sábado, 8 de dezembro de 2012

1209 B HARRIOT mapas lunares detalhados e observações do sol e dos planetas


09 DE DEZEMBRO HARRIOTT tantas raízes da equação e a maior potencia da incógnita

HARRIOTT
Thomas Harriot
(nasceu em 1560, em Oxford, Inglaterra; morreu em 1621, em Londres)

ASTRÔNOMO E PESQUISADOR CIENTISTA EM METEOROLOGIA, BALÍSTICA E NAVEGAÇÃO

FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA. Filosofia da História é a visão geral que os anais registram dos acontecimentos na sociedade. É verificar quais tendências resultaram das ações registradas em cada era. É a pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos registros históricos. Observações específicas completam o conhecimento de Filosofia geral, na arte, na ciência, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros dos anais históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não o foram nas simples descrições concretas dos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres. Verificáveis, Imutáveis.
Nesta segunda semana mostra-se principalmente a complementação da Mecânica Celeste pelo cálculo infinitesimal. Aqui encontramos Viète, Fermat e Wallis que prepararam esse cálculo; Clairaut, Euler, d’Alembert e Fourier que o aplicaram aos problemas da física; Lagrange que o assimilou ao cálculo ordinário. Newton mesmo falou, aliás, de Descartes e de Leibnitz, cuja iniciativa matemática se igualou à sua.
Newton, cujo gênio matemático transformou a vaga hipótese da gravitação planetária numa certeza científica, tem aqui o lugar principal de chefe de semana.
Ver em 1202 01 B de dezembro 02, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


THOMAS HARRIOTT (1560-1621) estabeleceu na evolução da história da Matemática a ligação entre os trabalhos de Viète e de Descartes.
Viète é que colocou a Álgebra como o cálculo das relações ao passo que a Aritmética era o cálculo das quantidades. Ou seja, ao somar 2+3=? Procura-se qual a quantidade é o resultado. Em Álgebra a questão é saber que operações nos leva ao resultado desejado: 5=2*?, ou seja, que operação devo empregar para obter o número 5.  Numa fase mais adiantada, Descartes descobriu como representar as curvas por meio das equações algébricas.
Harriot foi um pesquisador científico assíduo e firme dedicado a várias atividades, como na meteorologia, balística, ótica e navegação, com o emprego da matemática pura e aplicada.
Fez observações astronômicas com a nova invenção do telescópio. Em 1610 começou uma série de observações “sobre os novos planetas descobertos por Galileu ao redor de Júpiter”. Elaborou mapas detalhados da Lua, observou as luas de Júpiter, as manchas solares e os planetas. Tornou-se conhecido como astrônomo ao ponto de Johannes Kepler manter uma longa correspondência com ele.
Em sua obra Artis analyticae Praxis ad Aequationes Algebraicas Resolvendas, Aplicação da Arte Analítica na Solução de Equações Algébricas, publicada em 1631 após sua morte, afirma ter em vista apenas reproduzir a obra de Viète com uma notação melhorada. Continha importantes contribuições. Deve-se a Harriot a descoberta de que uma equação tem tantas raízes quantas unidades há na maior potência da incógnita.
Harriot por toda a vida foi um pesquisador constante e fecundo, até que morreu de câncer, em 1621, em Londres.

AMANHÃ: FERMAT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário