OS TROVADORES DA IDADE MÉDIA   inventaram novos versos e poemas

16 DE JULHO: OS TROVADORES: a nova arte secular medieval de cultura e emoção

OS TROVADORES
Les Troubadours, The Troubadours,  The Trouvères, The Trouveurs
(viveram aproximadamente entre 1090 até 1290)

SECULARIZAÇÃO DA NOVA ARTE MUSICAL CRIADA PELOS TROVADORES MEDIEVAIS


ESTÉTICA
as artes da linguagem, da afeição e da expressão
É parte da Filosofia. A emoção é o motor da inteligência e da atividade

A civilização moderna, após o fim da Idade Média, com a queda do papado e do Feudalismo nos anos 1300, criou uma grande variedade na atividade humana, pela liberdade do povo trabalhador, com a indústria e o comércio, com a sistematização do sistema capitalista de liberdade civil.

Ver em 0715 01 B   O QUADRO DO MÊS DANTE, A EPOPÉIA MODERNA, com todos os grandes tipos humanos do mês.


A Idade Média reuniu as condições favoráveis ao desenvolvimento da poesia. A guerra de conquista foi substituída pela guerra de defesa do grande império romano. O nível dos costumes, da moralidade, se elevou com a cavalaria e com o respeito pela mulher.
O romance heróico e as canções de amor eram produto dos TROVADORES, os autores dessa arte. No norte da França o nome desses menestréis foi o de TOUVÈRES. Eles tiveram grande influência sobre a sociedade da época, sendo patrocinados por monarcas como Ricardo I da Inglaterra e como Afonso II de Aragão.
A arte dos trovadores é a maior influência para o desenvolvimento secular da música da Idade Média na modernidade. Corresponde, na arte, à secularização da sociedade, em todos os aspectos, ao sair do feudalismo para entrar na civilização moderna. A secularização mostra a libertação gradual das populações do poder cultural do Catolicismo, feito dentro das igrejas e dos conventos, até então progressista. A arte passa sem rutura, aos poucos, para fora das igrejas, para os palcos e arenas laicas. O mesmo ocorre com a ciência e com a política,
A poesia dos trovadores formou uma das mais brilhantes escolas que existiu, e que conseguiu influenciar toda a poesia lírica que depois se produziu na Europa.

AMANHÃ: Lançamento das bases do humanismo na Renascença: Bocácio.

0716 03 C    A ARTE DOS TROVADORES DA IDADE MÉDIA VEJA ESTA BIOGRAFIA COMPLETA NO CALENDÁRIO FILOSÓFICO

***********

SECULARIZAÇÃO
A secularização é a transformação de uma sociedade pelo abandono de seus tradicionais e profundos valores e importantes instituições religiosas para aceitação e para o uso de outros novos valores e instituições laicas ou seculares, isto é, não religiosas.
A noção de secularização resulta da percepção de que as sociedades se desenvolvem ou progridem pela modernização e racionalização. Com a modernização a religião perde a sua autoridade em todos os aspectos da vida social e de governo.
A direção do ensino e da formação de opinião é feita pela religião. A secularização promove a passagem dessas funções para instituições que em geral não têm a coerência e a capacidade dos sacerdotes.
No caso da Idade Média, na Europa, a partir dos anos 1300, século XIX, o ensino, as artes e a informação deixaram de ter comando único nas mãos do papa e de seus padres, dentro da unidade da fé católica romana. Toda formação de opinião e governo da consciência passaram a ser feitas por especialistas, como professores, jornalistas, literatos, consultores, psicólogos, médicos. É uma era de revolução de hábitos e costumes e de conflitos em que nos achamos. A revolução perturba a paz necessária para a indústria e exacerba o egoísmo em todas as suas formas, destruindo as heranças, a memória do passado e o respeito aos mais velhos e aos antepassados.
Até que uma nova filosofia, uma nova e elevada visão de mundo e de vida se estabeleça.

Notar que
você não será maior
do que sua visão da vida, de sua filosofia.
***********

NOTA: O que você viu acima é um trecho da Biogradia

VEJA A ARTE DOS TROVADORES DA IDADE MÉDIA COMPLETA NO CALENDÁRIO FILOSÓFICO:

***********

AMANHÃ: Lançamento das bases do humanismo na Renascença: Bocácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário