sábado, 1 de dezembro de 2012

1202 01 B QUADRO DO MÊS DE BICHAT CIÊNCIA MODERNA


DEZEMBRO 02. DÉCIMO TERCEIRO MÊS: A Ciência Moderna
De 02 de dezembro a 29 de dezembro

A CIÊNCIA MODERNA

Neste mês é recordado o progresso da ciência após o fim da Idade média, a partir dos anos 1300. Então tem início a maior revolução filosófica da história. A pesquisa da verdade se tornou científica. Tomou conhecimento da forma de criação do mito e de sua utilidade para a vida da sociedade durante milênios. A revolução mental e moral destrói gradualmente a veneração dos antepassados e da antiguidade ao mesmo tempo em que constrói a nova civilização industrial que exige a paz e a fraternidade universal.
A memória dessa evolução moderna é lembrada e reverenciada no Calendário Filosófico. É a educação da inteligência e dos sentimentos por meio de seus grandes tipos humanos.
A ORIGINALIDADE DA CIÊNCIA MODERNA. Verifica-se nos anais da história como se desenvolveu o raciocínio abstrato ou puro pela pesquisa das relações entre dos fenômenos abstratos e não apenas pela simples descrição concreta e catalogação dos objetos ou seres concretos.
A simples, mas trabalhosa descrição é feita na Botânica, na Zoologia, na Geografia. Que formaram a necessária base para o raciocínio abstrato.
Na modernidade foram instituídas e constituídas as ciências por suas leis abstratas constantes especiais. São as ciências modernas: o conjunto das leis abstratas dos fenômenos, constantes e infalíveis.
Cada tipo de fenômeno formou uma ciência. Para a medição da quantidade se estabeleceu o conjunto de leis da Matemática. Para os fenômenos da natureza temos a Física abstrata ou pura, para os fenômenos da vida a Biologia abstrata ou pura.
CIÊNCIAS HUMANAS ABSTRATAS. Destaca-se a original formação da ciência dos fenômenos da sociedade, a Sociologia. A ciência social é o conjunto das leis abstratas dos fenômenos da sociedade.
Destaca-se também a original fundação da mais complexa das ciências, a Psicologia Pura ou Abstrata, como o conjunto das leis dos fenômenos da vida individual.
A originalidade da revolução mental da modernidade é a formação das ciências humanas abstratas. Antes, desde a antiguidade, foram feitas pesquisas concretas, apenas descritivas, dos costumes e dos sentimentos na vida social coletiva e individual. Todas as religiões produziram conselhos e normas práticas de comportamento regulando a vida humana em todos os seus aspectos. A pura descrição concreta dos casos sociais não descobre as leis que regulam a sociedade. Só o conhecimento das leis abstratas permite a previsão científica na vida social e individual, na política e na educação.
A formação das duas ciências mais complexas é a extraordinária fundação das ciências positivas, seguras, infalíveis em abstrato dos fenômenos humanos, as CIÊNCIAS HUMANAS positivas. São positivas por serem verificáveis, reproduzíveis, universais, seguras, infalíveis, mas relativas, condicionadas, não absolutas.
TODOS OS FENÔMENOS DA REALIDADE. A ciência moderna com a instituição das CIÊNCIAS HUMANAS completa o estudo positivo de todos os fenômenos conhecidos pelo homem. Ou seja, a pesquisa feita por longos milênios pelo conjunto da sociedade humana descobriu, identificou e classificou todos os fenômenos verificáveis no mundo. Tanto no mundo da realidade exterior como no mundo interior do homem. Portanto, foi possível completar a visão do mundo completa, a filosofia moderna, positiva, segura.
A identificação de todos os fenômenos da realidade não significa que sabemos tudo em todos os fenômenos. Significa que descobrimos como são relacionados todos os acontecimentos na realidade. E continuamos, sempre, como sociedade humana, a pesquisar o conhecimento das leis que governam esses fenômenos. Porque conhecemos uma pequena parte dessas leis. Sabemos que não sabemos tudo... Sabemos que não sabemos, não sabemos.
A ciência moderna em sua atualização chegou a um sistema de saber seguro, verificável, ou seja, chegou a instituir uma FILOSOFIA MODERNA CIENTÍFICA, uma filosofia positiva.

FILOSOFIA CIENTÍFICA
A Filosofia Moderna se compõe de três partes: a ESTÉTICA, a CIÊNCIA e a TÉCNICA. A CIÊNCIA comporta a CIÊNCIA PURA ou ABSTRATA e a CIÊNCIA APLICADA.
De modo geral não específico, a palavra Ciência é usada para todo e qualquer conhecimento, tanto teórico, abstrato ou puro, tanto como saber aplicado e até mesmo designa as artes e técnicas, como a ciência médica, a ciência da navegação.
IDENTIFICAÇÃO. Entre todas as significações, identificamos CIÊNCIA MODERNA como o conhecimento seguro, positivo, confiável, como o saber que pode ser provado, comprovado, reproduzido. É a ciência positiva verificável. Com essa condição, ficam fora da garantia de fidelidade da Filosofia Moderna as hipóteses fantasiosas, as ciências ocultas, a superstição, a visão transcendente fora da experimentação, o paranormal, os relatos da tradição, por mais antigos e respeitáveis que sejam seus livros e seus autores, divinos ou humanos.
CLASSIFICAÇÃO. Quando temos objetos ou conhecimentos em grande número, para o reconhecimento, registro e ensino, devemos sempre separá-los em gavetas, tipos ou classes. O mesmo se faz com o saber. Todos os filósofos fizeram classificações e critérios para formar a escala de valor de cada tipo de conhecimento.
A TEORIA E A PRÁTICA, O ABSTRATO E O CONCRETO. O conhecimento humano pode ser separado em classes. Uma escala de valor pode ser feita partindo do que é prático, descritivo, aplicado, no estudo dos objetos, isto é, dos seres. A descrição dos seres é o saber concreto, como a Botânica, a Zoologia, a Geografia, a Estatística.. Aumentando a abstração ou teoria se chega a conhecimentos teóricos de máxima abstração, o saber abstrato ou puro, como a teoria na Matemática pura, na Física, na Química.
A abstração permite que estudemos os objetos, as coisas, só por suas propriedades, abstraindo-se o objeto concreto, ou cada coisa em particular. De uma multidão de pessoas pode-se estudar sua quantidade, sua posição numa praça redonda ou quadrada, sua movimentação, se estão em movimento, se exercem alguma força, se estão revoltados contra o governo ou em comemoração festiva. Esses acontecimentos são propriedades ou FENÔMENOS que percebemos dos objetos concretos. Chama-se, por exemplo, NÚMERO CONCRETO o número de coisas que temos, como 3 laranjas, 2 maçãs. Se falamos do número sem pensar e dizer as coisas, estaremos falando do NÚMERO ABSTRATO, como: 2 mais 3, igual a 5. Assim 5 indica apenas a quantidade, sem falar de quais coisas, já que nos ABSTRAÍMOS das coisas, dos objetos concretos. O número 5 como abstração vale para o geral das coisas, permita a generalização, que é a validade geral. Os conceitos abstratos são gerais, permitem a generalização.
A noção de ABSTRAÇÃO é muito importante. Estamos constantemente pensando ora em noções concretas e ora em noções abstratas. Ou seja, em conhecimentos concretos de coisas e conhecimentos abstratos de acontecimentos, de FENÔMENOS. Por exemplo, em Botânica ou em Zoologia, fazemos a descrição das plantas ou dos animais, com sua identificação, seu registro, classificação. Estamos fazendo um estudo das coisas, um estudo concreto, não abstrato, não separado, dos seres. Já em Matemática estudamos o fenômeno QUANTIDADE, ou seja, o quanto existe.
Os homens, através dos séculos, descobriram que a abstração permite conhecimentos gerais, abrangentes, válidos para muitos fins e situações. O abstrato permite descobrir relações válidas, CONSTANTES para muitas coisas, muitos objetos variados, muitas situações variadas. Encontraram a CONSTÂNCIA no meio da grande variedade que existe no mundo. São as LEIS ABSTRATAS. Por exemplo, as mais simples leis estão na Aritmética, do 2+2=4, uma relação constante, para todos os corpos, NUM PLANO ABSTRATO. Nesse plano de raciocínio não há exceções, as leis são permanentes, constantes, infalíveis.
As leis abstratas são, portanto, gerais, permitem a GENERALIDADE. Chegamos, assim, a saber que as noções abstratas levam a noções gerais. A ABSTRAÇÃO permite a GENERALIZAÇÃO. Quanto mais abstratos os conhecimentos, mais simples. Quanto mais concretos, mais especiais, mais complexos são os conhecimentos. Por exemplo, o estudo matemático é o mais abstrato, só levando em conta a quantidade, a forma, o movimento. Não pesquisa no corpo se é pesado, se quente, se sonoro, se é vivo. No estudo da Sociologia e da Psicologia, muitos fenômenos influem, como o número de pessoas, se há fome, se há condições extremas de clima, ou econômicas: a complexidade é enorme.
FENÔMENOS. Colocados em ordem de complicação, TODOS os fenômenos COMPROVADOS ou científicos que existem na realidade são: matemáticos, astronômicos, físicos, químicos, biológicos, sociológicos e psicológicos:
1 Matemáticos: são os fenômenos de quantidade, no Cálculo; de forma, na Geometria; de movimento, na Mecânica teórica;
2 Astronômicos, dos astros;
3 Físicos, da natureza;
4 Químicos, de composição e decomposição;
5 Biológicos, fenômenos da vida;
6 Sociológicos, fenômenos da sociedade;
7 Psicológicos, de comportamento individual.
Nessa escala de complexidade crescente pode-se verificar que cada degrau depende dos mais simples e não depende dos mais complexos, quando estudados em abstrato. Essa escala tem generalidade decrescente. Ou seja, em matemática todos os corpos podem ser contados; os corpos vivos são mais raros do que os inertes; os fenômenos da psicologia só podem ser observados nos animais e no animal homem.
O resultado é uma relação de apenas sete ciências ABSTRATAS, de leis dos fenômenos. Na grande expansão das especialidades científicas teóricas e aplicadas, junto com o espantoso progresso das técnicas, podemos testar se fenômenos comprovados cabem na relação conhecida, mostrada pela primeira vez pelo filósofo Augusto Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, de 1842, há mais de 150 anos atrás.
As recentes descobertas da energia nuclear, do transistor e do circuito integrado, do processador eletrônico, das viagens interplanetárias, todas incluem fenômenos que estão colocados dentro da classificação das sete ciências. Mas as ciências ocultas, as teorias religiosas, as ciências dos espíritos sobrenaturais, não estão lá, a não ser na sua importante participação em todas as civilizações do passado, em Sociologia, nos registros dos anuários da História.
As ciências ABSTRATAS formam o núcleo, o resumo ou essência do conhecimento. Nos manuais de Engenharia, em todos os idiomas, antes dos dados particulares de cada especialização, são colocadas as LEIS ABSTRATAS da matemática e da física, aplicadas na técnica. Por exemplo, para projetar uma alavanca, basta consultar as leis abstratas da mecânica para calcular o comprimento dos braços da peça. Para projetar a asa de um avião, consultam-se as leis abstratas da mecânica dos fluidos, para obter a previsão de como ocorrerá a sustentação da aeronave durante o vôo.
A série enciclopédica das sete ciências ABSTRATAS é o conhecimento básico necessário para todas as profissões. Constituem a concentração do conhecimento MÍNIMO para as aplicações nas especializações. O que é feito desde as mais simples técnicas matemáticas até a solução dos mais complexos problemas sociológicos aplicados, na Ciência Política e nas crises de conduta pessoal em Psicologia Aplicada. O estudo do saber ABSTRATO reduz os custos e os prazos do ensino, evitando a aprendizagem das aplicações nas especialidades durante o estudo das teorias básicas necessárias, no âmbito do raciocínio da ABSTRAÇÃO. A especialização será feita depois, sobre essa base abstrata, segura, positiva, comprovada.
No Calendário Histórico é mostrada a evolução das ciências desde a Astronomia dos antigos, de Copérnico até a Psicologia de François Broussais e de Franz Gall até a Sociologia e a Psicologia de Augusto Comte em nossos dias.

 

Calendário FILOSÓFICO
 para um ano qualquer QUE É
quadro concreto DOS GRANDES HOMENS Na preparação humana

MÊS DE BICHAT     A CIÊNCIA MODERNA
Décimo terceiro e último mês do Calendário Histórico Filosófico.

LUNEDIA=segunda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Última coluna é a correspondência com o calendário júlio=gregoriano em uso.
Os nomes à esquerda são os tipos humanos nos anos comuns C; à direita os tipos adjuntos,
para os anos bissextos B.
A data para os tipos adjuntos nos  anos bissextos é o dia anterior a partir 1º de março.
Por exemplo,  neste mês o adjunto Tycho Brahe será no dia 3 dez menos 1=2 dez. Halley será dia 3 dez.

Segunda feira=Lunedia;  Terça=Martedia;  Quarta=Mercuridia; Qinta=Jovedia; Sexta=Venerdia
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, num lunedia,
terminando num domingo com o chefe do mês

DIAS FERIADOS FORA DA CONTAGEM NORMAL DA SEMANA
O Calendário com 13 meses cada um tendo 28 dias somam 364 dias. Falta então um dia para completar os 365 dias do ano comum. E falta mais um dia nos anos bissextos que possuem 366 dias.
.Um dia para completar o total do 365 dias é colocado fora da contagem nas semanas, nos anos comuns como
o dia complementar, feriado da  – Comemoração Universal dos Antepassados
e
nos anos bissextos é colocado o feriado do dia da – Festa geral das Santas Mulheres


Nenhum comentário:

Postar um comentário