terça-feira, 4 de dezembro de 2012

1205 B JEAN BERNOULLI inventor da integração por partes no cálculo infinitesimal


05 DE DEZEMBRO. JEAN BERNOULLI resolveu a determinação da curva catenária

JOHANN BERNOULLI
Jean Bernoulli, John Bernoulli
(nasceu em 1667, em Basel, Suíça; morreu em 1748 em Basel)

BRILHANTE MATEMÁTICO SUIÇO DA FAMOSA FAMÍLIA BERNOULLI DE CIENTISTAS

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta semana mostram-se os fundadores da Astronomia e da Física, compreendendo a Mecânica, a Acústica, a Eletricidade. Aqui estão os fundadores da Astronomia Moderna, Copérnico, Kepler e Tycho-Brahe. Está Huyghens que, depois de Galileu, e o principal fundador da Mecânica Celeste. Bradley calculou a velocidade da luz; Volta com a descoberta da eletricidade dinâmica.
A semana é presidida por Galileu.
Ver em 1203 01 C de dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.

JEAN BERNOULLI (1667-1748) foi um divulgador do cálculo infinitesimal na Europa, num trabalho conjunto com seu irmão Jakob ou Jacques Bernoulli. Dedicando-se à matemática, deixou a medicina para se dedicar à ciência. Em 1705, com 38 anos de idade, sucedeu como professor de matemática em Basel por ocasião da morte de seu irmão Jakob Bernoulli.
Foi o inventor do método de integração por partes no cálculo infinitesimal. Foi também o primeiro a exprimir de forma clara o princípio das velocidades virtuais. Investigou o cálculo matemático da época, fazendo sua aplicação à medição de curvas, a equações diferenciais e a problemas mecânicos.
Em 1695 propôs um fecundo problema, chamado da curva “Brakistochrone”. Esse nome vem do grego “brachistos” o mais curto e “chronos”, tempo. Consistia em achar a curva de maior velocidade de descida entre dois pontos por um corpo que começa com velocidade zero e chega até o segundo ponto sob a ação de constante gravidade sem atrito.
Jean em 1691 resolveu o problema de determinação da catenária apresentado por seu irmão Jakob Bernoulli. A catenária é a curva formada por um cabo flexível suspenso entre dois pontos, sob a ação da gravidade.

AMANHÃ: ROEMER determinação da velocidade da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário